Você está aqui: Página Inicial / Blog / Estratégias de Engajamento: como garantir o comprometimento dos seus usuários?

Estratégias de Engajamento: como garantir o comprometimento dos seus usuários?

Veja dicas para aumentar o engajamento da sua comunidade de usuários durante a temporada do Hacker Rangers.

Para uma gamificação eficiente, os princípios básicos para conseguir um bom engajamento dos usuários no jogo são a comunicação e divulgação intensa e contínua do projeto, além de dedicação da gestão e reconhecimentos atrativos. A seguir, listamos algumas estratégias para conseguir engajar os seus usuários durante a temporada de jogo do Hacker Rangers

Promova o jogo todas as semanas

Isso pode ser feito através do compartilhamento de alguns dos posters que temos disponíveis na plataforma, ou mesmo pela divulgação do ranking semanal todas às segundas-feiras, com fotografias dos vencedores (o que também conta como um tipo de reconhecimento). Se possível, faça a divulgação por e-mail ou mesmo em comunicadores de mensagens instantâneas.

Reavalie suas possibilidades de reconhecimento

Mesmo que o seu jogo ou parte dele seja obrigatório, dar aos jogadores a perspectiva de ser reconhecido pelo seu desempenho é um diferencial. Uma boa dica é realmente perguntar aos usuários o que eles valorizam como reconhecimento de desempenho e avaliar se são ideias adequadas para as políticas da empresa.

Reconhecimento a curto prazo é o ideal!

Se você tiver que escolher entre fazer um super reconhecimento ao final da temporada ou fazer pequenos reconhecimentos toda semana durante toda a temporada, prefira a segunda opção. Quando os usuários percebem que têm várias oportunidades de serem reconhecidos pelos seus esforços durante o jogo, ao invés de uma única oportunidade no final, eles se sentem mais motivados a tentar e a tendência é que não desanimem ao longo da temporada. 

Tente desafios rápidos com as ciberatitudes

A ciberatitude é uma ferramenta muito versátil, que podemos configurar para utilizar de diferentes maneiras. Uma dessas formas é colocar um desafio rápido e utilizar a ciberatitude como meio para o usuário provar que completou o desafio. Esta é uma maneira rápida para os usuários aumentarem os seus pontos e também uma oportunidade para a plataforma ser explorada por eles.

Exemplo: Prove que ativou a autenticação de dois fatores no WhatsApp. Envie provas sobre a "Autenticação de dois fatores no WhatsApp" via ciberatitude até às 18 horas e ganhe 30 pontos!

Use o jogo de tabuleiro Hacker Rangers

Você pode deixar o jogo de tabuleiro disponível na área de descontração ou café de sua empresa e utilizá-lo para fazer o onboarding dos seus colaboradores. Caso um colaborador jogue com os colegas, ele já ganha 10 pontos; se vencer a partida, ganha mais 50 pontos. Além disso, ele também pode enviar uma foto via ciberatitude como evidência: basta tirar uma foto segurando a carta dos Rangers.
tabuleiro_hr

Experimente a ciberatitude "convide um amigo"

Outra forma de usar a ciberatitude é usar o tipo "convide um amigo". Você pode ativar esta ciberatitude durante algum tempo e pedir aos jogadores que indiquem o e-mail do amigo que convidaram. No final do tempo estipulado, pode-se gerar um relatório com todos os novos usuários e dar os pontos desejados para os jogadores que indicaram os novatos.

Crie uma medalha

Você pode usar algum canal ou evento externo que os jogadores precisam tomar alguma ação, e novamente, através da ciberatitude eles podem enviar evidência para que ele ganhe a medalha. E para ser mais legal ainda, o usuário poderia usar esta medalha no e-mail, para exibir sua conquista!

Use as patentes

Escolha um dos requisitos de uma patente, como a White Hat, e peça para que os usuários enviem a prova de seu cumprimento via ciberatitude para ganhar pontos extras.

Exemplo: Envie a evidência da sua conquista de 25 medalhas e ganhe 20 pontos!

Busque a ajuda dos líderes de equipe

Os líderes de equipe são um bom meio de ligação com os usuários. Você pode gerar um relatório semanal ou mensal para ver que usuários não estão ativos no jogo, enviá-lo a cada líder e pedir-lhes que falem com os usuários e os façam lembrar da importância do jogo e, claro, dos prêmios também.

Há algum evento empresarial de grande escala chegando? Promova o jogo!

Durante a quarentena, muitas empresas promoveram lives com seus líderes ou mesmo com convidados externos. Se possível, utilize estes eventos para promover o jogo. Pode ser partilhando um banner sobre o jogo durante alguns segundos ou mesmo pedindo a um dos oradores para lembrar os usuários sobre o jogo.

Divulgue os resultados de phishing

Se estiver pensando fazer uma campanha de simulação de phishing, pode ser uma boa ideia divulgar quantos colaboradores caíram no golpe, sem compartilhar nomes específicos. Isto pode funcionar como um bom 'susto' para os usuários e levá-los a voltar à plataforma e aprender a reconhecer este tipo de e-mail.


Equipe Hacker Rangers