Você está aqui: Página Inicial / Blog / Divulgação do HR: Monte sua estratégia para a próxima temporada do Hacker Rangers

Divulgação do HR: Monte sua estratégia para a próxima temporada do Hacker Rangers

Entenda o papel da divulgação na eficácia do programa de conscientização e veja sugestões para montar a sua.

Para uma temporada de Hacker Rangers com muito engajamento e interação entre os usuários, o elemento essencial é a divulgação do jogo. A divulgação deve ser feita antes do início do jogo, durante e no final. Por isso, preparamos algumas dicas para te ajudar a montar sua própria estratégia de divulgação do jogo:

Antes do jogo:

Avise que um novo jogo corporativo está por vir

Um bom começo de divulgação é explicar aos usuários que em breve eles poderão participar de um novo jogo. Nesse primeiro momento, você pode fazer um pouco de “suspense”, sem divulgar a data ou muitas condições do jogo. Um banner estilizado ou uma simples postagem nos comunicadores internos são suficientes para cumprir esta etapa!

Divulgue a data de estreia e quais serão os reconhecimentos

Alguns dias após avisar sobre o jogo, é um bom momento para dizer qual é o dia de início do jogo e quais serão as recompensas para os jogadores. Mais uma vez, você pode fazer isso através de um banner ou mesmo com um post nos comunicadores. Se sua empresa tiver um espaço físico, pode valer a pena deixar avisos impressos sobre o jogo! 

Divulgue o regulamento do jogo

Você já sabe que recomendamos habilitar o regulamento na plataforma por meio de um quiz, para motivar a leitura deste documento. Porém, a divulgação prévia do regulamento pode ser um bom adicional à sua estratégia, pois aumentará a expectativa dos usuários sobre o jogo, além de ser mais uma garantia de que as regras do jogo ficaram bastante claras.

No dia de estreia, divulgue novamente!

Por mais que você já tenha avisado anteriormente sobre a data do jogo, nem todos os usuários terão anotado na agenda. Por isso, é muito importante que no primeiro dia de jogo você lembre a todos que a competição já está valendo!

Durante o jogo:

Divulgue os 3, 5 ou 10 primeiros colocados da semana e do mês

Divulgar o ranking semanal e mensal é essencial para motivar os usuários, e funciona tanto como um lembrete de que o jogo está rolando quanto como um reconhecimento dos usuários com maior desempenho. Você pode criar um banner personalizado com os primeiros colocados ou simplesmente divulgadar a imagem do ranking que você recebe semanalmente! Um bom dia para se fazer a divulgação semanal é às segundas-feiras, pois o ranking sempre será fechado no domingo anterior.

Compartilhe com todos os momentos de reconhecimento

Concedeu uma vaga de estacionamento temporária para o ganhador da semana? Fotografe! Enviou um cupom de delivery para o segundo lugar do mês? Compartilhe! Mostre para toda a comunidade como os usuários estão sendo reconhecidos, todo mundo vai querer ter sua vez!

Crie expectativa sobre o conteúdo da semana seguinte

Uma boa ideia é antecipar os usuários sobre o conteúdo que será liberado na semana seguinte. Então, toda sexta-feira, vou pode criar um post com os temas ou títulos dos cursos e quizzes que serão disponibilizados na semana seguinte. Além de avisar os usuários que o jogo ainda está rolando, é uma instigação para os mais curiosos pesquisarem sobre os temas antes mesmo de cursarem os próximos materiais!

Relembre quais são os reconhecimentos para os destaques

Se você deixar apenas no regulamento o plano de reconhecimento dos melhores colocados, pode ser que os usuários se esqueçam ao longo da temporada. Por isso, pelo menos uma vez durante a temporada faça um banner ou um post dedicado a relembrar a comunidade sobre os reconhecimentos do jogo. 

Compatilhe os depoimentos!

Os usuários podem saber a sua opinião, de gestor, sobre o jogo. Mas pode ser que eles estejam ainda mais interessados em saber a opinião dos colegas deles. Por isso, pode ser muito produtivo compartilhar feedbacks e depoimentos sobre a experiência com o jogo. Você pode coletar esses depoimentos de pessoas específicas, por meio de texto, áudio ou até vídeo, ou simplesmente garimpar as ciberatitudes do tipo “Dar uma dica/sugestão/elogio”.

Ao final do jogo:

Faça uma contagem regressiva

Uma boa estratégia para relembrar os usuários sobre o jogo é fazer uma contagem regressiva para o último dia de jogo. Pode ser com uma postagem por dia na última semana de jogo, ou algo mais criativo, como uma breve live mostrando a mudança de pontuação nos minutos finais de jogo.

Compartilhe o famoso “Game Over”

Ao final do jogo, compartilhe um banner ou um post indicando que o jogo foi encerrado e que as pontuações já estão sendo contabilizadas. 

Compartilhe o ranking geral/final

Compartilhe o último ranking do jogo com os usuários, por meio de um banner ou com o ranking que você recebe por e-mail. Use a sua criatividade para tornar este momento bastante festivo e de fato celebrar o bom desempenho dos seus colaboradores. 

Divulgue o momento do reconhecimento final

Após o encerramento do jogo, chegará o momento de conceder os reconhecimentos aos destaques da temporada. Registre este momento e divulgue para toda a comunidade, mostrando que o jogo também é uma forma de valorização dos seus colaboradores. Você pode até montar um cenário com um pódio, fazer um banner divertido com a foto de cada um, deixe a criatividade fluir!

 

Equipe Hacker Rangers