Você está aqui: Página Inicial / Blog / WhatsApp: como usar o mensageiro de forma segura

WhatsApp: como usar o mensageiro de forma segura

Nos dias atuais, é quase impossível encontrar alguém que não utilize o aplicativo para se comunicar com familiares, bater papo com amigos e até mesmo tratar de assuntos profissionais; é crucial, porém, adotar algumas medidas para se proteger.

Ninguém pode discutir contra as estatísticas: o WhatsApp é o aplicativo de mensagens instantâneas mais usado ao redor do mundo. De acordo com análises da Statista, o serviço fechou o mês de abril com aproximadamente 2,44 bilhões de usuários ativos.

Razões para tal popularidade não faltam. Ele foi o primeiro app do tipo a ser amplamente disponibilizado para dispositivos móveis. É fácil de usar, possui uma interface amigável e recursos bem divertidos. É provável que você também o utilize, seja para conversar com familiares, amigos ou até mesmo colegas de trabalho. Com o recente nascimento do WhatsApp Business, geralmente usado por empresas que querem usar a plataforma como ferramenta de atendimento ao cliente, a fama do aplicativo só aumentou ainda mais.

Contudo, você sabe como usar o WhatsApp com segurança? Embora muitos internautas ignorem tal fato, a verdade é que a plataforma possui muitas funcionalidades que podem ser usadas para adicionar camadas adicionais de proteção à sua conta, impedindo o roubo do seu perfil e aumentando o seu grau de privacidade. São configurações simples, mas que fazem toda a diferença no cotidiano de quem está preocupado em se manter seguro no ambiente digital. Separamos algumas dicas cruciais para você!

Recursos nativos do WhatsApp

Como citamos, embora sejam ignoradas por muitos, o WhatsApp possui sim várias funcionalidades que lhe permitem desfrutar do aplicativo com maior segurança. Segue a lista de algumas medidas que você pode adotar para tal:

  • Autenticação de dois fatores (2FA): praticamente obrigatório. Ao ativar esse recurso, você precisará informar um PIN caso instale o WhatsApp em outro dispositivo. Isso dificulta o roubo da sua conta. Caso se esqueça do PIN, é possível recuperá-lo através de um e-mail de confiança.

  • Bloqueio de tela: hoje em dia, quase todos os smartphones possuem um sensor de impressões digitais. O WhatsApp permite que você utilize tal reconhecimento biométrico para abrir o aplicativo. Isso impede que pessoas não autorizadas bisbilhotem suas mensagens, mesmo caso se apossem de seu celular desbloqueado.

  • Mensagens temporárias: esse é um recurso que pode ser ativado como padrão (para toda nova conversa) ou sob demanda (sendo ativado para um chat em específico). Com as mensagens temporárias, o histórico do bate-papo é automaticamente excluído para ambas as partes no tempo determinado por você — 90 dias, 7 dias ou 24 horas.

  • Privacidade: não quer que seus contatos vejam o último horário no qual você esteve online? Quer que apenas seus amigos vejam sua foto de perfil? Não quer ser adicionado em grupos aleatórios? Quer esconder seus status para alguns contatos? Tudo isso pode ser configurado de quatro formas: “Todos”, “Ninguém”, “Meus contatos” e “Meus contatos, exceto…”. Nesta última opção, você escolhe quem não poderá ver tais conteúdos.

Detalhes que fazem a diferença

Essas medidas de proteção podem parecer banais, mas são cruciais para garantir sua privacidade na web. Lembre-se: felizmente, estamos vivendo em uma época na qual o internauta possui (ou ao menos deveria possuir) total controle sob suas informações e dados pessoais ou sensíveis.

Além disso, alguns recursos que citamos aqui (como a autenticação dupla e o bloqueio de tela) podem fazer toda a diferença para evitar golpes de sequestro de perfil. São funcionalidades que tornam a vida de um ator malicioso muito mais desafiadora, desestimulando eventuais ataques cibernéticos. Se você utiliza o WhatsApp no seu dia a dia, vale a pena adotar essas dicas e adicionar camadas extras de segurança na sua conta.

Produção: Equipe de Conteúdo da Perallis Security