Você está aqui: Página Inicial / Blog / Você salva senhas no navegador? Entenda por que esta é uma má prática de segurança

Você salva senhas no navegador? Entenda por que esta é uma má prática de segurança

Você já se perguntou se é seguro salvar as suas credenciais, incluindo sua senha, no seu navegador favorito?

Você já se perguntou se é seguro salvar as suas credenciais, incluindo sua senha, no seu navegador favorito? É comum que a gente pense que é uma forma prática de ganhar tempo.

Afinal, é muito mais conveniente não ter que digitar nosso login e nossa senha todas as vezes que queremos acessar um determinado site, não é mesmo? Mas… você sabia que 

essa prática pode colocar em risco a sua segurança e a sua privacidade?

Conheça agora alguns motivos para não salvar as suas senhas no seu navegador!

Por que não salvar senhas e outras informações nos navegadores?

1. Riscos de roubo de dados

Nenhum software é totalmente imune a vulnerabilidades. Mesmo os navegadores mais populares e confiáveis podem ter falhas de segurança. Isso significa que, caso um navegador seja comprometido por meio de vulnerabilidades de segurança, todas as informações armazenadas ali serão acessíveis aos invasores. O impacto de ter suas contas online invadidas e suas informações pessoais vazadas ou usadas para cometer novos crimes é enorme.

2. Ameaça de acesso físico

Se você salva as suas senhas no navegador, todas essas informações ficam ao alcance da palma da mão de qualquer pessoa que tenha acesso físico ao seu computador, smartphone ou tablet.

Isso inclui senhas de redes sociais, contas bancárias e plataformas de consulta médica. Uma vez que um criminoso tenha acesso a esses dados, as consequências podem ser desastrosas.

3. Sequestro de contas

Por conveniência, em alguns navegadores, todas as credenciais ficam armazenadas e vinculadas a uma conta (de e-mail, por exemplo). 

Se um cibercriminoso conseguir acesso a essa conta, também terá acesso, inevitavelmente, a todas as informações salvas no navegador.  

Imagine o prejuízo que isso pode causar! Alguém pode usar a conta que você tem em uma loja online e usar o número do seu cartão de crédito, que também ficou salvo, para fazer compras indevidas em seu nome. Ou mesmo usar alguma das suas informações de cadastro, como o seu CPF, para fraudes de identidade.

Riscos para as empresas

No contexto empresarial, a prática de salvar senhas e outras informações nos navegadores também pode acarretar riscos significativos. 

Afinal, caso um cibercriminoso consiga as senhas de algum colaborador, poderá acessar sistemas corporativos para roubar uma série de informações, que podem ir de dados pessoais de colaboradores, clientes e parceiros a números de cartão de crédito e contas bancárias. 

Como proteger suas senhas e outras informações?

A melhor forma de guardar as suas senhas e outras informações é usando um gerenciador de senhas! Ele nada mais é do que um programa que armazena os seus dados de forma segura e criptografada.

Um bom gerenciador de senhas geralmente também conta com outras vantagens, como:

  • Sugerir combinações fortes e aleatórias para cada site, aumentando a sua segurança.

  • Alertar sobre um possível vazamento das suas senhas, para que você aja rapidamente e evite fraudes.

  • Sincronizar suas senhas entre diferentes dispositivos, facilitando o seu acesso.

Existem vários gerenciadores de senhas disponíveis no mercado, alguns gratuitos e outros pagos. Você pode escolher o que melhor se adapta às suas necessidades e preferências. 

Em seu dia a dia profissional, não se esqueça de sempre armazenar as suas credenciais somente no gerenciador de senhas indicado pela equipe de segurança da informação da sua empresa!

Produção: Equipe de Conteúdo da Perallis Security