Você está aqui: Página Inicial / Blog / Você conhece o golpe da falsa notificação judicial? Aprenda a se proteger!

Você conhece o golpe da falsa notificação judicial? Aprenda a se proteger!

No golpe da falsa notificação judicial, golpistas se passam por órgãos judiciais legais para enganar as vítimas; aprenda a se proteger do ataque crescente na América Latina e no mundo.

Apesar de ocorrerem com maior frequência na América Latina, os golpes com falsas notificações judiciais têm crescido em todo o mundo. O golpe nada mais é do que ataques de phishing em que os golpistas se passam por órgãos judiciais legais e estimulam as vítimas a clicar em links, baixar arquivos contaminados com vírus ou preencher formulários falsos. 

As consequências do golpe podem ser perdas financeiras imediatas ou utilização indevida dos dados para aplicação de novos crimes. 

Como funciona o golpe da falsa notificação judicial?

As falsas notificações judiciais geralmente começam com uma ligação, e-mail ou mensagem que aparenta ser de uma instituição jurídica. 

Os golpistas exploram a confiança que as pessoas têm nessas instituições para induzi-las a tomar atitudes prejudiciais. Essas mensagens, muitas vezes, alegam que a vítima ganhou uma ação e possui dinheiro para receber ou que possui pendências judiciais e enfrentará consequências sérias se não agir imediatamente.

Nesse golpe, é comum usar uma linguagem ou design similar aos usados por instituições oficiais do governo. Além disso, também existem casos em que os criminosos enviam documentos falsos para convencer a vítima de que se trata de uma comunicação legítima.

Engenharia social e as táticas de manipulação psicológica

Os golpistas utilizam uma combinação de urgência e medo para pressionar as vítimas a agir impulsivamente. Os pretextos mais comuns nesse tipo de golpe são:

  • Processos por dívidas ou por danos morais.
  • Intimações a comparecer em uma audiência ou a prestar depoimento.
  • Cobranças por uma multa ou taxa judicial.
  • Recebimento de benefícios por uma indenização ou um acordo judicial.

As mensagens podem incluir detalhes pessoais obtidos através de dados públicos ou por meio de phishings e vazamento de dados. Além disso, o uso de termos e temas jurídicos que não fazem parte do nosso cotidiano torna mais difícil reconhecer o golpe.

Como identificar o golpe da falsa notificação judicial

Recebeu uma suposta notificação judicial? Então, não se deixe levar pelo medo ou pela pressa. Existem algumas formas de identificar uma notificação judicial falsa.

  • Analise o conteúdo e confirme o remetente: Golpes podem conter informações imprecisas, informações de contato falsas, entre outros. Por isso, pesquise o número ou e-mail da pessoa que enviou a mensagem ou fez a ligação, comparando com os dados de contato usados pela instituição responsável.

  • Desconfie de solicitações de informações pessoais: Instituições legítimas raramente solicitam informações pessoais ou financeiras por e-mail, mensagem ou ligação. Por exemplo, o criminoso pode pedir para a vítima confirmar o endereço residencial que consta no processo. Desconfie de qualquer contato que peça dados sensíveis.

  • Não realize pagamentos supostamente urgentes: Caso receba uma cobrança de taxa judiciária que você não reconhece, entre em contato com um advogado ou busque os canais oficiais de atendimento da instituição citada na cobrança.

  • Cuidado com links e anexos: Nunca clique em links ou baixe anexos antes de confirmar que se trata de uma comunicação verdadeira. Afinal, eles podem conter um malware que compromete a segurança do seu dispositivo. Além disso, os links podem levar a sites falsos com formulários criados apenas para capturar seus dados. 

  • Desconfie de tons de urgência: Os cibercriminosos podem criar uma mensagem com um tom urgente para desestabilizar a vítima, fazendo com que ela tome uma atitude impensada. Por exemplo, podem afirmar que se não comparecer ao Foro, ela pode precisar pagar uma multa ou ser condenada criminalmente por desobediência.

Conclusão

A atenção e a educação digital são elementos-chave na defesa contra falsas notificações judiciais e outras ameaças digitais. Ao ler mensagens com calma e analisar tudo o que recebe atentamente, você evitará ser vítima de golpes que buscam manipular suas emoções.

Produção: Equipe de Conteúdo da Perallis Security