Você está aqui: Página Inicial / Blog / Vinicius Perallis, da papelaria no armário até o Hacker Rangers

Vinicius Perallis, da papelaria no armário até o Hacker Rangers


Lá em janeiro de 1985, sob o signo de Aquário, nascia em Campinas (SP) um menino curioso, esperto e que gostava de pensar grande: Vinicius da Cunha Perallis. Ele é filho da dona Silmara Rodrigues da Cunha Perallis e do Celso Roberto Perallis. Também é irmão da Bárbara.

Onde tudo começou

Desde muito pequeno, o Vinicius tinha uma mente empreendedora e era apaixonado por criar negócios. Nossa, mas como assim? Sim, com apenas 7 anos ele criou a Papelaria Vetti, uma papelaria que ficava instalada no armário do seu quarto.

Bom na arte de engajar, o menino conseguiu que a irmã, três anos mais velha do que ele, se transformasse em sua primeira “funcionária”. Ela cuidava da organização dos materiais na papelaria do armário e também fez o logo da loja.

Com visão de futuro, ele criou uma “filial” do negócio em São José do Rio Preto (SP) durante as férias. Lá, os primos Leandro e Tiago eram os funcionários. As férias em Rio Preto sempre renderam boas histórias e dinheiro. Além do bazar com materiais escolares, Vinicius também criou uma “fábrica de pipas” junto com os primos. A empresa deu muito certo e com a venda das pipas eles conseguiam dinheiro para ir ao shopping e comprar lanche.

Já na adolescência, o rapaz ganhou o primeiro computador aos 11 anos e teve a ideia de fazer cartões de visita. Nascia, assim, a Artlogo. Batendo de porta em porta na vizinhança da casa da família na região do bairro Castelo, em Campinas (SP), ele conquistou vários clientes. Mais uma vez, ele levou a ideia para Rio Preto. Depois, o primo Leandro ficou tocando a empresa, que acabou sendo a porta de entrada dele no primeiro emprego.

Como queria chegar mais longe, em 2004, Vinicius foi cursar Ciências da Computação na Universidade Estadual Paulista (UNESP), em Rio Claro (SP). Esforçado e sempre atento às oportunidades, no final do curso ele conseguiu um estágio na IBM. Depois de apenas quatro meses no trabalho, ele foi efetivado como funcionário da multinacional americana.

Ele se especializou na área de banco de dados. A expertise dele e a vontade de vencer levaram Vinicius para Brasília, onde trabalhava como consultor em grandes bancos e órgãos do governo. A vida poderia seguir tranquila com salário de dois dígitos por mês e perspectiva de crescimento, mas o bichinho do empreendedorismo já morava lá dentro dele e, em 2011, ele resolveu apostar nos seus sonhos.

Agora é pra valer! 

Vinicius voltou para Campinas e decidiu criar a Perallis IT Inovation. Com apenas R$ 20 mil de investimentos e muitas ideias na cabeça, o agora empresário apostou as fichas no negócio que começou como treinamento e suporte para bancos de dados.

Os pais foram muito importantes no começo da Perallis. Silmara e Celso eram os faz-tudo na microempresa do filho. Eles faziam desde a faxina na empresa até o papel de guardinha indo a bancos e ainda serviam de motorista para levar Vinicius a compromissos de trabalho. Se eles não tinham recursos financeiros para investir no sonho do filho, ajudaram como podiam e deram a ele o bem mais precioso: educação. Graças ao esforço dos dois, Vinicius estudou e constrói uma história de sucesso.


Celso

Foto: Celso Perallis, ajudando na mudança da Perallis em 2013.

O Google foi um grande aliado do Vinicius quando ele começou a Perallis. Foi por meio da plataforma de buscas que o William Jones Rios encontrou a startup, que ainda engatinhava no mercado. A empresa onde ele trabalha até hoje foi a primeira cliente da Perallis e deu um grande empurrão na largada do sonho do Vinicius.

Em 2013, Vinicius encontrou “uma braço direito” bem forte, que foi uma das primeiras funcionárias da Perallis. A Sônia Araújo já tinha mais de 30 anos na área de Financeiro/Administrativo. Ela aceitou o desafio de trabalhar em uma startup. Sônia viveu os dias difíceis de falta de dinheiro, os dias alegres dos primeiros clientes e até uma forte crise em 2014, quando a empresa quase fechou.

sonia

Foto: Sônia, trabalhando na segundo endereço da Perallis em 2013. 

Tempos difíceis 

De fato, 2014 e 2015 foram anos muito, mais muito complicados para a Perallis. Sem alternativa e para salvar a empresa, Vinicius teve que reduzir os salários de todos na startup, incluindo o próprio sustento que foi o mais afetado pela medida de redução de custos. Além, é claro, de empréstimos e mais empréstimos em 4 bancos diferentes com juros mensais acima de 3% ao mês.

Mas Vinicius sabia que precisava mais do que um serviço ou produto para decolar. Lá em 2016, ele ficou pensando muito e decidiu criar uma plataforma de gamificação para disseminar a cibersegurança. A plataforma Hacker Rangers foi lançada em 2018 e foi a primeira no mundo a tratar desse assunto tão importante hoje usando gamificação com heróis, vilões, quizzes, desafios, tudo de forma online.

O problema era que para continuar a desenvolver um produto excelente era preciso investir. E a empresa, que agora era Perallis Security, pegava dinheiro aqui e ali nos bancos para fechar as contas. Sim, toda pequena empresa nesse país sofre com a escassez de crédito e juros alto.

Quando tudo parecia meio perdido, apareceu o Grupo Furlan, de Campinas (SP), e decidiu apostar na ideia do Vinicius. Bom, aí o jogo começou a virar. Com a injeção de dinheiro, foi possível deixar a plataforma mais sofisticada e ainda lançar o jogo de tabuleiro Hacker Rangers.

A virada

Mas até depois de conseguir investidores, Vinicius teve que vencer desafios. Para tirar o jogo de tabuleiro do papel, ele precisou desenvolver desde o design até produzir as peças na própria empresa em uma impressora 3D.

A persistência e a busca pela qualidade são características que acompanham Vinicius desde que ele deu os primeiros passos no mundo em empreendedorismo. E o sucesso dele e da Perallis é fruto de trabalho duro e da escolha de pessoas que estão na mesma sintonia em busca de oferecer o melhor em cada tarefa. Hoje a empresa tem 60 clientes ativos entre grandes bancos, financeiras, seguradoras, operadoras de planos de saúde, indústrias, companhias elétricas e redes varejistas.

furlan2

Foto: Vinícius Perallis e Alessandro Furlan na nova sede da Perallis em 2020. 

O menino da papelaria no armário agora comanda uma empresa que tem grandes clientes em todo o Brasil. Mas essa história ainda vai longe. Vinicius é um empreendedor apaixonado e a cabeça dele já está lá no futuro.