Você está aqui: Página Inicial / Blog / Segurança além do escritório: prezando pela cibersegurança no período de férias

Segurança além do escritório: prezando pela cibersegurança no período de férias

As boas e velhas férias são mais do que merecidas em algum momento do ano; aprenda algumas dicas de segurança para se manter protegido e aproveitar o período sem problemas cibernéticos.

As férias são um momento de relaxamento e descanso, não é mesmo? Uma pausa bem-vinda da rotina agitada do trabalho! 

No entanto, mesmo quando estamos longe do escritório, é importante lembrar de que os riscos em cibersegurança continuam a existir. O período de férias pode, inclusive, ser uma época especialmente vulnerável para ataques digitais. 

Vamos entender os riscos ligados à cibersegurança durante as férias? A seguir, você aprenderá algumas orientações sobre como você pode se proteger enquanto curte um merecido descanso.

Quais riscos podem existir nas férias?

E-mails de phishing: Durante as férias, você pode receber e-mails de phishing disfarçados de reservas de hotéis, ofertas de passagens aéreas ou oportunidades de fechar pacotes incríveis. É possível, até mesmo, que você se depare com supostas felicitações de colegas de trabalho ou e-mails de confirmação de datas do departamento de recursos humanos, que, na verdade, são cibercriminosos tentando obter informações pessoais ou financeiras. 

Redes Wi-Fi públicas: Muitas pessoas usam redes Wi-Fi públicas em hotéis, cafés e aeroportos enquanto viajamos. Essas redes são frequentemente menos seguras do que as redes privadas, tornando-se alvos ideais para ataques de invasores. 

Excesso de compartilhamento nas redes sociais: Compartilhar fotos e atualizações sobre as suas férias pode ser divertido, mas também potencialmente perigoso. Os criminosos podem usar essas informações para planejar ataques de phishing direcionados ou até mesmo para cometer outros tipos de crime, que extrapolam o âmbito digital.

Como se proteger durante as férias?

Atenção com os aparelhos corporativos: Se possível, durante o período de férias, deixe em casa tanto o computador como outros aparelhos usados para o trabalho. Encerre, também, a sessão do e-mail corporativo no seu celular pessoal. Se você precisar levar o laptop por alguma razão, sempre o carregue na bagagem de mão. 

Não se conecte a redes públicas: Prefira sempre usar o seu plano de dados móvel para navegar pela internet durante as suas viagens. Caso seja necessário se conectar a uma rede pública em algum momento, lembre-se de usar uma rede virtual privada (VPN) para criptografar a sua conexão com a internet.

Evite portas USB desconhecidas: Embora pareçam convenientes, portas USB públicas presentes em aeroportos, ônibus e quartos de hotel acarretam riscos para a segurança das suas informações. Elas podem ter sido alteradas por alguém malicioso para extrair dados ou instalar um malware no seu aparelho. 

Cuidado com e-mails suspeitos: Desconfie de e-mails que solicitem informações pessoais ou financeiras. Verifique sempre a legitimidade do remetente e não clique em links suspeitos.

Cuidado com o que você posta nas redes sociais: Evite compartilhar detalhes específicos sobre as suas férias, como fotos de passagens, datas específicas e localizações exatas.

Crie cópias de segurança: Faça backup dos dados importantes armazenados em dispositivos móveis e computadores. Desse modo, você poderá recuperá-los em caso de perda ou roubo.

Ative as opções de localização remota do celular: Verifique se as opções de localização remota do seu dispositivo móvel estão ativadas. Elas podem te ajudar a excluir todas as informações do aparelho em caso de perda ou roubo — e por isso o backup é importante!

Conclusão

A cibersegurança é uma responsabilidade que deve ser praticada em todos os momentos. Ao adotar essas práticas simples, você pode proteger as suas informações pessoais e corporativas — e, assim, curtir suas férias tranquilamente!

Produção: Equipe de Conteúdo da Perallis Security