Você está aqui: Página Inicial / Blog / Responsabilidades do CISO e a importância da conscientização em cibersegurança

Responsabilidades do CISO e a importância da conscientização em cibersegurança

Entenda por que, no cenário de hoje, é fundamental conscientizar os seus colaboradores para combater golpes de engenharia social e ataques de phishing contra a sua empresa.

No atual cenário de cibersegurança, as empresas enfrentam uma ameaça crescente de ataques cibernéticos, especialmente por meio de engenharia social e phishing. Segundo o relatório da ESET, que abrange o primeiro semestre de 2022, 44% das empresas já sofreram ataques de phishing, com um aumento de 226% em comparação com o último semestre de 2021. 

Identificar, avaliar e mitigar riscos de segurança são tarefas cruciais do CISO (Chief Information Security Officer), um executivo de alto nível responsável por estabelecer e manter a estratégia de segurança da informação de uma organização. Isso envolve analisar vulnerabilidades e ameaças, fornecer treinamento adequado aos funcionários para fortalecer a resiliência contra esses ataques e implementar medidas de proteção adequadas, como firewalls, antivírus e detecção de intrusões. 

Qualquer colaborador de qualquer empresa pode ser vítima de um ataque cibernético. Um relatório chamado "State of the CISO", conduzido a pedido da Salt pela Global Surveyz, revelou que 89% dos CISOS entrevistados consideram que o rápido crescimento da economia digital introduziu riscos de segurança imprevistos em suas organizações. A transformação digital trouxe consigo novas ameaças e preocupações que as empresas devem levar em consideração para manter a segurança de seus negócios. 

Combatendo engenharia social e phishing com conscientização

É importante contar com excelentes soluções de segurança, mas também cuidar da capacidade dos colaboradores de evitar ataques bem-sucedidos. O CISO desempenha um papel fundamental na conscientização e treinamento dos funcionários em relação à engenharia social e aos ataques de phishing. Esses tipos de ataques exploram a natureza humana, enganando os usuários para obter acesso não autorizado a sistemas e informações confidenciais. 

Considere o seguinte exemplo: o atacante seleciona um alvo, que pode ser uma pessoa específica ou uma organização. Em seguida, coleta informações sobre o alvo, como endereços de e-mail e nomes de funcionários, para tornar o ataque mais convincente. O atacante cria um e-mail que se parece com uma comunicação legítima de uma fonte confiável. Por exemplo, ele se passar pelo líder da área financeira da empresa, enviando aos colaboradores um pedido de um relatório que deve ser entregue com urgência e com um modelo anexado. O e-mail, em vez de ser enviado por "maria.sillas@...", é enviado por "maria.slllas@...".

Esse exemplo simples, baseado em senso de urgência e hierarquia, pode enganar um colaborador prestativo que não percebe a troca de letras. As consequências de um ataque de phishing bem-sucedido podem incluir perdas financeiras, comprometimento de informações pessoais ou danos à reputação. Além disso, as informações coletadas podem ser vendidas na dark web ou usadas para outros ataques. 

A melhor maneira de se proteger contra esses ataques é estar atento a sinais de alerta, como erros de ortografia ou gramática no e-mail, URLs suspeitos, solicitações urgentes ou informações pessoais solicitadas de forma inadequada. 

Frente a esse cenário, uma estratégia de proteção adequada requer um treinamento contínuo dos colaboradores em segurança cibernética, de modo a criar uma consciência coletiva de proteção de dados para mitigar os riscos.

Apenas treinar não é suficiente. É necessário promover a mudança de comportamento. 

A conscientização e a educação são essenciais para criar uma cultura de segurança. Nesse sentido, um programa de treinamento gamificado e contínuo mostra-se altamente eficaz em comparação com um programa de treinamento padrão e intermitente. "Ao adotar abordagens lúdicas e envolventes, o treinamento gamificado captura a atenção dos participantes de forma mais eficaz, estimulando o interesse e a participação ativa. Com elementos de jogos, como competição, desafios e recompensas, o programa gamificado motiva os funcionários a se envolverem e a aprofundarem seus conhecimentos sobre engenharia social, ataques de phishing, boas práticas da LGPD, entre outros temas. Isso resulta em uma melhor retenção de informações e fortalece as habilidades práticas dos participantes" explica Vinícius Perallis, fundador do Hacker Rangers Security Awareness, uma plataforma que promove a cultura de cibersegurança corporativa por meio da gamificação. 

Em um mundo cada vez mais conectado, com ataques cada vez mais sofisticados, investir em treinamento e conscientização é uma estratégia crucial para proteger ativos e informações confidenciais das empresas. Um programa de treinamento gamificado e contínuo oferece uma educação mais eficaz e sustentável, contribuindo para uma cultura de segurança mais forte e resiliente dentro da organização. 

Benefícios do Treinamento Hacker Rangers para Empresas: 

Conscientização dos Funcionários: A engenharia social e os ataques de phishing frequentemente se baseiam na manipulação psicológica dos funcionários. O treinamento ajuda a aumentar a conscientização sobre as táticas utilizadas pelos invasores, capacitando os funcionários a identificar e relatar possíveis ameaças.

Identificação de Indicadores de Ataques: O treinamento abrange informações sobre os sinais de alerta associados à engenharia social e aos ataques de phishing. Isso permite que os funcionários identifiquem mensagens suspeitas, links maliciosos, solicitações de informações confidenciais e outras tentativas de manipulação.

Melhoria da Higiene Digital: Além de identificar ameaças, o treinamento aborda boas práticas de segurança cibernética, como o uso de senhas fortes, autenticação multifator, atualização de software e navegação segura na web. Essas medidas ajudam a reduzir o risco de sucesso dos ataques. 

Simulações de Phishing: Uma abordagem eficaz envolve simulações de phishing, enviando e-mails falsos para os funcionários e monitorando suas respostas. Isso permite identificar áreas vulneráveis e fornecer treinamento adicional aos indivíduos mais suscetíveis. 

Adequação à LGPD: A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) exige que as empresas protejam as informações pessoais dos indivíduos. Com o Hacker Rangers, sua organização atende aos requisitos da LGPD, demonstrando ações para educar os funcionários sobre a importância da proteção de dados e as melhores práticas para evitar violações de segurança. Esteja em conformidade e combata o crime cibernético com seu ativo mais valioso: seus colaboradores. 

Acesse hackerrangers.com e saiba mais!

Produção: Equipe de Conteúdo da Perallis Security