Você está aqui: Página Inicial / Blog / Registrato: como usar o serviço do BCB para se manter seguro

Registrato: como usar o serviço do BCB para se manter seguro

Embora tenha sido lançado em março de 2014, o sistema, que foi desenvolvido para prover aos cidadãos brasileiros maior controle sobre seus dados financeiros, ainda é desconhecido pela maioria dos internautas.

As fraudes bancárias se tornaram uma das maiores preocupações na vida de qualquer brasileiro. Uma parcela da culpa pode ser atribuída ao período de rápida digitalização forçada que sofremos durante os últimos anos, forçando os cidadãos a se familiarizar com tecnologias que, até então, não lhe eram tão conhecidas. Por outro lado, também é possível culpar o submundo do crime cibernético nacional, que se foca, sobretudo, em explorar eventuais brechas no avançado sistema financeiro do Brasil.

Dessa forma, temos assim um número crescente de golpes envolvendo o PIX e exploração de falsidade ideológica para a realização de empréstimos online, por exemplo. O que poucos sabem é que, desde 2014, o Banco Central do Brasil (BCB) oferece gratuitamente uma ferramenta que pode ser valiosíssima para os internautas protegerem suas vidas financeiras digitais. Estamos falando do Extrato de Registro de Informações no Banco Central, mais famoso pelo nome de Registrato.

Como seu título por extenso propõe, esse é um sistema que permite que você tenha acesso a todos os registros de informações financeiras relacionadas ao seu CPF. Vale lembrar que o BCB é a autarquia que regulamenta toda e qualquer instituição financeira que opere em território nacional. Sendo assim, a entidade naturalmente possui acesso a todo e qualquer dado bancário ligado a um cidadão brasileiro, incluindo chaves PIX cadastradas, movimentações, dívidas em aberto e assim por diante.

Em busca de eventos estranhos

Por conta de sua proposta de fornecer um extrato “global” de informações financeiras, o Registrato imediatamente se torna a maneira mais simples de descobrir se os seus dados foram vazados, roubados ou estão sendo usados de forma fraudulenta por criminosos cibernéticos. Basta cadastrar-se na plataforma, solicitar o extrato completo de informações (que é fornecido imediatamente) e analisá-lo cuidadosamente em busca de eventuais sinais de alerta.

Caso encontre chaves PIX cadastradas em instituições estranhas, contas abertas que você desconheça e qualquer outro tipo de movimentação fraudulenta (incluindo dívidas e solicitações de empréstimo, sejam pessoais ou consignadas), poderá acionar o(s) banco(s) em questão e resolver a situação antes que ela se torne mais grave. Eis todos os tipos de informações financeiras pessoais que podem ser resgatadas por meio do Registrato:

  • Histórico financeiro;

  • Relacionamentos atuais e anteriores com instituições financeiras;

  • Dívidas com órgãos públicos federais (inscritas no Cadin Federal);

  • Operações de crédito;

  • Contas em aberto (corrente, poupança e quaisquer outras modalidades;

  • Movimentações financeiras;

  • Empréstimos solicitados;

  • Chaves Pix cadastradas;

  • Cheques sem fundos emitidos;

  • Compra ou venda de moeda estrangeira e transferências internacionais;

  • Certidão de inexistência de contas em bancos (emissível para desbancarizados).

Como usar?

O Registrato é muito intuitivo e fácil de usar. Embora seja possível abrir uma conta na plataforma através de um formulário próprio, a maneira mais simples e rápida de usá-la é aproveitando a sua conta existente do ecossistema gov.br. Uma vez feito o login, basta escolher o tipo de relatório que deseja solicitar: “Cheques Sem Fundos”, “ Empréstimos e Financiamentos”, “Contas e Relacionamentos”, “Cadin Federal”, “Chaves Pix” ou “Câmbio”. Como já citado, os relatórios ficam prontos na hora para consulta pelo próprio sistema.

Produção: Equipe de Conteúdo da Perallis Security