Você está aqui: Página Inicial / Blog / Redes sociais no trabalho: dicas de cibersegurança para funcionários

Redes sociais no trabalho: dicas de cibersegurança para funcionários

Você costuma compartilhar detalhes sobre seu trabalho, seus chefes ou colegas de trabalho nas redes sociais? Pense duas vezes antes de compartilhar: menos pode ser mais.

Para muitos de nós, compartilhar o nosso dia a dia nas redes sociais tornou-se uma atividade que faz parte do nosso cotidiano, e isso inclui a nossa vida profissional. Embora nos permita manter nossos amigos e conhecidos atualizados sobre o que estamos fazendo, sem a necessidade de trocar mensagens, também apresenta vários riscos que podem afetar nossos empregadores, colegas ou até nós mesmos. Na pior das hipóteses, pode até colocar em risco seu emprego; por exemplo, se você violar as políticas da empresa.

Na verdade, uma pesquisa recente mostra que a maioria dos proprietários de pequenas empresas está ciente de que o uso de aplicativos de rede social por seus funcionários representa uma ameaça à segurança. No entanto, com a abordagem correta, existem maneiras de os funcionários usarem as redes sociais sem expor a si mesmos ou a seus empregadores a riscos desnecessários.

Conheça as políticas da sua empresa

Como funcionário, é provável que queira promover sua empresa e benefícios para aumentar tanto seu próprio perfil como o da marca. Uma das maneiras mais rápidas e melhores de fazer isso é através das redes sociais. E enquanto você pode estar agindo de boa fé tentando promover o positivo, você pode estar causando danos (e até mesmo infringindo algumas das regras internas de sua empresa).

Se você quiser postar sobre seu trabalho ou seu empregador, a melhor maneira de fazer isso é revisando as diretrizes e políticas da empresa em redes sociais. Se não houver nenhuma ou você estiver confuso sobre o que pode e o que não pode ser feito, converse com alguém do departamento de recursos humanos que esteja atualizado com todas as políticas da empresa.

Use os aplicativos em dispositivos de trabalho, mas com cuidado especial

Os dispositivos corporativos são um pilar da vida empresarial. Embora sejam usados principalmente para o trabalho e permitam que os colegas mantenham contato em caso de emergência, as empresas geralmente permitem que sejam usados para coisas pessoais, como um benefício. No entanto, isso não significa que você tem via livre para fazer com eles o que quiser. Lembre-se de que esses dispositivos ainda são monitorados pelos administradores de sua empresa e conectados à rede da empresa, portanto, muitas de suas atividades podem ser revisadas. Nesse sentido, as redes sociais estão repletas de golpes. Portanto, se você for enganado por uma campanha de phishing ou clicar em um link suspeito, isso pode levar os sistemas da sua empresa a serem comprometidos com ransomware, keylogger ou outro malware.

No caso desses dispositivos, a empresa e os administradores são os principais responsáveis por sua segurança. Isso significa que eles precisam instituir as melhores práticas de segurança cibernética, implementar o uso de soluções de segurança respeitáveis e ter uma estratégia adequada para instalar atualizações. Mas isso não significa que você não tem nada para fazer: você deve atualizar e corrigir seus dispositivos sempre que for solicitado a fazê-lo. E, além disso, você deve estar ciente dos golpes comuns que você pode encontrar em plataformas populares de rede social. Além disso, clicar em links para sites duvidosos que podem comprometer seus dispositivos pode, na melhor das hipóteses, gerar alguns olhares negativos ou, na pior das hipóteses, demiti-lo.

Não exponha muito

Muito se tem falado sobre a superexposição de informações nas redes sociais, seja sobre a própria vida pessoal, seja sobre a vida das pessoas ao nosso redor, como família, amigos e até filhos. No entanto, o mesmo se aplica à vida profissional: ao compartilhar excessivamente informações sobre seu trabalho, você está colocando imprudentemente em risco a si mesmo e ao seu empregador. Por exemplo, compartilhar muitas fotos do seu local de trabalho pode permitir que invasores obtenham informações do ambiente e facilitem o ataque às defesas físicas da empresa. Ou, com seus dados pessoais, adicionar muitas informações nas mídias sociais pode facilitar que alguém se passe por você e cometa roubo de identidade.

Dito isso, há várias coisas que você pode fazer para mitigar a maioria dos riscos associados à superexposição. O passo mais fácil é limitar e filtrar o que você compartilha nas redes sociais: não compartilhe fotos ou informações que revelem muito sobre você ou seu empregador e o escritório. Além disso, verifique as configurações de privacidade em suas redes sociais: nem tudo que você faz precisa ser compartilhado com o público em geral, portanto, limite-o a pessoas que você conhece e confia. Auditar a configuração de privacidade das redes sociais também não faria mal. Você deve aplicar esse conselho em toda a sua presença online, não apenas no trabalho.

Não seja descuidado com as fotos do espaço de trabalho

Fotos no escritório, seja em casa ou no trabalho, tendem a ser populares nas mídias sociais, pois as pessoas querem compartilhar o quanto trabalham ou mostrar o quão organizado é o espaço de trabalho. Mas essas fotos podem ser muito reveladoras se você não tomar certas precauções. Você está ciente do que estava visível em sua área de trabalho quando você postou a foto? A foto pode conter uma grande variedade de informações confidenciais: documentos em sua área de trabalho que são propriedade intelectual de seu empregador ou segredos da empresa, uma nota adesiva que pode conter suas credenciais de login ou a tela do seu computador revelando dados confidenciais de clientes, o que pode trazer você em conflito com as leis de regulamentação de dados, que vêm com penalidades pesadas para o seu empregador.

A coisa mais simples que você pode fazer? Não publique essas fotos da sua área de trabalho. Se você ainda insistir em postar de qualquer maneira, dê uma olhada na sua mesa de trabalho e veja se alguma coisa visível na foto pode representar um risco de segurança. Então remova-o ou cubra-o e, embora possa considerar desfocá-lo com um software de edição de fotos, pode nem sempre funcionar da maneira que você esperava se você não for um expert em usar esse software.

Reflexões finais

Navegar nas redes sociais no início da década de 2020 pode ser complicado, especialmente com os invasores ficando mais criativos do que nunca com seus golpes e estratégias para comprometer dispositivos com malware. E o que está em jogo é ainda maior, pois as pessoas hoje gostam de compartilhar todos os aspectos do seu dia, incluindo tarefas relacionadas ao trabalho. Isso apresenta um vetor de ameaça que pode ser explorado por criminosos cibernéticos.

No entanto, mitigar os riscos não é tão difícil: você deve permanecer vigilante e ter uma boa dose de suspeita quando se trata de coisas que encontra nas redes sociais, estar ciente das políticas da sua empresa e seguir as melhores práticas de segurança cibernética ensinadas pelo seu departamento de TI. No geral, isso deve mantê-lo no caminho seguro, protegido da maioria das ameaças.

Adaptado de: Redes sociais no trabalho: dicas de cibersegurança para funcionários | WeLiveSecurity