Você está aqui: Página Inicial / Blog / Redes sociais e trabalho: como conciliar os dois mundos e manter a sua empresa segura?

Redes sociais e trabalho: como conciliar os dois mundos e manter a sua empresa segura?

Compartilhar o dia a dia nas redes sociais é um hábito tão comum que já não refletimos tanto antes de postar; confira algumas dicas práticas para manter a sua empresa segura enquanto usa as plataformas sociais para se conectar com família e amigos.

Compartilhar o dia a dia nas redes sociais é um hábito tão comum que já não refletimos tanto antes de postar. E, considerando que o trabalho faz parte desse dia a dia, é muito possível que ambientes, conquistas e relações profissionais sejam temas de posts nos perfis pessoais de cada colaborador. 

Acontece que, por mais inofensivo que pareça, esse comportamento acarreta alguns riscos que podem afetar sua empresa, seus colegas e até mesmo você.

Como o uso de redes sociais no trabalho pode afetar a segurança da sua empresa?

O perigo escondido por trás desse hábito inocente está no fato de que, assim como seus amigos e familiares acompanham suas novidades pela rede, outras pessoas podem fazer o mesmo: seus líderes, seus colegas, seus clientes e potenciais clientes, seus concorrentes e até mesmo cibercriminosos.

É bem possível que suas postagens contenham informações que podem ser usadas para criar um golpe direcionado especificamente à sua empresa, que pode levar desde à infecção da rede corporativa por malware ao vazamento de dados confidenciais. 

Redes sociais no trabalho: as duas coisas podem andar juntas?

A verdade é que, hoje, esperar que a vida pessoal e a profissional não se misturem é pouco realista. É comum que momentos no trabalho sejam compartilhados nas redes sociais e que os colaboradores usem seus aparelhos pessoais para tratar de trabalho.

Portanto, o melhor caminho é que todos sigam diretrizes claras estabelecidas pela empresa e que prestem atenção aos detalhes antes de agir. 

Abaixo, damos algumas orientações para que os colaboradores use as redes sociais de maneira segura!

Dicas de cibersegurança para uso das redes no trabalho

  • Esteja a par das políticas da empresa

Caso você, como colaborador, queira compartilhar momentos com colegas e clientes nas redes sociais, ou mesmo comemorar novos projetos e conquistas, consulte quais são as políticas da empresa quanto a isso. Alguns clientes, por exemplo, podem exigir discrição sobre os projetos; ou, talvez, sua empresa não queira ser associada a determinados discursos ou ambientes.

O ideal é consultar um representante do setor de recursos humanos para entender o que pode e o que não pode ser postado.

  • Cuidado por onde clica!

Essa dica é ainda mais importante caso você use as redes em dispositivos da empresa. Não clique em links suspeitos, ligados a promoções boas demais para ser verdade, notícias muito escandalosas ou vindas de perfis desconhecidos. Além disso, não baixe arquivos de remetentes que pareçam suspeitos. Você pode, sem querer, acabar abrindo a porta da empresa para um vírus que poderá infectar toda a rede corporativa.

  • Fique atento aos detalhes

Ao compartilhar imagens feitas no ambiente de trabalho, seja no escritório, num café ou na mesa da sua casa, esteja atento a tudo o que aparece na imagem. Garanta que nenhuma informação confidencial esteja aparecendo no fundo, na tela do computador, em post-its ou em papéis sobre a mesa.

  • Considere tornar suas redes sociais mais privadas

Uma boa opção para evitar que pessoas fora do seu ciclo de confiança acessem seus conteúdos é aumentar a privacidade de suas contas. Nas configurações do perfil, você pode decidir se apenas seguidores e amigos podem ver suas publicações, ou se elas ficam públicas para todos. 

Produção: Equipe de Conteúdo da Perallis Security

Referências: Redes sociais no trabalho: dicas de cibersegurança para funcionários | WeLiveSecurity