Você está aqui: Página Inicial / Blog / Por que as redes Wi-Fi públicas são perigosas?

Por que as redes Wi-Fi públicas são perigosas?

Nos últimos anos, praticamente todos os cafés, restaurantes e lojas passaram a oferecer Wi-Fi aos clientes. Essa vantagem, no entanto, também acarreta alguns riscos.

Como o próprio nome sugere, as redes Wi-Fi públicas são aquelas disponíveis para o público em geral. Porém, diferentemente do que muitos pensam, essas redes podem ou não estar protegidas por senhas. 

Por exemplo, mesmo se um café exigir que os clientes insiram uma combinação numérica para estabelecer uma conexão com a rede, ela continua sendo uma rede Wi-Fi pública.

Portanto, lembre-se: não é porque tem senha que a rede é necessariamente segura.  

Quais são os riscos das redes Wi-Fi públicas?

  • Ataques “Man in the Middle”: cibercriminosos podem se posicionar entre você e os sites que você está acessando. Dessa forma, todas as informações que você acredita estar enviando para um site, como seu login e senha, são interceptadas pelo criminoso de maneira silenciosa. 

  • Redes falsas: criminosos podem criar redes Wi-Fi falsas, com nomes idênticos aos das redes oferecidas pelo estabelecimento. Quando você se conecta a elas, o criminoso consegue acessar todas as informações e arquivos que você envia ou baixa, podendo usá-los como bem entender.

  • Roteador alterado: assim como nossos celulares e computadores podem ser invadidos, os roteadores também podem. Quando usamos as redes de locais públicos, não temos como saber se esses estabelecimentos possuem softwares atualizados e se protegem os roteadores da forma correta. E, quando acessamos redes contaminadas, deixamos nossos dispositivos vulneráveis a ataques.

Quais tipos de dados podem ser acessados através de redes Wi-Fi públicas?

Por meio de qualquer um dos golpes citados, os criminosos conseguem acessar todas as informações que saem de nosso dispositivo e são enviadas para outros usuários ou para um site qualquer, desde informações de login e senha a arquivos enviados e downloads feitos.

Além disso, dependendo da habilidade do criminoso e do tipo de ataque, todos os arquivos armazenados no seu dispositivo ficam vulneráveis. 

Por isso, quando nos conectamos a redes Wi-Fi públicas, precisamos ter muito cuidado, especialmente se os dispositivos em questão são usados também para o trabalho, já que você pode colocar em risco a segurança das informações da empresa.

Como utilizar redes Wi-Fi públicas com mais segurança?

A verdade é que se conectar a redes desconhecidas sempre terá seus riscos. Mas, caso seja realmente necessário, é possível tomar alguns cuidados para garantir uma conexão mais segura.

  • Mantenha seus dispositivos e softwares atualizados: isso vale tanto para o antivírus quanto para todos os softwares e aplicativos que você usa, como o seu navegador. Isso impedirá que vulnerabilidades conhecidas sejam exploradas por cibercriminosos enquanto você estiver conectado.

  • Acesse apenas sites com protocolo HTTPS: o protocolo HTTPS, representado pelo ícone de um cadeado fechado ao lado da URL, indica que a comunicação entre o usuário e o site é criptografada. Enquanto estiver conectado a uma rede Wi-Fi pública, acesse apenas sites que possuem esse protocolo, dificultando a vida de cibercriminosos que queiram roubar seus dados. Ao navegar em sites que não usam criptografia, você deixa as suas informações extremamente vulneráveis.

  • Desative a conexão automática: ao desativar essa opção, você tem certeza de que seus dispositivos não se conectarão novamente a redes que você já acessou ou a qualquer rede que não esteja protegida por senha. 

  • Use VPN: as VPNs criptografam todos os dados que saem do seu dispositivo. 

  • Ative autenticação em dois fatores: com a autenticação em dois fatores, mesmo que cibercriminosos interceptem a conexão e coletem algum de seus logins ou senhas, você ainda terá uma segunda camada de proteção para proteger as suas contas. 

Conclusão

Sempre existirão riscos associados ao uso das redes Wi-Fi públicas — afinal, elas estão disponíveis para todos a todo momento. 

Evite qualquer tipo de transação ou operação online que não seja estritamente necessária naquele momento, especialmente aquelas que precisam de informações pessoais para serem efetuadas — como acessar o app do banco ou fazer compras. Para se manter protegido, prefira sempre usar os dados móveis.

Por fim, caso conectar-se ao Wi-Fi público seja realmente a sua única opção, siga os principais passos de segurança indicados neste artigo. Assim, você tem muito mais chances de se manter protegido!

Produção: Equipe de Conteúdo da Perallis Security

Referências: