Você está aqui: Página Inicial / Blog / Pesquisadores e cientistas: uns dos alvos favoritos dos cibercriminosos

Pesquisadores e cientistas: uns dos alvos favoritos dos cibercriminosos

Reinor, um dos membros mais misteriosos da equipe Hacker Rangers, aprendeu da pior forma possível que os meliantes digitais sempre irão atrás daqueles com conhecimentos científicos e técnicos mais apurados; conheça a história do integrante.

Se há algo pelo qual Reinor é grato é a hospitalidade e o apoio recebido pelos outros membros da equipe de heróis Hacker Rangers. Quem o via em um happy hour com seus amigos, bebendo cerveja artesanal e ouvindo música pop, dificilmente imaginaria estar ao lado de um dos cientistas mais brilhantes do mundo — sua avançada idade, ressaltada pela barba grisalha, nunca lhe impediu de curtir a vida e adotar uma postura bastante divertida fora do trabalho. É como ele sempre diz: “A vida é curta, vivamo-la com leveza”.

Em seu laboratório, porém, a história era diferente. Afogava-se em experimentos científicos inovadores, descobrindo segredos e solucionando mistérios que meros mortais sequer poderiam imaginar. Todos os seus preciosos achados eram armazenados em um pequeno computador portátil de alta tecnologia. Tudo parecia ir bem… Até que, um dia, Reinor percebeu que seu dispositivo computacional havia sido comprometido por criminosos cibernéticos interessados em roubar seu trabalho.

Não satisfeitos com o ataque virtual, uma gangue também tentou invadir sua casa. Ao perceber que sua integridade física também estava ameaçada, o pesquisador usou uma de suas invenções e acabou se teletransportando para uma base militar, onde recebeu cuidados de Thunder, um ex-combatente que havia perdido o braço em uma operação mal-sucedida. Como forma de agradecimento, usando seus conhecimentos científicos e com o apoio financeiro do governo, Reinor presenteou seu novo amigo com uma prótese futurita de alta tecnologia, que lhe concedeu o poder de identificar notícias falsas e golpes de phishing.

Ainda atordoado pelo recente ocorrido em seu laboratório, o cientista foi convidado, junto com Thunder, a integrar a equipe dos Hackers Rangers e lutar contra os cibercriminosos que roubaram anos de seu trabalho de pesquisa. Reinor jurou dar o seu melhor e empregar seu vasto conhecimento para impedir que mais pessoas fossem vítimas de meliantes virtuais — passando, assim, a viver junto da nova família que o acolheu.

Conhecimento é poder

Pesquisadores e cientistas são, de fato, alvos prediletos para criminosos cibernéticos. Afinal, eles costumam armazenar, em seus computadores e dispositivos móveis, informações confidenciais que são de grande valia — por conta disso, geralmente são atacados sobretudo por ameaças avançadas persistentes (Advanced Persistent Threats ou APTs), como são chamados os grupos de elite financiados por órgãos governamentais de nações rivais.

Ao longo do ano de 2020, por exemplo, foi possível observar um aumento exponencial de tentativas de espionagem contra grupos de cientistas e empresas do ramo hospitalar que estavam trabalhando em pesquisas sobre imunizantes contra a COVID-19. Muitos países tentaram se dar bem na corrida por uma vacina eficaz contra a doença usando atores maliciosos para invadir redes de computadores e roubar documentos confidenciais. Tentativas de sabotagens também foram comuns.

Mas engana-se quem pensa que apenas a área hospitalar sofre com tal problema. Os próprios pesquisadores de segurança também são vítimas do crime cibernético organizado. Afinal, esses especialistas costumam trabalhar tentando descobrir vulnerabilidades e brechas em sistemas e aplicações — ao invadir suas máquinas, os golpistas podem muito bem roubar tais bugs e empregá-los para campanhas maliciosas antes que o pesquisador tenha tempo de terminar o seu relatório e notificar a empresa responsável.

Pelo bem da sociedade

A história de Reinor prova que pesquisadores e cientistas precisam se preocupar com segurança cibernética. Seu trabalho é precioso demais para cair nas mãos erradas. Seja de simples criminosos ou de atores financiados por governos estrangeiros, é essencial tomar cuidado com campanhas de phishing e garantir que suas pesquisas estejam armazenadas em um lugar realmente seguro. Ao falarmos de pesquisas científicas, estamos falando de uma atividade importante para a sociedade como um todo; faça como Reinor e aprenda a se defender das ameaças enfrentadas diariamente!

Conheça um pouco mais sobre o Reinor!

  • Nome: Reinor
  • Idade: Não-identificada
  • Gosta: experimentos científicos, beber com os amigos, música pop
  • Não gosta: pensamentos retrógrados, pessoas sérias demais e leviandade
  • Hobby: fazer cerveja artesanal
  • Personalidade: brincalhão, destrambelhado e autêntico
  • Especialidade: criar sistemas de cibersegurança ultra-inovadores

 

—  “A vida é curta, vivamo-la com leveza…” (Reinor, Hacker Rangers)


Produção: Equipe de Conteúdo Perallis Security