Você está aqui: Página Inicial / Blog / O que é pegada digital e por que você precisa se atentar aos rastros que deixa na internet

O que é pegada digital e por que você precisa se atentar aos rastros que deixa na internet

Quando você está na internet, cada clique funciona como um passo: sua navegação entre sites e redes sociais deixa pegadas que revelam seu comportamento digital.

Neste artigo, você vai entender o que são as pegadas digitais e por que deve ficar atento aos rastros que deixa na internet. Ao final, damos também algumas dicas para você se manter no controle de seus dados o máximo possível. 

O que é pegada digital?

Chamamos de pegada digital todo o rastro de informações que deixamos para trás, tanto de forma consciente como quanto inconsciente, sempre que utilizamos a internet.

Através desses rastros, empresas, plataformas de anúncio e até mesmo cibercriminosos conseguem identificar comportamentos e utilizar este conhecimento para diversos fins, alguns inofensivos, outros nem tanto.

Especialistas na área separam a pegada digital em duas verticais: ativas e passivas. Vejamos quais as diferenças e como elas acontecem na prática.

Pegada digital ativa

As pegadas digitais ativas são aquelas que deixamos de forma deliberada, ou seja, representam informações que escolhemos deixar online. Alguns exemplos são postagens nas redes sociais, participações em fóruns, inscrições em newsletters, entre outros.

Pegada digital passiva

Já as pegadas digitais passivas correspondem às informações coletadas sem que nós, usuários, percebamos que isso está acontecendo. Essas informações costumam ser anonimizadas, ou seja, nossas pegadas passivas não vêm com nosso nome, mas podem estar associadas a outros códigos pessoalmente identificáveis, como endereços de IP. 

Algumas das informações que podem ser coletadas através de nossas pegadas digitais passivas são quantas vezes acessamos um site, pesquisas feitas, cliques em sites em que não estamos logados, modelo do dispositivo utilizado e por aí vai…

Por que devo me preocupar com minha pegada digital?

Me diga onde clicas e te direi quem és. É verdade que o ditado popular não é exatamente esse, mas a adaptação é verdadeira. Nossa pegada digital é nossa reputação online. Através dela, podemos ser avaliados e rastreados por empresas, empregadores, concorrentes e até mesmo criminosos. 

 Viu só como é importante entender como a pegada digital funciona?

Veja mais alguns exemplos de pegada digital ativa e passiva:

  • Downloads de aplicativos;

  • Assinatura de newsletter;

  • Compras online;

  • Acesso a notícias e artigos;

  • Uso de aplicativos de monitoramento de saúde e atividades físicas.

Aprenda a proteger sua pegada digital

Conheça seu rastro

O primeiro passo para proteger sua pegada digital é verificar os principais rastros que você pode ter deixado pela internet. Para isso, digite seu nome e sobrenome em mecanismos de pesquisa. Assim você terá a visão completa das informações disponíveis sobre você publicamente. Confira os resultados e caso encontre algo que não lhe represente e que não deveria ser público, entre em contato com a administração do site para retirar a informação da rede.

Verifique suas configurações de privacidade 

Acesse as configurações de privacidade de seus aplicativos, dispositivos e redes sociais. Nesta seção, você pode definir quais informações são visíveis para todos, quais são visíveis apenas para amigos/seguidores e quais são particulares. O ideal é diminuir ao máximo as informações públicas.

Retire seus dados de sites públicos

É muito comum que façamos cadastros em uma porção de sites que, em pouco tempo, não usaremos mais. Por exemplo, sites de imobiliárias, de compra de ingressos e até mesmo de jogos. Acesse esses sites e remova seu cadastro para evitar que informações como número de telefone, idade e endereço, possam ser acessadas por qualquer um.

Exclua contas antigas

Se você possui contas em redes sociais que não utiliza mais, é melhor excluí-las. É muito provável que ali existam fotos, comentários e outras informações disponíveis a todos.

Mantenha seus softwares atualizados

Isso vale para todos os softwares: navegador, aplicativos e todos os seus dispositivos, como celulares, tablets e computadores. 

Softwares desatualizados podem deixar brechas que cibercriminosos aproveitam para acessar suas informações e dispositivos. Ao atualizar esses softwares, você diminui as vulnerabilidades e protege sua pegada digital.

Conclusão

As pegadas digitais não são necessariamente negativas. O conceito simplesmente descreve o rastro que inevitavelmente deixamos ao usar a internet. O importante é você se manter consciente de que muito do que fazemos online pode ser rastreado. Além disso, não se esqueça: seus dados e informações são um bem que deve ser protegido!

Produção: Equipe de Conteúdo da Perallis Security

Referências:

O que é uma pegada digital? (kaspersky.com.br)
Monitoramento da dark web: especialista explica sua importância e como é feito (thehack.com.br)
Pegada Digital: sorria, você está sendo rastreado! - Blog Comunicarte (conteudoinboundmarketing.com.br)