Você está aqui: Página Inicial / Blog / O papel da gamificação durante o período de isolamento social

O papel da gamificação durante o período de isolamento social

Entenda como a plataforma Hackers Rangers pode aproximar seus colaboradores ao mesmo tempo em que dissemina comportamentos seguros.

Há alguns meses, a grande pergunta era: afinal, quando o período de isolamento social vai terminar? O tempo foi passando e ainda não temos uma previsão concreta a respeito do fim da crise do novo coronavírus (SARS-CoV2). Mas, de qualquer forma, já sabemos que, mesmo após o término da pandemia, muitas empresas passarão a adotar o trabalho remoto de forma definitiva — ou pelo menos apostar em um modelo híbrido.

Sejamos sinceros: o famoso “home office” tem suas vantagens. Para a companhia, o modelo representa economia de recursos e redução de custos com aluguel/manutenção de espaço físico. Para os colaboradores, ele simboliza maior liberdade e tempo livre para seus afazeres pessoais (já que aquelas horas gastas no trânsito ou no transporte público se transformam em mais espaço para produtividade).

Mas nem tudo são flores. Como fica a questão da segurança da informação? Como as empresas podem continuar engajando sua equipe em treinamentos de conscientização com os profissionais espalhados pela cidade, pelo país ou até mesmo pelo mundo?

A resposta está na gamificação — que, além de tornar o processo de aprendizado ainda mais dinâmico, também reaproxima times que costumavam trabalhar fisicamente próximos.

Uma plataforma para todos

Com o Hackers Rangers, seus colaboradores aprendem comportamentos seguros ao mesmo tempo em que interagem entre si dentro de uma plataforma online, acessível em qualquer lugar e dispositivo. Os participantes podem se desafiar em um ranking, trocar conhecimentos e competir de maneira saudável, aprendendo sobre ciberatitudes seguras de uma forma divertida.

Ademais, por ser uma competição de engajamento — e não de conhecimento —, a plataforma gamificada quebra a hierarquia de cargos, não fazendo distinção entre quem é estagiário, quem é pleno e quem é diretor. Estão todos no mesmo barco, aprendendo sobre ameaças cibernéticas e colaborando para um ambiente que seja mais saudável para todos.

Do trabalho para a vida pessoal

Não podemos nos esquecer também de que o aumento de ataques cibernéticos, impulsionado pelo isolamento social, atinge não somente os dados corporativos, mas também o usuário final. Os criminosos sabem que todo mundo está usando plataformas de educação à distância (EAD) para estudar, recorrendo às lojas virtuais para fazer suas compras e consumindo conteúdo online para os momentos de entretenimento e lazer.

Com isso, também cresce a quantidade de riscos à segurança do internauta em isolamento social.

Com o Hackers Rangers, sua empresa passa do nível 2 do Modelo SANS de Maturidade para programas de conscientização (que foca apenas em compliance) e evolui para o nível 3. Nesse estágio, o objetivo é promover uma cultura de segurança que efetivamente muda o comportamento do indivíduo, algo que ele pode carregar para a esfera pessoal e continuar se protegendo mesmo fora do ambiente de trabalho.

Experimente a plataforma gratuitamente durante 15 dias e veja na prática como ela pode te ajudar durante o período de isolamento social!