Você está aqui: Página Inicial / Blog / Golpes com criptomoedas: o que é necessário saber e como estar protegido

Golpes com criptomoedas: o que é necessário saber e como estar protegido

Saiba como reconhecer os diversos tipos de golpes criados para roubar moedas digitais.

O mundo parece ter ficado “cripto louco”. As moedas digitais como Bitcoin, Monero, Ethereum e Dogecoin estão por toda a internet. O valor crescente dessas moedas promete lucros enormes para os investidores (ou melhor, caso invistam antes da queda no preço das moedas). E as “fortunas” formadas pela mineração de criptomoedas têm aspectos semelhantes a corrida pelo ouro que ocorreu na década de 1850. Ou, pelo menos, é isso que muitos, incluindo uma longa lista de golpistas, gostariam que você acreditasse.

Na realidade, se você estiver interessado em criptoativos, o risco de se tornar uma vítima de um golpe é bastante alto. Este é o novo “Wild West” – um mundo sem lei e não regulamentado onde os bandidos muitas vezes têm vantagem. No entanto, as regras comuns para a prevenção de golpes também se aplicam aqui. Tudo o que você lê na internet deve ser cuidadosamente examinado e verificado. Não acredite em exageros, dessa forma você poderá se manter seguro.

Por que os golpes com criptomoedas estão em ascensão?

Os golpistas são velhos mestres em se aproveitar dos acontecimentos atuais e das tendências para enganar suas vítimas. As notícias na imprensa e os posts nas redes sociais são parcialmente responsáveis, já que criam um loop de feedback que só aumenta a histeria sobre as moedas virtuais. O resultado? Entre outubro de 2020 e maio de 2021, nos Estados Unidos, por exemplo, quase 80 milhões de dólares (71 milhões de euros) foram perdidos como consequência de milhares de golpes relacionados com criptomoedas, de acordo com a FTC. No Reino Unido, o número é ainda maior: segundo a polícia, as vítimas perderam mais de 146 milhões de libras esterlinas (172 milhões de euros) nos primeiros nove meses de 2021.

Os golpes com criptomoedas estão em ascensão devido a:

  • Há pouca ou nenhuma regulamentação que rege o mercado de criptomoedas para os investidores, em comparação com o mercado de ações tradicional;
  • O enorme interesse da imprensa faz das criptomoedas um gancho usado com frequência pelos criminosos para lançar campanhas de phishing e golpes em geral;
  • Os altos preços das criptomoedas atraem os usuários que sonham em enriquecer rapidamente;
  • As redes sociais ajudam a amplificar os rumores, reais ou fictícios;
  • Há também o interesse na mineração de criptomoedas por dinheiro, que os golpistas podem usar como um gancho.

Quais são os golpes com criptomoedas mais comuns?

Se você tem dinheiro virtual guardado em uma Exchange de criptomoedas, pode estar em risco. Em inúmeras ocasiões, os golpistas conseguem extrair fundos dessas trocas, às vezes roubando centenas de milhões. Entretanto, as empresas afetadas geralmente prometem recompensar aos clientes. Infelizmente, não existem tais garantias para as vítimas desse tipo de golpe. Caso você caia em um golpe com criptomoedas pode acabar ficando sem dinheiro por muito tempo.

É importante entender como algumas dessas fraudes são realizadas, por isso separamos os golpes mais comuns:

Esquema de Ponzi

Este é um tipo de golpe de investimento em que as vítimas são enganadas para investir em um projeto inexistente ou em um “esquema para ficar rico rapidamente” que, na verdade, acaba enchendo apenas ao bolso dos golpistas. A criptomoeda é ideal para isso, pois os golpistas estão sempre inventando novas e não especificadas tecnologias “de ponta” para atrair investidores e gerar maiores lucros virtuais. Falsificar os dados é fácil quando o dinheiro é virtual.

Pump and dump

Os golpistas incentivam os investidores a comprar criptoativos em projetos de criptomoedas pouco conhecidas, com base em informações falsas. O preço dos ativos aumenta posteriormente e o golpista vende suas próprias ações, obtendo um belo lucro e deixando a vítima com ações sem valor.

Depoimentos falsos de celebridades

Os golpistas sequestram contas de celebridades nas redes sociais ou criam contas falsas, e incentivam os seguidores a investir em esquemas falsos como os que já mencionei. Em um caso, cerca de 2 milhões de dólares foram perdidos para golpistas que até se faziam passar pelo Elon Musk em um endereço de Bitcoin para que o golpe parecesse mais confiável.

Exchanges falsos

Os golpistas enviam e-mails ou postam mensagens nas redes sociais prometendo acesso ao dinheiro virtual armazenado em uma Exchange de criptomoedas. O único inconveniente é que o usuário geralmente tem que pagar uma pequena taxa primeiro. O problema é que a Exchange não existe e seu dinheiro será perdido para sempre.

Aplicativos falsos

Os cibercriminosos falsificam aplicativos de criptomoedas legítimos e os carregam nas lojas de apps. Caso você instalar um desses aplicativos, ele poderá roubar seus dados pessoais e financeiros, ou implantar malware em seu dispositivo. Outros app também podem enganar os usuários para que paguem por serviços inexistentes, ou até mesmo tentar roubar seus logins de carteiras de criptomoedas.

Reproduzido de: Golpes com criptomoedas: o que é necessário saber e como estar protegido | WeLiveSecurity