Você está aqui: Página Inicial / Blog / Golpe do Aviso de Férias: como reconhecer e se proteger desse tipo de fraude?

Golpe do Aviso de Férias: como reconhecer e se proteger desse tipo de fraude?

O Golpe do Aviso de Férias é popular entre criminosos que desejam se passar pelo departamento de recursos humanos da sua empresa; entenda como funciona e conheça algumas práticas para se proteger.

Em uma coisa, podemos concordar: todo mundo merece e gosta de férias, certo? Conforme a data marcada se aproxima, o que mais queremos é deixar tudo organizado e evitar qualquer empecilho diante do já planejado descanso. 

Imagine que você está exatamente nessa situação, em sua última semana de trabalho pré-férias. Então, logo pela manhã, recebe um e-mail que parece ter sido enviado pelo departamento de recursos humanos da empresa em que você trabalha. O assunto? “Confirmação das férias”. 

Você acha estranho, porque a confirmação já tinha sido feita em oportunidade anterior. Mesmo assim, abre a mensagem e encontra uma instrução simples: clique no link abaixo para confirmar o agendamento das suas férias. E então… você clicaria? Se sim, pode ser que você acabe caindo em uma enrascada.  

Como funciona o Golpe do Aviso de Férias

No Golpe do Aviso de Férias, os fraudadores se passam pelo departamento de recursos humanos da empresa em que a vítima trabalha e criam um e-mail falso relacionado às férias desse colaborador. 

Os temas podem ser muitos: um reagendamento urgente, um pedido de confirmação das datas, uma comunicação de que o período informado não foi aprovado… e por aí vai!

Como na grande maioria das fraudes, no Golpe do Aviso de Férias, os criminosos procuram convencer a vítima a clicar em um link e compartilhar informações pessoais e financeiras sensíveis, ou mesmo a fazer o download de um programa malicioso em seu computador.

Em geral, os cibercriminosos exploram a ansiedade natural dos funcionários em relação às suas férias, buscando convencê-los a tomar a ação indicada.

Como se proteger do Golpe do Aviso de Férias?

Para se proteger do Golpe do Aviso de Férias, a sua melhor aliada é a calma e a desconfiança. Antes de prosseguir com qualquer ação, pare e reflita:

  • O endereço de e-mail do remetente da mensagem corresponde àquele comumente usado pela empresa? 

  • O departamento de recursos humanos te informou, em algum momento, da necessidade de confirmação ou possibilidade de reagendamento repentino das férias? 

  • O departamento de recursos humanos costuma enviar comunicações com links ou arquivos para download?

Se a resposta para alguma dessas perguntas for “não”, prefira não tomar ação alguma. Entre em contato com o responsável pelo departamento de recursos humanos por outros canais, seja pessoalmente, via WhatsApp ou via ligação telefônica. 

Caso seja confirmada a falsidade da mensagem, comunique imediatamente o departamento de TI. 

O que as empresas podem fazer para proteger seus colaboradores do Golpe do Aviso de Férias?

Uma das medidas mais eficientes de proteger a sua empresa contra Golpe do Aviso de Férias é investir na conscientização dos seus colaboradores. É o que sempre dizemos: contra os cibercriminosos de plantão, a sua melhor arma é a informação!

O Hacker Rangers é uma plataforma 100% gamificada para criação de cultura de cibersegurança na sua empresa. Isso significa que ensinaremos aos seus colaboradores, de maneira leve e divertida, como identificar e combater o Golpe do Aviso de Férias e muitos outros ataques de phishing! 

Com isso, eles permanecem sempre vigilantes e engajados na missão de proteger a sua empresa contra ataques cibernéticos. Que tal experimentar o poder da gamificação por si mesmo? Acesse hackerrangers.com e teste a plataforma gratuitamente por 15 dias!

Referências:
Golpe do Aviso de Férias: Cuidado com os falsos e-mails do RH (noli.com.br)
Você conhece o golpe do aviso de férias? - Brasiline Tecnologia
Como proteger seus colaboradores de ataques de phishing - Compugraf

Produção: Equipe de Conteúdo da Perallis Security