Você está aqui: Página Inicial / Blog / Golpe do Álbum da Copa: descubra como funciona e como se proteger

Golpe do Álbum da Copa: descubra como funciona e como se proteger

Cibercriminosos se aproveitam da euforia popular com relação à Copa do Mundo de 2022 para disseminar fraudes; conheça o golpe do álbum da Copa, que tem circulado principalmente pelo WhatsApp.

Não é novidade que os cibercriminosos tendem a se aproveitar de novidades e momentos de euforia popular para aplicar seus golpes. Esse é o caso do golpe do álbum da Copa pelo WhatsApp.

Vamos entender como esse golpe funciona e como se proteger!

Como funciona o golpe do álbum da Copa

O golpe começa por uma mensagem no WhatsApp, que pode ser enviada até mesmo por um amigo, um familiar ou outras pessoas em quem você confia, que também tenham sido vítimas do golpe.

Nessa mensagem, o golpista alega que você foi selecionado para participar de um sorteio exclusivo, cujo prêmio é um álbum da Copa do Mundo 2022 + 400 figurinhas, tudo de graça. Acompanhado da mensagem, está um link malicioso, que direciona o usuário para um site falso ou para fazer o download de um app fraudulento. Acompanhado da mensagem, está um link que direciona o usuário para um site malicioso ou para fazer o download de um app fraudulento.

O usuário, então, acessa o site ou baixa o app em questão e segue os passos indicados para poder participar da promoção — geralmente, responder a algumas perguntas ou fazer um cadastro. Logo depois, a página fraudulenta simula um sorteio falso e mostra que a pessoa ganhou o tão desejado prêmio! Porém, para recebê-lo, é preciso compartilhar o sorteio com vários contatos via WhatsApp e, então, fornecer uma série de informações pessoais para o suposto envio dos produtos. 

É assim que os golpistas roubam os dados das vítimas e estimulam a propagação do golpe.

Por que esse golpe se espalhou tanto?

Existem duas razões principais que explicam por que esse golpe tem se espalhado tão rapidamente. 

Uma delas é que a copa está se aproximando, e o interesse em completar o álbum está muito em alta. Ou seja, o golpe ganha força por conta da oportunidade de conseguir o prêmio oferecido.

A segunda razão, é claro, é a própria dinâmica do golpe. Como mencionamos anteriormente, para receber o prêmio, a vítima obrigatoriamente precisa compartilhar o sorteio via WhatsApp. E não é só para um contato, não. A vítima precisa divulgar a promoção para 5 grupos ou 20 contatos. É assim que o link malicioso é espalhado progressivamente para cada vez mais pessoas.

Como evitar golpe do álbum da copa

  • Se receber qualquer tipo de sorteio ou premiação via WhatsApp, pesquise se a promoção é verdadeira. Acesse o site oficial da empresa mencionada antes de tomar qualquer atitude.

  • Não forneça informações pessoais ou realize pagamentos em sites ou apps sem ter certeza de que a página é segura e autêntica.

  • Também é importante não compartilhar o conteúdo, caso não tenha certeza de que ele é verídico.

  • Não baixe apps desconhecidos, principalmente se a instalação foi indicada por uma pessoa via WhatsApp. Para garantir, ignore a mensagem e procure pelo site oficial do desenvolvedor para verificar se o app é confiável.


Produção: Equipe de Conteúdo da Perallis Security

Referências: 

Golpe com álbum de figurinhas da Copa circula pelo WhatsApp | WeLiveSecurity
Golpe no WhatsApp promove álbum de futebol de graça (kaspersky.com.br)