Você está aqui: Página Inicial / Blog / Gamificação para um negócio seguro: conheça 3 benefícios do Hacker Rangers, a plataforma gamificada para conscientização em cibersegurança e LGPD

Gamificação para um negócio seguro: conheça 3 benefícios do Hacker Rangers, a plataforma gamificada para conscientização em cibersegurança e LGPD

Orientar os colaboradores a respeito das boas práticas de proteção de dados é uma das exigências da LGPD; entenda por que a gamificação é a sua melhor aliada nesse processo.

É inegável que uma estratégia de proteção de dados eficiente anda lado a lado com a conscientização dos colaboradores da empresa com relação à segurança cibernética. Não é à toa que a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais destaca a importância da orientação dos funcionários a respeito das boas práticas relacionadas à proteção das informações.

E, se você é a pessoa responsável pela elaboração da estratégia de proteção de dados na sua empresa, você sabe como é difícil escolher a metodologia e os materiais adequados para que o projeto seja bem-sucedido diante de prioridades tão amplas.

Imagine como seria mais fácil se existisse uma solução que te oferecesse tudo o que você precisa para iniciar agora mesmo a missão de treinar a sua equipe sobre como lidar com informações corporativas e dados de clientes, parceiros e fornecedores com segurança? Então, pode ficar tranquilo(a), porque o Hacker Rangers existe!

O Hacker Rangers é uma plataforma especializada na educação do fator humano em segurança da informação e LGPD. Por meio da gamificação e do nanolearning, os colaboradores da sua empresa aprendem a adotar uma postura segura no mundo online e offline durante toda a jornada de trabalho — e também fora dela!

Confira 3 benefícios que o Hacker Rangers oferece para a sua empresa:

Gamificação na veia, motivação no sangue

O principal pilar da Hacker Rangers é a gamificação, ou seja, a arte de aplicar os elementos típicos de jogos em contextos que, em um primeiro momento, podem não parecer tão divertidos assim. 

Os treinamentos tradicionais costumam se limitar a uma operação extremamente mecânica e maçante, como uma palestra de duas horas ou uma cartilha de cinquenta páginas, que acaba entediando os colaboradores nos primeiros cinco minutos.

No Hacker Rangers, a banda toca de uma forma diferente. Para aprender a manter a empresa protegida, os seus funcionários participam de uma competição amigável no formato de temporadas. 

A cada minimissão concluída, o colaborador é reconhecido com uma medalha diferente, um upgrade de patente e classificações mais altas no ranking, de modo que continue sempre motivado e engajado no processo de aprendizagem sobre cibersegurança. 

Não tem nada melhor — e mais eficiente — do que aprender enquanto se diverte, não é mesmo?

Nanolearning: revolucionando o processo de aprendizagem

De acordo com alguns estudos, o tempo em que os seres humanos conseguem se manter concentrados em uma apresentação é de no máximo 18 minutos. 

Exigir que os colaboradores assistam a uma palestra de duas horas ou leiam uma cartilha de cinquenta páginas não vai manter a sua empresa protegida. Afinal, em questão de poucos minutos, as equipes perderão o foco e se esquecerão completamente do que estão aprendendo.

É por isso que o Hacker Rangers usa a metodologia nanolearning, na qual todos os conteúdos educativos são fornecidos em pequenas doses: assistir a um vídeo curto, responder a um quiz ou completar um desafio-relâmpago. No Hacker Rangers, não é preciso mais do que 5 minutos para concluir cada uma dessas tarefas.

Assim, os colaboradores têm tempo hábil para se concentrar totalmente no que estão aprendendo e reter muito mais conhecimento do que com treinamentos tradicionais.

Muito além do compliance: criando uma cultura de proteção de dados

Mais do que aprender boas práticas de segurança cibernética, é preciso que os colaboradores as apliquem diariamente. O cibercrime não tira férias, e, para que a sua empresa se mantenha protegida, a conscientização dos colaboradores também não pode parar. 

Com o Hacker Rangers, a educação da sua equipe em cibersegurança se torna um processo contínuo, garantindo a construção de uma cultura de proteção de dados na sua empresa. 

Com isso, os hábitos seguros formam parte do cotidiano de cada colaborador, e eles se transformam em verdadeiros heróis e heroínas que lutam na linha de frente para proteger a organização de ataques cibernéticos.

Um programa de conscientização em cibersegurança é a melhor defesa contra ataques cibernéticos

Proteger redes, dados e aplicações é, sim, muito importante. Mas ainda mais importante é ensinar os seres humanos que interagem com eles. Afinal, 9 a cada 10 ataques cibernéticos contra empresas estão direcionados a pessoas, e não a sistemas de segurança de TI. Usuários preparados para reconhecer as ameaças cibernética tornam-se a principal barreira contra possíveis ataques. 

E quer saber a melhor parte? O retorno sobre o investimento (ROI) de um programa de conscientização em cibersegurança pode chegar a 69% para empresas pequenas e 562% para empresas médias e grandes. 

No final das contas, é muito mais barato investir na conscientização dos seus colaboradores do que remediar os danos causados por um ataque cibernético.

Vivencie o poder da gamificação

Que tal implementar um programa de conscientização eficiente, divertido e interativo na sua empresa? Viva a experiência da gamificação na própria pele. Acesse hackerrangers.com e teste o Hacker Rangers gratuitamente por 15 dias!