Você está aqui: Página Inicial / Blog / Conheça os três principais erros dos internautas na hora de fazer backups

Conheça os três principais erros dos internautas na hora de fazer backups

Embora criar cópias de segurança de seus arquivos e documentos importantes seja uma prática bastante antiga, ainda existem internautas que cometem erros crassos durante tal procedimento. Listamos os três principais para você não dar bobeira!

Backup. Conhecido também em português como “cópia de segurança”, esse é um termo que usamos há muito tempo, quando o crime cibernético nem era tão comum e presente em nossa realidade quanto nos dias de hoje.

Há algumas décadas, as máquinas e os dispositivos de armazenamento não eram tão confiáveis quanto os que usamos atualmente, e um simples deslize poderia queimar o seu disco rígido, destruindo uma série de informações importantes. Por isso, era comum usarmos CDs e pen drives para guardar nossos preciosos dados.

Hoje em dia, o backup continua sendo uma prática de segurança essencial tanto na esfera pessoal quanto na corporativa, já que os crimes cibernéticos vêm crescendo de maneira vertiginosa. Por exemplo, caso você ou a sua empresa sejam vítimas de um malware que sequestra todas as informações do computador, a melhor opção para não perder completamente o acesso a esses dados é contar com a recuperação dos registros perdidos por meio de backups.

Porém, por mais antiga que seja a prática, ainda é comum encontrar internautas que cometem equívocos na hora de criar cópias de segurança. Pensando nisso, decidimos listar três erros que você pode estar cometendo ao fazer backups — e como corrigi-los! 

Configurações errôneas

Hoje em dia, não podemos considerar CDs e pen drives como mídias confiáveis para guardar cópias de segurança. A melhor opção, é claro, são os serviços de armazenamento na nuvem. Afinal, com eles, qualquer pessoa pode guardar backups em servidores remotos e acessá-los a partir de qualquer lugar. 

Porém, um erro muito comum é não se atentar às configurações corretas de privacidade e proteção da nuvem. Configure uma senha forte para a sua conta, habilite a autenticação em dois fatores e monitore regularmente os acessos concedidos às suas pastas e documentos, para garantir que ninguém além de você — e das pessoas que você confia — consiga ver as suas cópias de segurança.

Errar a periodicidade e a amplitude

Ao desenhar sua estratégia de backup, é importante se atentar a dois fatores. O primeiro é a periodicidade. Os backups serão feitos automaticamente? De quanto em quanto tempo? Uma vez por semana? Uma vez por dia? A cada hora? De forma instantânea? Ninguém melhor para definir tal intervalo do que o próprio usuário, mas é importante contar com pelo menos uma criação de cópias de segurança semanal.

Além disso, para quais arquivos você criará um backup? O computador inteiro? Apenas uma pasta que contém documentos críticos? Esse item também deve considerar o espaço de armazenamento que você possui para guardar as cópias de segurança e o consumo de internet que você está disposto a gastar.

Não fazer backups

Isso não é nem um erro, é um pecado! Com tantas opções disponíveis no mercado, confiar seus documentos críticos em um só local com certeza não é a melhor opção. Não espere ser vítima de um malware ou sofrer um acidente virtual! Escolha já o seu serviço predileto e configure backups automáticos seguindo as dicas anteriores.

Produção: Equipe de Conteúdo da Perallis Security