Você está aqui: Página Inicial / Blog / Como proteger a webcam contra acessos indevidos? Dicas práticas!

Como proteger a webcam contra acessos indevidos? Dicas práticas!

Se você passa bastante tempo na frente do computador, com certeza já se perguntou sobre a segurança da sua webcam; aprenda algumas dicas práticas para proteger a sua câmera!

Se você passa bastante tempo na frente do computador, com certeza já se perguntou sobre a segurança da sua webcam. Afinal, proteger a webcam significa proteger a privacidade, certo? 

Neste texto, você vai entender como as invasões de webcam realmente funcionam e como proteger sua câmera no dia a dia!

Criminosos conseguem invadir webcams?

Infelizmente, a resposta é sim. A invasão acontece através de programas de acesso remoto (RAT, em inglês), que dão acesso total ou parcial do seu computador a um criminoso. 

A motivação dos cibercriminosos que praticam esse tipo de crime pode ser capturar imagens da vítima e cobrar uma recompensa para não divulgá-las online, mas também pode ser descobrir informações confidenciais e roubar documentos armazenados no dispositivo.

A luz da webcam está apagada. Posso ficar tranquilo?


É possível acessar a webcam sem acender a luz que indica o uso. Quando um invasor acessa seu dispositivo, consegue desligar essa luz e ligar sua câmera sem levantar suspeitas. 

Então, como se proteger desse cibercrime?

Aprenda a proteger sua câmera contra invasores!

Mantenha a câmera desativada quando não estiver usando

Essa é a forma mais simples de evitar invasores e espiões. Se o dispositivo não for integrado, deixe-o desconectado. Mas se a webcam for integrada ao notebook, você pode desativá-la através das configurações do sistema operacional.

Confira quais programas têm acesso à webcam

Já que os cibercriminosos conseguem acessar a câmera mesmo com o sinal luminoso desligado, é importante conferir se nenhum programa está usando sua webcam silenciosamente. Acesse o gerenciador de dispositivos do seu computador e verifique quais apps têm acesso à câmera.

Mantenha os programas atualizados

Programas desatualizados podem ser portas de entrada para vírus e outros malwares. Em geral, as atualizações corrigem falhas e brechas de segurança, mantendo sua webcam e seu computador mais seguros.

Cuidado com links e apps suspeitos

Por trás de um link ou app não confiável, podem existir programas maliciosos que serão usados para acessar a sua câmera. Não clique em links suspeitos e baixe aplicativos apenas de lojas oficiais.

Cobrir a webcam é válido?

Sim! Afinal, caso sua câmera esteja coberta, mesmo que um criminoso consiga acessá-la, não conseguirá capturar nenhuma imagem sua. 

Conclusão

Seguindo essas dicas e boas práticas que indicamos aqui, você fica muito mais seguro e protege sua webcam contra cibercriminosos!

Produção: Equipe de Conteúdo da Perallis Security

Referências: 

Como saber se alguém está te espionando através de sua webcam? | WeLiveSecurity
Seis dicas para evitar que hackers usem a câmera do seu PC para espionar | Computadores | TechTudo
6 Dicas valiosas para Proteger a sua Webcam e a sua privacidade - TecheNet