Você está aqui: Página Inicial / Blog / Como organizar sua vida digital pode te proteger de riscos cibernéticos?

Como organizar sua vida digital pode te proteger de riscos cibernéticos?

Já parou para pensar que aquela conta antiga, esquecida há anos, pode expor dados preciosos que são usados por cibercriminosos para criar golpes sofisticados de engenharia social? Uma “faxina” digital pode lhe salvar de um sufoco!

No mundo conectado de hoje, nossa presença digital é uma extensão de nós mesmos. A cada dia que passa, nos cadastramos em diferentes aplicativos, redes sociais e sites de aquisição de produtos ou serviços. E a verdade é que, na maioria das vezes, bastam poucos dias para que nem nos lembremos mais da conta criada naquela plataforma, seja por desinteresse ou até mesmo puro esquecimento.

Com tantas plataformas dedicadas a  diferentes finalidades, é realmente muito fácil perder o controle dos nossos rastros digitais. No entanto, é crucial que cada um de nós assuma a responsabilidade de organizar nossa vida online, protegendo nossa privacidade e segurança.

O primeiro passo: faxina digital

Como primeiro passo, se programe para limpar periodicamente os seus perfis na internet. Questione-se sobre quais serviços e plataformas você usa regularmente e quais contas estão abandonadas há tempos. Identifique e exclua os perfis desnecessários para diminuir o número de potenciais exposições. 

Afinal, não apenas as informações presentes em perfis que você acessa regularmente, mas também aquelas presentes em perfis abandonados, podem ser usadas para criar um phishing altamente customizado. 

E depois?

Escolheu quais plataformas você deseja manter? Então, é hora de revisar as configurações de privacidade de todas as suas contas, mesmo aquelas que você usa com menos frequência. 

Ajuste-as para garantir que apenas pessoas confiáveis tenham acesso às suas publicações, fotos e outros conteúdos. Além disso, procure não compartilhar detalhes excessivos da sua vida pessoal, muito menos informações que podem ser consideradas sensíveis.

E, quando o assunto é organização digital, precisamos ir além de criar senhas complexas para as nossas contas: é preciso investir em um bom gerenciador de senhas. Eles ajudam muito na hora de gerir as suas credenciais de forma adequada, garantindo que seja mais fácil criar combinações únicas para cada conta. Afinal, você não precisará ficar recordando a senha sempre que for acessar um perfil.

Indo um pouco mais a fundo

Quer se aprofundar ainda mais e realizar configurações avançadas? Ótimo! Revise periodicamente as permissões concedidas aos aplicativos em seu dispositivo móvel ou computador. Alguns softwares podem solicitar acesso a informações pessoais desnecessárias. Nesses casos, é importante sempre se certificar de conceder apenas as permissões essenciais e confiáveis para proteger a sua privacidade.

Também não se esqueça dos cookies, que são pequenos trechos de códigos armazenados pelos sites que visitamos e podem rastrear nossa atividade online. Configure, em seu navegador, as suas preferências de cookies para evitar um eventual rastreamento indesejado.

Organizar sua vida digital é fundamental para se manter protegido no meio online. Ao revisar suas contas regularmente, controlar o conteúdo das suas redes sociais, gerenciar senhas e verificar permissões de aplicativos, você pode reduzir significativamente os riscos de ser vítima de um golpe digital.

Produção: Equipe de Conteúdo da Perallis Security