Você está aqui: Página Inicial / Blog / Como impedir ataques cibernéticos semelhantes ao do TikTok

Como impedir ataques cibernéticos semelhantes ao do TikTok

Como relata pesquisa da Check Point, hackers usavam recurso de "enviar um texto do TikTok" pelo próprio aplicativo

A empresa Check Point Researchde, especializada em segurança cibernética, publicou recentemente um artigo sobre as vulnerabilidades do aplicativo TikTok, que possibilitou hackers acessarem contas de alguns usuários. A plataforma corrigiu os problemas, mas a maneira como esses ataques foram feitos oferece uma oportunidade de aprendizado. Ao receber mensagens, aparentemente, de um serviço, o usuário deve estar atento e considerar o intuito da notificação.

Como relata a pesquisa da Check Point, os hackers usavam o recurso de "enviar um texto do TikTok", pelo próprio TikTok, para mandar mensagens aos usuários. Em teoria, as mesmas pareciam vir realmente do aplicativo, e ainda tinham o mesmo formato de escrita da plataforma, como: "Faça o download do TikTok para começar a assistir", que o usuário recebe normalmente. 

Os cibercriminosos interceptaram a solicitação de mensagem original e modificaram o hiperlink enviado, permitindo as seguintes ações: adição ou exclusão de vídeos da conta de um usuário, alterar a privacidade dos vídeos de um usuário, ou recuperar informações da conta de um usuário, como endereço de e-mail, data de aniversário ou informações de pagamento.

Moral da história

Sempre que o usuário receber uma mensagem de alguma pessoa, empresa, serviço ou outra coisa, solicitando algo, o conteúdo deve ser avaliado com calma, questionando sempre o intuito da notificação. Para ajudar, confira algumas reflexões válidas para estas situações:

Houve alguma solicitação anterior e a mensagem é uma resposta à solicitação? Está tudo certo.

A mensagem apareceu do nada? O usuário deve desconfiar.

A mensagem apareceu do nada e está pedindo para fazer algo, como baixar um arquivo ou clicar em um link? O usuário deve desconfiar e não realizar o solicitado.

A mensagem apareceu do nada e está pedindo confirmação de detalhes sobre vida pessoal ou conta? O usuário deve desconfiar e não realizar o solicitado.

Ao receber um link em qualquer lugar, o usuário deve ser cauteloso. Para verificar a veracidade do conteúdo, basta passar o mouse por cima para confirmar a existência de URL ou domínio de aparência razoável. O indivíduo deve considerar copiar o link e colá-lo em uma aba anônima ou privada do navegador, apenas para conferir se o mesmo está cheio de sequências desnecessárias, baseadas em um domínio desconhecido, ao invés de apenas um nome de domínio padrão.