Você está aqui: Página Inicial / Blog / Como identificar perfis falsos nas redes sociais?

Como identificar perfis falsos nas redes sociais?

Para identificar perfis falsos nas redes sociais, você precisa ficar de olho nas fotos de perfil, número de seguidores e qualidade dos conteúdos publicados; confira algumas dicas para se proteger de fraudadores.

É praticamente impossível imaginarmos a nossa vida social sem as redes sociais, não é mesmo? Entretanto, ao navegar nas redes, é preciso ter cuidado e saber identificar perfis falsos, contas genéricas criadas ou clonadas por pessoas mal-intencionadas para se esconder atrás do anonimato ou da identidade de outra pessoa. Além disso, contas falsas podem ser muito parecidas com contas oficiais e verificadas, utilizando, inclusive, o logo de empresas ou marcas.

Assim, os perfis falsos podem ser usados para manipular a opinião pública, atacar perfis anonimamente ou até mesmo cometer estelionato. 

Agora que você já sabe disso, vamos explorar maneiras práticas de identificar perfis falsos nas redes sociais.

Como identificar perfis falsos nas redes sociais?

1) Fotos do perfil

Perfis falsos muitas vezes usam imagens genéricas, retiradas da internet ou de bancos de imagens. Então, faça uma pesquisa reversa da foto, utilizando ferramentas online para verificar se ela aparece em outros contextos. Caso a imagem seja encontrada em vários lugares, pode ser um indicativo de fraude.

2) Número de seguidores do perfil 

Se um perfil tiver um número muito baixo de seguidores e seguir um número de contas extremamente alto, pode se tratar de um perfil falso. Por outro lado, perfis que possuem um alto número de seguidores sem explicação aparente, também podem ser falsos. 

3) Atividade do perfil 

Atente-se à data de criação do perfil e à interação com outras contas, avaliando a quantidade de posts e comentários. Tenha em mente que perfis falsos frequentemente compartilham conteúdo genérico ou repetitivo.

4) Informações de perfil inconsistentes

Verifique se as informações fornecidas, como localização, emprego e histórico educacional fazem sentido e são coerentes entre si. Perfis falsos muitas vezes deixam lacunas ou fornecem detalhes vagos para não serem facilmente identificados.

5) Qualidade do conteúdo do perfil

Analisar a qualidade do conteúdo pode revelar muito sobre a autenticidade de um perfil, visto que os perfis falsos muitas vezes utilizam linguagem genérica, que não soa natural, além de conter erros gramaticais frequentes. Também é importante manter-se atento ao conteúdo publicado, pois pode ser enganoso e apresentar links falsos.

Quais são os riscos relacionados aos perfis falsos?

Perfis falsos nas redes sociais podem prejudicar os usuários através de diversas maneiras, como, por exemplo: 

  • Catfishing: golpe no qual o cibercriminoso usa fotos de terceiros para criar perfis falsos em redes sociais ou em sites de namoro a fim de buscar uma vítima com o objetivo de estabelecer laços estreitos com ela para ganhar sua confiança. Assim, o criminoso consegue extorquir a vítima financeiramente ou roubar suas informações confidenciais.
  • Danos psicológicos e emocionais: perfis falsos costumam ser usados para atacar, expor e perseguir uma pessoa em específico, seja ela uma pessoa pública ou não. Além disso, pessoas que tiveram suas contas, imagens e informações roubadas e usadas para  golpes cometidos em seu nome, também podem ser vítimas de perseguição devido a crimes que não cometeram.
  • Disseminação de fake news: trata-se do uso de perfis falsos para viralizar ou divulgar informações falsas com o objetivo de manipular a opinião pública. Essas informações também podem ser usadas com o objetivo de atrair vítimas para que cliquem em um link e instalem um vírus em seu dispositivo. 
  • Estelionato: criminosos usam perfis falsos para fingir serem vendedores, fazendo anúncios falsos com o objetivo de vender produtos que não existem.

Como podemos denunciar perfis falsos?

Se você suspeitar que um perfil é falso, clique na conta, encontre o ícone chamado “denúncia”, sinalize que se trata de um perfil falso e clique em “denunciar”. Dessa forma, você protegerá seus dados pessoais dos ataques de cibercriminosos e poderá aproveitar as redes sociais com muito mais segurança e tranquilidade!

Produção: Equipe de Conteúdo da Perallis Security