Você está aqui: Página Inicial / Blog / Como garantir a segurança digital durante live streamings

Como garantir a segurança digital durante live streamings

Para se proteger em live streamings, é preciso tomar cuidado com alguns detalhes; veja dicas para criadores de conteúdo e espectadores.

A segurança digital é uma preocupação crescente em todas as áreas da internet, e as transmissões ao vivo não são exceção. Seja você um criador de conteúdo ou um espectador participando de uma live, é fundamental estar ciente dos riscos de segurança e saber como se proteger. 

Riscos para os criadores de conteúdo

Os criadores de conteúdo enfrentam vários riscos de segurança durante as transmissões ao vivo. Aqui estão alguns dos mais comuns:

  • Exposição de informações pessoais: elementos do cenário ou arquivos presentes na tela sendo compartilhada podem revelar informações confidenciais como localização, nome completo e interesses particulares. Com isso, pessoas mal-intencionadas têm mais ferramentas para prejudicar o criador de conteúdo em questão. 
  • Invasões de conta: a invasão de contas de transmissão pode levar à manipulação do conteúdo transmitido e à disseminação de informações falsas ou prejudiciais, comprometendo a reputação do transmissor. Essa invasão costuma ocorrer através de ataques de phishing direcionados, em que o objetivo é fazer o criador de conteúdo baixar malware clicando em um link ou baixando um anexo.
  • Doxxing: é a prática de revelar informações pessoais sobre alguém na internet sem o consentimento dessa pessoa, com o intuito de prejudicá-la. Para os streamers, essa exposição de dados pode incluir informações como endereço residencial, número de telefone e até mesmo dados bancários.
  • Assédio: infelizmente, o assédio é comum em muitas plataformas de transmissão ao vivo, podendo variar desde comentários ofensivos até ameaças mais sérias.
  • Ataques DDoS: um ataque DDoS (Distributed Denial of Service) visa sobrecarregar a conexão de internet do streamer, causando interrupções na transmissão e prejudicando seu trabalho.

Medidas de proteção para criadores de conteúdo

Organização prévia do ambiente físico e digital: 

Antes de começar uma live, certifique-se de que não há nada particular visível no enquadramento de sua câmera. Cheque, por exemplo, documentos, notas fiscais, cartões de crédito e até mesmo uniformes ou objetos com logos que podem revelar sua localização. Se for compartilhar sua tela, deixe apenas os aplicativos e abas essenciais abertos e tenha cuidado ao abrir pastas ou, até mesmo, exibir sua área de trabalho.

Cuidado com o phishing:

É muito comum que cibercriminosos enviem mensagens para criadores de conteúdo fingindo ser marcas famosas interessadas em patrocinar o canal ou oferecendo produtos e serviços para divulgação. Desconfie de ofertas boas demais para ser verdade e sempre pesquise bastante antes de aceitar um patrocínio.

Controle de comentários e interações:

É recomendável que os transmi:ssores selecionem pessoas para moderar e controlar os comentários durante as transmissões. Dessa forma, você mantém o chat seguro contra envio de links maliciosos, assédio e outros tipos de comentários maliciosos.

Medidas de proteção para todos os usuários de plataformas de streaming

Denuncie comportamento abusivo:

Sempre que encontrar um usuário ou streamer fazendo comentários ofensivos ou criminosos, é importante que você denuncie para que a plataforma investigue o caso.

Evite clicar em links e escanear QR codes:

Tanto os streamers quanto outros usuários devem estar cientes dos riscos de phishing, evitando clicar em links suspeitos e escanear QR codes. Sempre verifique a autenticidade das fontes e use um antivírus confiável.

Autenticação de dois fatores (2FA):

Implementar a autenticação de dois fatores e usar senhas fortes nas contas é muito importante para impedir o acesso não autorizado, evitando que suas contas sejam invadidas.

Conclusão

A segurança digital durante as transmissões ao vivo e streamings é uma preocupação importante para os criadores de conteúdo, como também para os espectadores. Ao estar ciente dos riscos e tomar medidas para se proteger, você pode garantir uma experiência de transmissão ao vivo mais segura e agradável para todos.

Produção: Equipe de Conteúdo da Perallis Security