Você está aqui: Página Inicial / Blog / Como adicionar senha no chip do seu celular e por que isso é importante?

Como adicionar senha no chip do seu celular e por que isso é importante?

Adicionar senha no chip do seu celular é uma importante medida de segurança para dispositivos móveis, ainda que seja negligenciada por muitos internautas; confira o passo a passo!

O que é a senha do chip e como funciona?

A senha do chip é um código numérico de quatro dígitos que bloqueia o acesso à rede da operadora. Ou seja, sem digitar a senha correta, não é possível usar o celular para fazer ou receber ligações, enviar ou receber mensagens e navegar na internet usando dados móveis (3G, 4G ou 5G).

Normalmente, para ativar essa funcionalidade é necessário usar a senha definida pela operadora, que pode ser encontrada no cartão que acompanha o cartão SIM. Para aumentar o nível de segurança, é recomendável alterá-la para uma combinação de sua preferência. Dessa forma, você dificulta que alguém mal-intencionado utilize seu número sem sua autorização. 

Porém, lembre-se que quando você ativar a senha do chip, ela passará a ser solicitada sempre que o celular for ligado ou reiniciado. Além do mais, tenha certeza de escolher uma senha fácil de lembrar, porque depois não será possível redefini-la. 

Se a senha for digitada incorretamente três vezes seguidas, o chip será bloqueado e será necessário digitar outro código, chamado de PUK (Personal Unblocking Key), para desbloqueá-lo. O PUK também vem informado no cartão da operadora e tem oito dígitos. Se o PUK for digitado incorretamente dez vezes seguidas, o chip será bloqueado permanentemente e será preciso solicitar um novo cartão SIM à operadora.

Por que usar a senha do chip?

Usar a senha do chip é uma forma de aumentar a sua segurança digital, pois impede que pessoas não autorizadas usem o seu número em caso de perda ou roubo do aparelho. Assim, pessoas mal intencionadas com acesso ao seu chip não poderão enviar mensagens ou fazer ligações enganosas para seus contatos fingindo ser você.

Ou seja, quando ativada, a senha funciona como uma camada extra de proteção para seu chip. Isso pode ser especialmente importante se você tiver um plano pós-pago ou controle, que tem um limite mensal de consumo do qual uma pessoa mal intencionada poderia se aproveitar.

Ela também pode ser útil para evitar que o criminoso tenha acesso às suas informações de contato. Dessa forma, adicionar uma senha pode ser uma vantagem se você quiser preservar a sua privacidade e proteger seus dados.

Como ativar a senha do chip no Android?

O processo para ativar a senha do chip no Android pode variar um pouco dependendo da marca e modelo do aparelho, mas em geral segue os seguintes passos:

  • Abra as Configurações do celular;
  • Toque na opção de Segurança e Privacidade ou Biometria e Segurança;
  • Toque na opção de Configurar bloqueio do SIM ou Outras configurações de segurança;
  • Toque na opção de Bloquear cartão SIM ou Bloquear chip;
  • Ative a chave ao lado da opção;
  • Digite o PIN padrão da sua operadora ou uma combinação de sua preferência e toque em OK.

Como ativar a senha do chip no iOS?

O processo para ativar a senha do chip no iOS é mais simples e segue os seguintes passos:

  • Abra o aplicativo de Ajustes do celular;
  • Toque na opção Celular;
  • Toque na opção PIN do SIM;
  • Ative a chave ao lado da opção;
  • Digite o PIN padrão da sua operadora ou uma combinação de sua preferência e toque em OK.

Conclusão

Ativar a senha do chip é uma forma simples e eficaz de proteger o seu número de celular  contra pessoas mal-intencionadas em caso de perda ou roubo do aparelho. Com a senha do chip, você evita que pessoas não autorizadas usem o seu plano de dados, voz e SMS, aumenta a sua segurança e protege seus contatos contra tentativas de golpe usando seu número.

Produção: Equipe de Conteúdo da Perallis Security