Você está aqui: Página Inicial / Blog / Cibersegurança em locais públicos: por que é importante?

Cibersegurança em locais públicos: por que é importante?

A segurança cibernética é um tema importante não apenas dentro, mas também fora da empresa; confira algumas dicas de como proteger suas informações em locais públicos.

Você consegue se lembrar quantas vezes você saiu com seu crachá para almoçar? Acessou a internet gratuita de um restaurante? Ou discutiu assuntos de trabalho com seus colegas em um lugar público? Pois é, a verdade é que os cuidados com as informações devem ser mantidos  dentro e fora do trabalho, já que você nunca sabe quem pode estar esperando a oportunidade perfeita para conseguir informações valiosas sobre a sua empresa. 

Além disso, com a popularização do trabalho remoto, muitas pessoas passaram a trabalhar em outros lugares além da própria casa: quartos de hotel, cafés, coworkings, parques e assim por diante. Atualmente, qualquer lugar com uma rede de internet e uma tomada pode ser usado como escritório.

É claro que poder acessar a internet em qualquer lugar traz grandes vantagens, como poder responder um e-mail na hora, resolver problemas urgentes por meio de mensagens, entre outros – mas nem tudo são flores. Apesar de ser muito mais prático responder e-mails de trabalho acessando o Wi-Fi gratuito no transporte público ou discutir assuntos de trabalho na hora do almoço com os colegas, você pode estar colocando as suas informações e dispositivos em risco. 

Confira abaixo algumas das boas práticas mais importantes de cibersegurança em locais públicos para proteger tanto as suas informações quanto as da empresa!

Redes Wi-Fi públicas

O ideal é evitar ao máximo usar redes Wi-Fi públicas, mas caso seja realmente necessário, não se esqueça de seguir estas dicas:

É importante manter seus dispositivos e softwares atualizados, e isso vale tanto para o antivírus quanto para todos os softwares e aplicativos instalados no dispositivo, como o seu navegador. Isso impedirá que vulnerabilidades conhecidas sejam exploradas por cibercriminosos enquanto você estiver conectado.

Acesse apenas sites com protocolo HTTPS e evite fazer login em qualquer conta enquanto estiver conectado a uma rede Wi-Fi pública. Se realmente precisar acessar sua conta do banco, por exemplo, é muito mais seguro usar dados móveis para evitar que sua conta seja invadida.

Desative a conexão automática. Assim, você tem certeza de que seus dispositivos não se conectarão novamente a redes que você já acessou ou a uma rede desconhecida sem que você perceba. 

Caso seja realmente urgente e sua única opção é usar uma rede Wi-Fi pública, use uma VPN, já que elas criptografam todos os dados que saem do seu dispositivo. 

Cuidado com quem está ao seu redor

Vai montar um relatório importante? Tem uma apresentação comercial cheia de dados para compartilhar com seu cliente? Precisa enviar uma mensagem para seu colega sobre um projeto? Tome cuidado com quem está ao redor.

Em um ambiente público, não temos controle sobre quem está a nossa volta nem quais suas intenções. Portanto, evite lidar com informações confidenciais nesses contextos. Se não tiver outro jeito, busque um local onde sua tela não ficará visível.

Seja cauteloso no transporte de equipamentos de trabalho

Os cuidados com equipamentos da empresa devem começar antes mesmo de você ligá-los. Use as proteções indicadas pela empresa ao usar notebooks, celulares e outros dispositivos em público.

Nunca deixe dispositivos visíveis no carro – nesses casos, o porta-malas costuma ser sua melhor opção para evitar pessoas mal-intencionadas. Cuidado também para não guardá-los em lugares de fácil acesso e fora do seu campo de visão, como no bolso da calça ou em uma mochila.

Não converse sobre temas sensíveis da empresa em público

Um bate-papo descontraído com um colega de trabalho sobre planos e estratégias de sua empresa pode ser ouro para alguém que esteja nas proximidades com os ouvidos bem atentos. Tome cuidado ao tratar de assuntos profissionais em elevadores, halls, copas e outros locais de uso comum.

Fique atento também ao que fala durante as reuniões remotas e em ligações. Prefira usar um fone de ouvido e busque locais reservados sempre que for tratar de temas delicados.

A internet também é um local público!

Já estamos tão acostumados com as redes sociais, aplicativos e plataformas de conteúdo, que às vezes até esquecemos que a internet funciona como uma praça pública e tudo que postamos nela pode ser acessado por muitas outras pessoas. 

Alguns dos principais cuidados a tomar para se manter seguro nessa enorme praça chamada internet são: 

  • Evitar divulgar sua localização atual em redes sociais.

  • Analisar com cuidado com o que aparece no fundo de suas fotos! Papéis sobre a mesa, post-its e a tela do computador podem revelar informações confidenciais.

  • Nunca publicar prints ou informações de projetos da sua empresa.

Seguindo essas orientações, você poderá variar seus locais de trabalho sem colocar em risco a cibersegurança de sua empresa! 

Produção: Equipe de Conteúdo da Perallis Security