Você está aqui: Página Inicial / Blog / Cenários de Smishing: conheça alguns pretextos comuns e aprenda a se proteger!

Cenários de Smishing: conheça alguns pretextos comuns e aprenda a se proteger!

Os SMS continuam sendo terreno fértil para cibercriminosos através do golpe chamado “smishing”, que está se espalhando — e inovando! — cada vez mais.

O smishing envolve o envio de mensagens de texto falsas que buscam enganar as vítimas, levando-as a clicar em links maliciosos, compartilhar informações pessoais ou instalar malware em seus dispositivos. 

Neste artigo, exploraremos alguns dos cenários mais comuns de smishing e discutiremos como você pode se proteger contra esses golpes.

Notificações de compras falsas

É muito comum que pessoas optem por receber notificações para compras no cartão via SMS. Assim, elas podem estar sempre atentas e serem notificados quando há uma atividade suspeita. Como consequência disso, os golpistas aproveitam para enviar mensagens de texto com avisos de compras pendentes falsas usando dados do cartão verdadeiros. 

A vítima não percebe que se trata de um número diferente e se assusta, já que não realizou a compra, e acaba ligando para o número ou clicando no link indicado para resolver o problema o mais rápido possível. 

Notificações bancárias falsas

No golpe de smishing, os criminosos frequentemente se passam por instituições financeiras, enviando mensagens de texto sobre supostos problemas na sua conta bancária, aprovação de um cartão de crédito com limite alto, solicitação de cadastro obrigatório para evitar o bloqueio da conta, entre outros. 

Lembre-se de que os bancos geralmente não enviam links por SMS. Em vez disso, fornecem informações gerais e orientam os clientes a acessarem o site oficial da instituição para resolver qualquer problema.

Mensagem de redefinição de senha

Outro pretexto de smishing está relacionado ao aumento de violações de dados, resultando em uma maior preocupação com a utilização de senhas seguras. Considerando isso, os golpistas enviam mensagens dizendo que sua conta foi comprometida e encaminham um código de autenticação por SMS para "resolver" o problema. 

Na verdade, eles pedem o código para ganhar acesso a uma conta protegida pela dupla autenticação. Por isso, nunca compartilhe códigos de autenticação recebidos por SMS, pois isso pode dar aos criminosos acesso à sua conta.

Problemas na entrega

Com o crescimento das compras online, é comum as pessoas acompanharem o status de suas entregas. Consequentemente, os golpistas aproveitam esse pretexto para enviar notificações fraudulentas fingindo ser transportadoras. Eles enviam mensagens alertando que houve um problema na entrega de um produto e pedem para a vítima acessar um link ou ligar para um número para resolver o problema. 

Recebimento de benefícios

Os golpistas também podem usar o SMS para enviar mensagens informando as vítimas de que elas receberam um benefício exclusivo, um bônus ou um prêmio, como bônus de internet ou recarga gratuita. Em geral, eles solicitam para vítima clicar em um link para resgatar o benefício, porém essa ação pode resultar na instalação de malware em seu dispositivo.

A melhor defesa contra o smishing

A melhor maneira de se proteger contra o smishing é manter a cautela e sempre ler mensagens com calma. Cuidado com mensagens com conteúdo muito urgente, como avisos de fraude e notificações de segurança ou com a temática financeira, como empréstimos aprovados e compras pendentes.

Se você receber uma mensagem de texto suspeita, evite clicar em links e não ligue para o número de telefone indicado. Em caso de dúvida se a mensagem é verdadeira ou não, verifique a autenticidade da mensagem com a empresa ou instituição em questão por meio de canais de comunicação oficiais.

É essencial lembrar que as mensagens legítimas de agências governamentais e instituições financeiras virão por meio de canais oficiais caso haja algum problema que exija sua atenção. Além disso, tenha em mente que mensagens de números curtos com cinco ou seis dígitos não são necessariamente confiáveis.

À medida que a tecnologia evolui, os golpistas também evoluem. Fique atento e proteja-se contra o smishing, mantendo-se informado e adotando práticas de segurança digital sólidas.

 Produção: Equipe de Conteúdo da Perallis Security