Você está aqui: Página Inicial / Blog / Brasileiros 'falam mais do que devem' na internet, diz estudo

Brasileiros 'falam mais do que devem' na internet, diz estudo

O compartilhamento excessivo de informações pessoais nas redes pessoais pode trazer danos aos usuários.

Muita gente se empolga na hora de usar as redes sociais e acaba compartilhando mais informação do que deve. Uma pesquisa realizada pela empresa de segurança Kaspersky descobriu que 96% dos brasileiros costumam compartilhar suas informações na rede.

66% dos entrevistados publicam fotos e vídeos de seus filhos e 45% afirmaram até que divulgam na internet vídeos confidenciais e fotos de outras pessoas.

“O compartilhamento excessivo de dados pessoais com pessoas e empresas é um hábito realmente perigoso. No mundo on-line de hoje, o compartilhamento de informações com outras pessoas nunca foi tão fácil e, de muitas maneiras, foi para isso que a Internet foi criada, mas ao divulgar informações importantes e sensíveis com outras pessoas com o simples toque de um botão, você renuncia o controle sobre isso, porque você não pode ter certeza de onde esses dados estão indo, e como eles serão usados”, explica Andrei Mochola, Head of Consumer Business da Kaspersky Lab.

Em escala mundial, 21% das pessoas afirmaram que compartilham suas informações com pessoas estranhas.

Especialistas da Kaspersky explicam que o excesso de informações compartilhadas pode ser um prato cheio para os criminosos, permitindo o roubo de dados financeiros, de documentos pessoais, senhas e até de passaportes.

Dispositivos

O problema não se restringe somente ao compartilhamento de informações. As pessoas estão compartilhando também seus dispositivos. 6% dos entrevistados brasileiros afirmaram que compartilharam o PIN para acessar seu dispositivo a um estranho e 22% deixaram o celular desbloqueado com alguém sem supervisão.

Solução

Ficar atento com o que compartilha, segundo quem entende do assunto, é a melhor solução. "Embora seja completamente irreal esperar que os usuários da Internet deixem de compartilhar fotos, detalhes pessoais e outras informações uns com os outros, pedimos às pessoas que pensem duas vezes antes de compartilhar informações importantes publicamente online. Também incentivamos todos os usuários da Internet a implementar medidas de segurança para protegerem seus dados e sua privacidade", declara Mochola.


Reprodução de: https://olhardigital.com.br/fique_seguro/noticia/brasileiros-falam-mais-do-que-devem-na-internet-diz-estudo/68646