Você está aqui: Página Inicial / Blog / Adeus, ano velho! Cuidados com fraudes no Natal e Réveillon

Adeus, ano velho! Cuidados com fraudes no Natal e Réveillon

Embora a Black Friday já tenha passado, os criminosos cibernéticos continuam de olho na ânsia consumista dos internautas durante as épocas de festas de fim de ano; vale a pena redobrar a atenção com falsas promoções e ofertas online.

Nós já falamos aqui, mas nunca é demais repetir: estamos nos aproximando de um dos períodos favoritos dos criminosos cibernéticos. Sim, o ano de 2022 está acabando, e, com isso, temos as festas de Natal e Réveillon — celebrações que também despertam a ânsia consumista nos cidadãos. Alguns procuram adquirir presentes para os seus entes queridos; outros simplesmente querem comprar uma roupa nova para passar a virada e iniciar 2023 com um traje de respeito. Não importa o motivo: os internautas vão às compras.

Felizmente, a Black Friday 2022 registrou uma redução no número de tentativas de fraudes. De acordo com órgãos do setor, os criminosos atacaram 26% a menos em comparação com o ano anterior. Ainda assim, uma respeitada empresa nacional especializada em soluções antifraude para o e-commerce afirma ter barrado um possível prejuízo de R$ 71,5 milhões nos dias em que as lojas estavam promovendo ofertas. No total, porém, o saldo foi positivo, com uma receita 60% maior no período se comparado com 2021.

Mas não pense que os perigos terminaram. Estamos a poucos dias do Natal e do Ano Novo, o que também aquece o comércio digital e incentiva os criminosos cibernéticos a criarem novas armadilhas. Logo, caso você pretenda aproveitar as ofertas desta época, vale a pena redobrar a atenção com alguns golpes e fraudes que costumam ser aplicadas pelos meliantes virtuais.

Dicas básicas

No geral, as dicas para se esquivar de problemas ao aproveitar o varejo online durante o Natal e o Ano Novo não são muito diferentes de outras épocas festivas:

  • Tome cuidado com e-mails de phishing e correntes de WhatsApp que prometem brindes ou presentes gratuitamente. Na maioria das vezes, esses links direcionam a vítima para um site falso contendo um formulário projetado para roubar os seus dados pessoais. Caso esteja em dúvida se uma marca está realmente distribuindo algo de graça, acesse seu site oficial e procure informações por lá.

  • Procure comprar produtos apenas em lojas confiáveis. Dessa forma, você evita adquirir um item em um e-commerce falso que jamais entregará a sua encomenda. Pesquise bastante para garantir que a loja se preocupa com a segurança dos compradores e sempre dê uma olhadinha nas avaliações dos outros usuários.

  • Por falar em clonagem de cartões, com o Pix se popularizando cada vez mais, é normal que golpistas usem tal método de pagamento para fraudes. Embora ele, de fato, seja prático, prefira utilizar alternativas que sejam mais fáceis de rastrear caso você caia em um golpe.

Cuidado com o 13º salário!

Também é crucial lembrar que, nos meses de novembro e dezembro, uma grande parte dos brasileiros recebe o 13º salário — mais um motivo para atiçar os criminosos cibernéticos. A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) emitiu um alerta a respeito de tal assunto que merece ser seguido.

Os artifícios são inúmeros, como mensagens que afirmam que a conta do cliente está irregular, ou o cartão ultrapassou o limite ou ainda a necessidade da atualização de token. Com informações pessoais dos clientes em mãos, os bandidos fazem transações, burlam bloqueios de segurança e desbloqueiam novos cartões”, explica Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da federação. E ele adiciona:

Pare, pense e sempre desconfie. Os bancos nunca ligam para o cliente pedindo para que ele instale algum tipo de aplicativo em seu celular. Também nunca pedem senha nem o número do cartão ou ainda para que o usuário faça uma transferência ou qualquer tipo de pagamento para supostamente regularizar um problema na conta. Tampouco informam ao cliente que um portador irá em sua casa para retirar o seu cartão”.

Produção: Equipe de Conteúdo da Perallis Security