Você está aqui: Página Inicial / Blog / A vida depois do golpe: que atitudes podemos tomar após sermos vítima de uma fraude digital?

A vida depois do golpe: que atitudes podemos tomar após sermos vítima de uma fraude digital?

Já parou para pensar em quais medidas estão disponíveis depois de ser vítima de uma fraude digital? Descubra agora neste artigo!

Infelizmente, cair em um golpe digital é uma realidade cada vez mais comum em nossos tempos. Golpistas se aproveitam das vulnerabilidades das pessoas para obterem informações pessoais e financeiras. 

Se você ou alguém próximo já foi vítima de um cibercrime, nós sentimos muito. Sabemos que essa situação é frustrante. Além de tudo, ainda tem o medo do que pode acontecer depois com as informações que possam ter sido roubadas. 

Por isso, depois de uma fraude, é importante tomar medidas imediatas para minimizar os danos e proteger os seus dados pessoais e financeiros. Agora, vamos explicar as etapas que você deve seguir após cair em um golpe digital.

Caí em um golpe! E agora?

Contate sua instituição financeira

Se você compartilhou informações financeiras com os golpistas, ou até mesmo realizou transferência monetária para eles, entre em contato com a sua instituição financeira imediatamente. Ela pode ajudá-lo a bloquear suas contas e cartões de crédito para evitar transações não autorizadas. 

Altere suas senhas e atualize seus métodos de segurança

Assim que você descobrir que foi vítima de um golpe, é importante alterar todas as suas senhas, incluindo as senhas de contas bancárias, e-mails e redes sociais. Além disso, ative a autenticação em duas etapas em todas as contas que oferecem esse recurso. Isso adiciona uma camada extra de segurança, exigindo que você forneça um código adicional antes de fazer login em uma conta.

Reporte o golpe para as autoridades

Reportar o golpe para as autoridades é uma das medidas mais importantes que você pode tomar. Além de ajudar as autoridades a investigar e prender os golpistas, você também ajudará a proteger outras pessoas de serem vítimas de crimes semelhantes. Entre em contato com a polícia local para relatar o ocorrido e registrar um boletim de ocorrência.

Informe a instituição financeira do recebedor 

Caso você tenha enviado dinheiro para a conta do golpista, informe o banco ou a instituição financeira que recebeu esse valor. Eles podem bloquear a conta e tentar recuperar o dinheiro.

Procure órgãos de defesa do consumidor 

Caso o banco ou a instituição financeira não resolvam o problema, procure órgãos de defesa do consumidor, como o Procon e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

Busque ajuda jurídica 

Se todos os recursos acima não forem suficientes para resolver o problema, procure ajuda jurídica de um advogado especializado em direito do consumidor ou direito digital.

É possível recuperar o dinheiro perdido durante um golpe? 

Se você já foi vítima de um golpe financeiro, existem medidas que podem ser tomadas para tentar reaver seu dinheiro. A primeira coisa a se fazer é registrar um boletim de ocorrência na delegacia de polícia mais próxima. O boletim é importante para que as autoridades possam investigar o crime e identificar os responsáveis.

Em seguida, você deve entrar em contato com a sua instituição financeira para informá-los sobre a fraude. 

MED PIX

O PIX agora conta com o Mecanismo Especial de Devolução (MED), que permite o bloqueio dos recursos em caso de suspeita de fraude. Isso significa que, se você avisar imediatamente a sua instituição pelo canal de atendimento oficial, como SAC ou Ouvidoria, o banco pode usar a infraestrutura do PIX para notificar a instituição que está recebendo a transferência para que os recursos sejam bloqueados.

Após o bloqueio, tanto a instituição do pagador quanto a do possível golpista têm até sete dias para fazer uma análise mais robusta do caso para ter certeza de que se trata efetivamente de uma fraude. Caso a fraude seja comprovada, a instituição de destino da operação devolverá os recursos para a vítima.

Bloqueio Cautelar

O Bloqueio Cautelar é outra alternativa para aumentar a segurança do meio de pagamento. Esse recurso pode ser acionado caso a própria instituição recebedora do pagamento suspeite da situação de fraude. Essa medida permite que, no ato do crédito na conta, a instituição efetue um bloqueio preventivo dos recursos por até 72 horas. Então, ela realiza uma análise de fraude mais robusta, aumentando a probabilidade de recuperação dos recursos pelas vítimas. Essa medida pode ser usada tanto em operações via PIX quanto em outros tipos de transferência. 

Conclusão

Em resumo, cair em um golpe digital pode ser uma experiência traumática, mas existem medidas que você pode tomar para minimizar os danos e se proteger no futuro. 

Para evitar que o problema volte a acontecer, procure conhecer mais e se conscientizar a respeito da segurança digital. Leia artigos e guias sobre como proteger as suas informações pessoais e financeiras online. Além disso, mantenha-se atualizado sobre as últimas táticas usadas pelos golpistas para enganar as pessoas. Quanto mais você souber, menos vulnerável estará a esses tipos de crimes.

Acompanhe nosso blog para estar sempre informado e, portanto, mais protegido contra os cibercriminosos!

Produção: Equipe de Conteúdo da Perallis Security