Você está aqui: Página Inicial / Blog / A importância do Código de Ética e Conduta no ambiente corporativo — e a sua relação com a cibersegurança!

A importância do Código de Ética e Conduta no ambiente corporativo — e a sua relação com a cibersegurança!

Respeitar o Código de Ética e Conduta é importante tanto para o crescimento dos colaboradores na empresa quanto para o bom funcionamento do negócio; porém, você sabia que seguir essas boas práticas também é essencial para garantir a segurança da sua empresa?

O respeito ao próximo é uma das práticas mais importantes no ambiente corporativo, tanto para o crescimento dos colaboradores na empresa quanto para o bom funcionamento do negócio. 

Boa parte das companhias conta com um Código de Ética e Conduta único, criado com base na cultura da empresa, que visa garantir a segurança, o respeito e o bem-estar dos colaboradores. 

Em geral, esse documento costuma variar entre as corporações, justamente para corresponder aos valores estabelecidos por cada uma, mas há muitos pontos convergentes entre a maioria dos manuais.

Vejamos agora quais são esses pontos e como podemos fazer a nossa parte para garantir o respeito, a colaboração e a proteção das informações no ambiente corporativo! 

Comunicação é a base

É importante seguir alguns preceitos básicos para se comunicar com todas as pessoas no ambiente de trabalho.

Em primeiro lugar, tenha tato ao falar com as pessoas e evite ser muito incisivo. Busque tratar todos ao redor como você gostaria de ser tratado.  

Não humilhe um colega de trabalho, independentemente da hierarquia presente entre vocês. Por mais estressantes que as situações profissionais possam ser, o melhor caminho para resolvê-las é sempre o da educação e o do diálogo.

Por fim, procure não fazer brincadeiras que deixem o seu colega desconfortável. Evite piadas fora de contexto e criação de apelidos. 

Evite fofoca

As fofocas sobre colegas e situações de trabalho podem gerar problemas e até mesmo prejudicar a carreira das pessoas envolvidas, dependendo da proporção que os boatos tomarem. 

Caso alguém esteja fazendo algo reprovável, converse diretamente com o colega ou procure os canais de comunicação da empresa, como ouvidoria e RH. 

Feedbacks respeitosos

Os feedbacks são a melhor forma de informar colegas, líderes e funcionários sobre seus pontos fortes e seus pontos de melhoria. Fazer críticas construtivas sobre a atuação do outro é uma maneira de aperfeiçoar processos e promover uma convivência baseada na confiança. Por isso, dê feedbacks de modo educado e discreto. 

Não se esqueça de que os feedbacks positivos são extremamente importantes, pois fortalecem a confiança e o senso de coletividade e pertencimento de todos.

Respeite o espaço de trabalho do outro

Cada um tem seu estilo de trabalho. Alguns preferem conversar com os colegas ao lado, outros preferem o silêncio, alguns produzem melhor com seus fones de ouvido… 

Respeite o espaço de trabalho de cada um. Evite impor sua forma de trabalho sobre os outros e contribua para que o ambiente corporativo seja agradável para todos.

Cuide das informações sob sua responsabilidade

Respeitar o Código de Ética e Conduta também significa zelar pela privacidade e segurança da empresa, dos clientes e das pessoas que trabalham com você. 

Trate todas as informações a que se tem acesso durante o trabalho como sigilosas, a menos que estejam classificadas como públicas ou que se tenha autorização para compartilhá-las. Não divulgue informações para pessoas não autorizadas ou por meios não seguros. 

Além disso, pode até parecer que não, mas comunicar-se adequadamente e não espalhar boatos com relação a outros colegas cria um ambiente mais saudável e, consequentemente, mais seguro para todos. Uma esfera de trabalho com menos distrações e desavenças contribui para um maior nível de proteção de todas as informações. 

Conclusão

Ter uma conduta ética no trabalho é essencial para o desenvolvimento de todos os profissionais. Para as empresas, orientar seus colaboradores e possuir um código de ética bem definido é essencial para atingir seus resultados.

Sempre que estiver em dúvida sobre como agir em determinada situação, ou identificar comportamentos antiéticos no seu ambiente de trabalho, consulte as orientações do Código de Ética e Conduta de sua empresa e, se necessário, busque o setor de recursos humanos ou ouvidoria.

Produção: Equipe de Conteúdo da Perallis Security
.
Referências: