Você está aqui: Página Inicial / Blog / 5 motivos para investir em um programa de cibersegurança gamificado na sua empresa

5 motivos para investir em um programa de cibersegurança gamificado na sua empresa

Uma estratégia de conscientização em segurança cibernética é fundamental para qualquer empresa nos dias de hoje; entenda por que um programa gamificado é seu melhor aliado nessa jornada!

A segurança cibernética é um tópico importantíssimo para qualquer empresa no Brasil e no mundo, não é mesmo? Afinal, com o crescente aumento dos ciberataques a organizações de diferentes segmentos, é fundamental traçar uma estratégia eficiente para manter o ambiente corporativo protegido.

E você sabia que um programa de conscientização em segurança cibernética 100% gamificado pode ser o seu melhor aliado nessa empreitada? 

Confira agora cinco motivos para investir em um programa de cibersegurança gamificado na sua empresa!

1) Os riscos estão cada vez maiores

Segundo uma pesquisa efetuada pela Statista em parceria com a Proofpoint, em 2022, 85% das organizações sofreram ataques de phishing em massa — e eles continuaram sendo o principal vetor de ataque em 2023, de acordo com a IBM. 

E não apenas os ataques crescem vertiginosamente, como também os prejuízos financeiros decorrentes deles. O custo médio de uma violação de dados em 2023 foi de US$4,45 milhões. 

E, no final das contas, para que um phishing seja capaz de causar um estrago financeiro e reputacional a uma empresa, é preciso que um ser humano clique nele, não é mesmo? Pois é. Não à toa, 95% dos riscos cibernéticos estão associados a um erro humano (World Economic Forum, 2022). 

2) Engajamento aprimorado

Um dos principais desafios enfrentados pelas empresas é engajar os colaboradores nas dinâmicas de cibersegurança. Os formatos antigos, pautados no oferecimento de uma palestra anual sobre cibersegurança, já não funcionam mais. 

Nesse sentido, um programa de conscientização em cibersegurança 100% gamificado pode te ajudar. Uma das principais vantagens da cibersegurança gamificada é o maior engajamento dos colaboradores. 

Os jogos são naturalmente envolventes e desafiadores, o que torna a sua equipe mais propensa a se dedicar ao treinamento quando ele é apresentado de forma lúdica e interativa.

3) Aprendizado na prática

A cibersegurança gamificada oferece aos seus colaboradores a oportunidade de aprender fazendo! 

No lugar de serem submetidos a aprendizagem passiva, como assistir a palestras ou ler documentos, os participantes podem experimentar situações reais de cibersegurança em um ambiente virtual seguro.

Com isso, a sua equipe adquire conhecimentos de forma prática, tomando decisões de segurança diariamente e enfrentando as consequências de suas ações.

4) Conteúdo em pequenas doses

Aulas extensas de mais de uma hora ou materiais de leitura com trinta páginas cada não atraem a atenção dos seus colaboradores.

Uma boa plataforma de cibersegurança gamificada oferece pequenas pílulas de conteúdo relacionado à proteção de dados regularmente. Com isso, o processo de aprendizagem se torna muito mais leve, divertido e intuitivo!  

A consistência estimula a mente e ajuda a melhorar a retenção de informações — diferentemente de iniciativas anuais ou semestrais. 

5) Avaliação contínua

Com processos gamificados, a sua empresa consegue muito mais do que uma lista preenchida com os nomes de quem assistiu a uma palestra de cibersegurança.

Com uma plataforma de conscientização gamificada, você consegue mensurar efetivamente o desempenho e a participação dos participantes no programa, como eles estão se saindo em cada atividade e em que precisam melhorar. 

Dessa forma, o processo de aprendizagem se torna adaptativo, permitindo que as áreas de maior dificuldade sejam abordadas de maneira mais direcionada.

Conheça o Hacker Rangers

O Hacker Rangers é uma plataforma focada no aprendizado de cibersegurança 100% gamificado que pode ajudar você a criar uma verdadeira cultura de segurança na sua empresa. Além de aprender sobre a legislação vigente em proteção de dados, nós ajudamos os colaboradores a aprender a identificar ameaças de forma leve e divertida.

Assim, eles permanecem sempre vigilantes e engajados na missão de proteger a sua empresa contra ataques cibernéticos. Que tal experimentar o poder da gamificação por si mesmo? Acesse hackerrangers.com e teste a plataforma gratuitamente por 15 dias!

Produção: Equipe de Conteúdo da Perallis Security