Você está aqui: Página Inicial / Blog / 5 configurações de segurança e privacidade para redes sociais

5 configurações de segurança e privacidade para redes sociais

Você já parou para pensar em quantas redes sociais você tem? Aproveite e aprenda agora cinco configurações de segurança essenciais para mantê-las mais protegidas!

Você já parou para pensar em quantas redes sociais você tem? É muito provável que o número seja maior que três, mesmo que você não use todas. Elas são muito vantajosas porque permitem que nos conectemos com pessoas e conteúdos que apreciamos. Porém, não podemos fechar os olhos diante dos riscos que o uso despreocupado das redes com relação à segurança pode trazer.

Algumas das melhores formas de proteger suas redes sociais estão no seu próprio perfil, na área de preferências e configurações. Apesar de alguns termos mudarem entre as plataformas, as ferramentas de privacidade disponíveis nelas são muito semelhantes.

Agora, você vai aprender cinco configurações rápidas que vão te ajudar a se manter mais protegido nas redes sociais!

1) Visualização de conteúdo e publicações

A maior parte das redes sociais permite que você decida se os seus posts, fotos e vídeos serão públicos ou visíveis apenas para seus amigos ou seguidores. Procure não deixar seu perfil no modo público. O ideal é manter o nível mais alto de privacidade e permitir que as pessoas que você deseja tenham acesso e possam interagir com o que você compartilha. 

Porém, considerando que muitas redes têm papel crescente para divulgação e networking profissional e, por isso, precisam ser mais abertas, é importante se manter consciente do teor de seus posts e tomar cuidado para não publicar informações demasiadas sobre a sua vida pessoal.

Para configurar quem pode ou não ver seus conteúdos, acesse as Configurações do seu perfil, procure pela opção relacionada à privacidade e defina quem pode ter acesso ao seu perfil.

2) Informações de contato e localização

É essencial que você limite quem tem acesso às suas informações de contato, como e-mail e telefone. De preferência, essas informações devem ficar visíveis unicamente para você. Assim, você evita receber contatos indesejados, incluindo de cibercriminosos. Limite também quem pode te contatar via chat. 

No caso da localização, evite incluir exatamente os locais que você frequenta em postagens, fotos e vídeos. Essa informação pode ser usada por pessoas mal-intencionadas que você nem imagina que estejam acompanhando as suas redes.

Para controlar esses dados, acesse as Configurações do seu perfil e busque pelas opções de privacidade da sua conta relacionadas à sua localização. Para aumentar ainda mais a sua segurança, também vale a pena verificar as configurações do seu celular ou navegador para controlar quais apps têm permissão de acesso à sua localização.

3) Autenticação de dois fatores

Essa dica pode até parecer batida, mas a autenticação de dois fatores é tão importante que vale a pena repetir. Com ela, você cria uma segunda barreira de proteção, que dificulta a invasão de perfis mesmo em casos em que os criminosos têm acesso ao login e senha.

Para ativar a autenticação em dois fatores, acesse as Configurações e, então, no menu de segurança, procure a opção para ativar a autenticação em duas etapas. De preferência, prefira se receber os códigos de segurança por meio de apps autenticadores.

4) Cuidado com links e anúncios

Lembre-se: nem tudo o que aparece nas redes é seguro ou real. Essas plataformas são amplamente usadas por criminosos para disseminação links e anúncios falsos. Você pode acabar baixando um malware no seu dispositivo, preenchendo informações em um formulário fraudulento ou até mesmo comprando um produto que nunca chegará às suas mãos.

Por isso, é preciso ter muito cuidado por onde clica. Confira os comentários da postagem, pesquise sobre o assunto em outros canais de informações e confirme se aquele perfil é legítimo antes de acessar qualquer conteúdo que pareça suspeito.

5) Cuidado com o que compartilha

Por mais que você aumente a privacidade de suas contas por meio das configurações, também é preciso pensar duas vezes antes de publicar certos conteúdos. Afinal, nunca se sabe quando um cibercriminoso pode estar de olho nas suas redes sociais — inclusive, por meio da invasão do perfil de um amigo que você confia!

Portanto, sempre vale a pena se atentar aos detalhes de tudo o que você publica. Evite expor detalhes de onde você trabalha ou mora, quais lugares frequenta, quais são suas relações familiares mais próximas ou até mesmo fornecer indícios do seu nível socioeconômico. Assim, você evita que essas informações sejam usadas por cibercriminosos contra você.

Seguindo essas dicas, você poderá usar as redes sociais com muito mais tranquilidade, privacidade e segurança!

Produção: Equipe de Conteúdo da Perallis Security