Você está aqui: Página Inicial / Blog / Quanto tempo um criminoso demoraria para quebrar sua senha? Confira!

Quanto tempo um criminoso demoraria para quebrar sua senha? Confira!

Mesmo misturando números, letras maiúsculas e minúsculas e símbolos, uma senha que contenha apenas cinco caracteres pode ser quebrada de forma praticamente instantânea com a ajuda de softwares específicos.

Se precisássemos eleger a dica mais básica de higiene cibernética, certamente escolheríamos a mais clássica de todas: use uma senha forte. Até mesmo os internautas menos antenados em segurança da informação têm noção de que as senhas são a principal linha de frente para proteger a sua identidade digital contra acessos não autorizados.

Porém, saiba que as senhas não foram criadas para serem um método altamente seguro de autenticação. De fato, quando o engenheiro da computação Fernando Corbató criou esse método de login, lá nos primórdios da computação, ele só queria encontrar uma forma simples de permitir que múltiplas pessoas usassem o mesmo computador e dividissem seus trabalhos em áreas restritas a cada palavra-passe. 

O próprio Corbató, em 2014, declarou que “as senhas se transformaram no pesadelo da web”, uma vez que jamais foram projetadas para serem uma forma exatamente confiável de autenticação. Ainda assim, mesmo que atualmente tenhamos múltiplos fatores de autenticação, as clássicas senhas continuam cumprindo um papel fundamental em nosso cotidiano. A questão é: o quão rápido a combinação que você escolheu pode ser “quebrada” por um criminoso?

De 0 a 100 km/h em 1 segundo!

A resposta para essa pergunta depende da complexidade de sua senha. Quando aplicam golpes de força bruta, os cibercriminosos usam softwares automatizados que tentam combinações de números, letras e símbolos em uma velocidade absurda até conseguir efetuar o login à força. 

No início de 2022, o site “How Secure is my Password” resolveu fazer alguns cálculos matemáticos para determinar, no geral, quanto tempo um invasor demoraria para adivinhar a sua senha de acordo com a sua complexidade. Veja alguns exemplos:

  • 5 caracteres, misturando números, letras (maiúsculas e minúsculas) e símbolos: instantaneamente

  • 7 caracteres, misturando números, letras (maiúsculas e minúsculas) e símbolos: 6 minutos

  • 9 caracteres, misturando números, letras (maiúsculas e minúsculas) e símbolos: 3 semanas

E se você usar apenas números e letras maiúsculas e minúsculas?

  • 6 caracteres: 1 segundo

  • 7 caracteres: 1 minuto

  • 8 caracteres: 1 hora

Viu como é importante contar com uma senha forte? O ideal é que a sua senha tenha, pelo menos, 12 caracteres, misturando letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos especiais. Assim, um cibercriminoso demoraria cerca de 34 mil anos para quebrá-la! É de desanimar qualquer atacante, né?

Uma senha forte é uma senha complexa!

Isto posto, voltemos ao ponto em que todos os especialistas em segurança concordam: a melhor senha é aquela da qual você não consegue se lembrar. Por isso, é muito importante que você conte com um gerenciador de senhas confiável. 

Se mesmo assim você insistir em tentar criar uma senha segura que consiga se lembrar, use uma tática simples: pense em uma frase qualquer que seja de fácil memorização, separe as primeiras letras de cada palavra dessa frase e adicione números e ao menos um símbolo, tentando alcançar, no mínimo, 12 caracteres.

Produção: Equipe de Conteúdo da Perallis Security