Você está aqui: Página Inicial / Blog / Hack do bem: o que é e como funciona o Ethical Hacking

Hack do bem: o que é e como funciona o Ethical Hacking

Entenda como os hackers éticos podem contribuir para a promoção da cibersegurança dentro de uma empresa.

Se alguém se apresentasse para você dizendo que é um hacker, você olharia com desconfiança? Pois é, o termo “hack” já está muito associado aos crimes cibernéticos. Mas, na verdade, seu significado é bem mais abrangente e inclui até mesmo os profissionais que trabalham a favor das empresas e da segurança de dados — os Ethical Hackers.  

O especialista em cibersegurança e CEO da Hacker Rangers, Vinicius Perallis, explica:

“Hack nada mais é do que fazer algo de um jeito mais fácil, mais rápido e fora dos padrões. O termo é utilizado em vários segmentos para descrever a ação de encontrar um caminho diferente do usual para se alcançar um objetivo de forma mais eficiente. Então, o ethical hacker é o profissional que aplica essa lógica para ajudar a defender um sistema.”

Portanto, ethical hacking é a ação de simular um ataque a qualquer tipo de software para testar sua segurança. O objetivo é encontrar e solucionar eventuais erros no código antes que hackers mal-intencionados aproveitem essas brechas para roubar dados ou prejudicar a empresa de alguma outra forma. 

Nesse sentido, podemos dizer que o processo do ethical hacking é parecido com o de um ciberataque, mas, enquanto o cibercriminoso usa a falha do sistema para benefício próprio, roubando dados ou alterando o código, o ethical hacker mostra a vulnerabilidade para a própria empresa, que pode, então, melhorar sua segurança. Daí vem o termo “Hack do bem”.

Os gastos com a (falta de) cibersegurança

De acordo com um estudo da McAfee, empresas perderam quase 1 trilhão de dólares em 2020 por causa de ciberataques. E se engana quem pensa que esse é um problema exclusivo dos grandes negócios: 43% desses ataques atingiram pequenas empresas

Infelizmente, a tendência é que a situação piore nos próximos anos. Isso porque a transformação digital avança em um ritmo muito mais rápido que o da cibersegurança, que continua fora da lista de prioridades de muitas empresas. O ethical hacking é um dos caminhos possíveis para reverter esse quadro, ajudar as companhias a se protegerem financeiramente e a cuidar cada vez melhor dos dados de seus clientes, fornecedores e profissionais. 

Os hackers do bem

Para utilizar o ethical hacking a favor de sua empresa, você pode contratar hackers éticos para atuarem internamente e de forma constante no seu negócio. Além disso, você pode buscar uma consultoria especializada na área ou, até mesmo, oferecer um programa de recompensas financeiras para profissionais autônomos que encontrarem falhas (bugs) nos seus sistemas. Essa última opção é chamada de Bug Bounty e pode ser criada através de plataformas como a HackerOne, que fazem a intermediação entre as empresas e hackers confiáveis. 

Mas vale dizer que o ethical hacking não precisa (e nem deve) ser a única estratégia de segurança de dados de um negócio. Até porque, como se trata de um processo que exige profissionais muito especializados, acaba não sendo acessível para todas as empresas. Nesse sentido, o ideal é construir uma cultura de segurança de dados que dê ferramentas para que todos os colaboradores possam identificar eventuais falhas nos sistemas e processos da companhia, contribuindo para manter sua cibersegurança, como explica Vinicius Perallis: 

“Quando você cria uma cultura de cibersegurança, você empodera todos os colaboradores a atuarem em favor da proteção de dados, porque você os ajuda a entender como os sistemas e processos da empresa devem funcionar e quais são as boas práticas para garantir esse funcionamento. É isso que o Hacker Rangers faz, ajuda a criar essa cultura de cibersegurança. E a gamificação entra para estimular tanto a busca por conhecimento quanto a postura proativa, para que todos possam identificar eventuais brechas de segurança e reportá-las para a companhia.”

Se quiser saber mais sobre como criar uma cultura de cibersegurança na sua empresa, acesse o site da Hacker Rangers

 

Produção: Equipe de Conteúdo Perallis Security