Você está aqui: Página Inicial / Blog / Roubaram meu celular! Dicas para prevenir e remediar dores de cabeça

Roubaram meu celular! Dicas para prevenir e remediar dores de cabeça

Saiba o que fazer para sofrer um pouco menos caso seu dispositivo móvel seja furtado ou você o perca em algum lugar.

Ninguém quer sequer pensar na possibilidade disso ocorrer, mas, infelizmente, é necessário ter a consciência de que, sim, você pode ter o seu celular roubado em um piscar de olhos. 

Nessa situação, é normal que surjam uma série de frustrações. Afinal, não se trata apenas de um prejuízo financeiro, mas também emocional. Porém, passada tal frustração, a ficha cai e você se lembra que existem elementos ainda mais importantes estão correndo perigo: as suas informações pessoais e sensíveis.

Hoje em dia, os celulares são praticamente parte de nós e funcionam quase como uma identidade digital para acessar diversos serviços online. Sua agenda de contatos, suas conversas com amigos e familiares, segredos corporativos, aplicativos de sua instituição bancária... Já parou para pensar o caos que uma pessoa mal-intencionada pode causar com tanto material em mãos?

Pensando nisso, resolvemos listar algumas dicas para prevenir que você tenha maiores dores de cabeça caso acabe perdendo o seu dispositivo. Ao fim do artigo, também temos sugestões para remediar situações — caso todo o restante dê errado.

1) Utilize bloqueios de tela eficientes

Um PIN numérico de quatro dígitos? Um padrão desenhado na tela? Essas camadas de proteção podem ser facilmente transpassadas por um criminoso experiente. A maioria dos celulares vendidos atualmente no mercado possibilitam o uso de tecnologia biométrica, como a autenticação por reconhecimento facial ou por impressões digitais. Jamais, de forma alguma, deixe seu celular sem um bloqueio de tela!

2) Proteja seus apps críticos com camadas de proteção adicionais

Se um criminoso tiver acesso ao seu celular desbloqueado, a primeira coisa que ele vai acessar são os aplicativos do seu banco. Para a sua sorte, quase todos já permitem (e alguns até mesmo obrigam!) o uso de camadas adicionais de autenticação para acessá-los — incluindo a verificação biométrica. Lembre-se também de cadastrar senhas complexas para confirmar transações financeiras.

3) Use o PIN do WhatsApp

O mensageiro instantâneo mais famoso do mundo, o WhatsApp, já oferece a possibilidade de protegê-lo com uma camada adicional composta por um PIN numérico de seis dígitos. Esse PIN é requisitado de tempos em tempos quando o app é aberto, impedindo que os bandidos utilizem o app para realizar golpes de extorsão contra seus contatos.

4) Configure recursos e apps antifurto

Os dois principais sistemas operacionais do mercado (Android e iOS) já oferecem recursos nativos que, se configurados, permitem que você bloqueie completamente o dispositivo caso ele seja roubado. Esteja por dentro das funcionalidades dessas ferramentas.

Fui roubado! E agora?

Torcemos para que você nunca tenha que passar por uma situação como essa. Porém, caso um incidente ocorra, é imprescindível que você saiba quais ações tomar. Em caso de roubo, adote os seguintes passos:

  • Acesse a ferramenta do seu sistema operacional para bloquear o dispositivo definitivamente e apagar os seus dados.

  • Especialmente se o celular estava desbloqueado no momento do roubo, entre em contato com a sua instituição bancária imediatamente para solicitar o bloqueio de qualquer transferência monetária.

  • Acione a sua operadora de telefonia móvel e peça o bloqueio do seu chip, especialmente para prevenir que os criminosos usem o número para receber códigos de autenticação em dois fatores.

  • Faça um boletim de ocorrência (B.O.) na delegacia virtual.

  • Com o B.O em mãos, solicite o bloqueio do IMEI do seu celular. 

  • Troque as senhas de todos os aplicativos instalados no seu dispositivo.

Produção: Equipe de Conteúdo da Perallis Security