Você está aqui: Página Inicial / Blog / Pump and Dump: o que é e como funciona essa fraude?

Pump and Dump: o que é e como funciona essa fraude?

Pump and Dump é uma fraude comum no mercado financeiro, especialmente no de criptomoedas; entenda como funciona o golpe e como você pode se proteger.

Pump and Dump, que pode ser traduzido de forma literal como “inflar e despejar”, refere-se a uma fraude que tem se tornando cada vez mais comum no mercado financeiro. 

O golpe começa quando um grupo de pessoas mal-intencionadas identifica um ativo de baixo custo e investe nele. Em seguida, eles tentam aumentar artificialmente o preço desse ativo por meio da disseminação de informações enganosas ou exageradas com relação a ele, como promessas de retorno rápido, por exemplo. Interessados no negócio, outros indivíduos investem naquele título, e o preço dele infla rapidamente (o famoso pump).  

Quando o preço atinge um nível alto o suficiente, os golpistas vendem todas as suas participações a um preço elevado, lucrando com o aumento artificial do valor. Com a oferta excessiva do ativo no mercado, os preços caem bruscamente (o famoso dump). Com isso, os investidores restantes acabam perdendo dinheiro e ficando no prejuízo.

Criptomoedas: um dos principais alvos 

O esquema de Pump and Dump pode ser aplicado nos mais diferentes tipos de ativos, desde ações a até mesmo produtos de investimento mais complexos. 

Porém, as criptomoedas são particularmente atrativas para golpistas que praticam o Pump and Dump, já que elas costumam ser negociadas em plataformas descentralizadas, que dificultam significativamente o rastreamento, a identificação e, consequentemente, a responsabilização dos culpados por trás do golpe.

Vejamos como o crime acontece especificamente no mercado de criptomoedas.

Em primeiro lugar, os golpistas começam escolhendo uma criptomoeda de baixa liquidez, geralmente uma de baixo valor e baixo volume de negociação. Em seguida, começam a promover ativamente a criptomoeda em fóruns de discussão online e redes sociais, espalhando informações falsas ou exageradas sobre o potencial de valorização da moeda. Essa divulgação cria uma demanda artificial que faz com que o preço da criptomoeda suba rapidamente. Essa é a fase do pump.

Quando o preço da criptomoeda atinge um nível alto o suficiente, os golpistas vendem todas as moedas compradas, causando uma queda brusca no preço. Esse movimento gera um efeito cascata, já que os outros investidores também procuram vender o mais rápido possível as moedas compradas, gerando um declínio ainda maior do ativo. Essa é a fase do dump. Com isso, muitos investidores acabam perdendo dinheiro, já que compraram a moeda a preços inflacionados. Os golpistas, por outro lado, lucram com a venda realizada anteriormente.

Como identificar e evitar golpes de Pump and Dump?

Para evitar ser vítima do Pump and Dump, é importante prestar atenção a alguns sinais de alerta.

1) Preço dos ativos

Se o preço de um ativo de repente subir rapidamente e sem uma justificativa clara, encare como um sinal de alerta: isso pode indicar que a moeda está sendo em um golpe de Pump and Dump.

2) Observe a comunidade de investidores

A comunidade de investidores em torno de um ativo pode ser um bom indicador de seu potencial de valorização. Se a comunidade é pequena, pouco ativa e está crescendo rapidamente sem razão aparente, é provável que se trate de um golpe de Pump and Dump. 

3) Volume de negociação

O volume de negociação é um indicador importante da liquidez do ativo. Se uma criptomoeda, por exemplo, tem um volume de negociação baixo e repentinamente começa a ter um grande volume de negociação, tenha cuidado.

4) Verifique as fontes de informação

Antes de investir em um ativo em alta, é importante verificar se as pessoas que o estão recomendando como um suposto investimento lucrativo usam fontes confiáveis e legítimas. Se as informações estão sendo promovidas por fontes desconhecidas ou suspeitas, é provável que seja um golpe.

5) Pesquise

Pesquisar sobre o ativo antes de investir é uma etapa fundamental e inegociável. Leia os whitepapers, acompanhe a comunidade de investidores e esteja sempre atento a qualquer sinal de alerta.

Conclusão

O Pump and Dump é um golpe perigoso, que pode causar prejuízos significativos às vítimas. Por isso, é importante estar sempre atento quando se trata de investimentos e desconfiar de ofertas que parecem boas demais para ser verdade.

Aqueles que aplicam fraudes de Pump and Dump estão sujeitos a penalidades legais caso sejam identificados. Portanto, caso você desconfie que alguém esteja realizando esse tipo de prática, é importante que você denuncie as atividades suspeitas tanto para a plataforma em que a notícia está sendo veiculada, como no caso das redes sociais, como também às autoridades competentes. Assim, você garante a sua proteção e de outros investidores.

Produção: Equipe de Conteúdo da Perallis Security