Você está aqui: Página Inicial / Blog / Procon-SP abre investigação sobre vazamento de dados do Ingresso.com

Procon-SP abre investigação sobre vazamento de dados do Ingresso.com

Falha revelou dados pessoais de usuários do site de venda de ingressos.

Publicada em 21/07/2014

A Fundação Procon de São Paulo (Procon-SP) instaurou uma investigação sobre o vazamento de dados de clientes do site de venda de ingressos "Ingresso.com". A empresa será notificada eletronicamente nesta segunda-feira (18) pelo órgão de defesa do consumidor para prestar esclarecimentos sobre o motivo da falha que revelou dados cadastrais de clientes na sexta-feira (15).


Além de mostrar dados da conta do usuário do site "Ingresso.com" era possível visualizar quais foram as últimas compras e até imprimir ingressos, alertaram usuários no Twitter.  Procurada peloG1, a "Ingresso.com" informou que não vai se posicionar a respeito da investigação.

“Vamos apurar o que aconteceu para provocar o vazamento de dados e como a empresa vai trabalhar para evitar que isso aconteça e para reparar os clientes lesados (...). Uma vez que aconteça esse tipo de vazamento é muito difícil apagar os dados, que podem ficar à disposição para usos criminosos”, informou ao G1 Renan Ferraciolli, assessor chefe do Procon-SP.

O porta-voz do órgão de defesa do consumidor disse que o “Procon-SP está a disposição para atender o consumidor” que foi prejudicado pelo vazamento de dados como CPF, RG, e-mail e números de telefone, mas recomenda que os clientes que tiveram seus dados expostos no site entrem em contato primeiro com a empresa para saber como serão reparados.

A investigação não tem um prazo determinado para ser finalizada. “Queremos ver o tamanho do estrago provocado no Estado de São Paulo, onde há diversos clientes que compram ingressos de cinema no site”, observou Ferraciolli.

A exposição dos dados cadastrais de clientes por um site de venda on-line pode infringir itens do Artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor, referentes a práticas abusivas, informou o assessor-chefe do Procon-SP.

Esses casos só demonstram a necessidade de que empresas que trabalham com bancos de dados de cliente invistam cada vez mais em segurança”, alertou Ferracioli lembrando de problemas similares como os vazamentos de dados de clientes da rede PSN da Sony e da LG Brasil, em 2011.

Para Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste Associação de Consumidores, houve falha na prestação de serviço do site de venda de ingressos. "É uma invasão de privacidade. A empresa tem que ser responsabilizada", disse Maria Inês, que defende a investigação do caso pelo Procon e pelo Ministério Público Federal.

 

Faça uma avaliação gratuita do nível de segurança de sua base de dados com o IBM Guardium Vulnerability Assessment

 

Fonte: G1 Notícias
http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/11/procon-sp-abre-investigacao-sobre-vazamento-de-dados-do-ingressocom.html