Você está aqui: Página Inicial / Blog / Pagamento por aproximação é seguro? Entenda riscos e vantagens

Pagamento por aproximação é seguro? Entenda riscos e vantagens

Os pagamentos por aproximação são uma febre no Brasil e no mundo; conheça os riscos e vantagens do método.

Os pagamentos por aproximação já são uma realidade: no Brasil, o número dessas operações cresceu em quase 700% de 2020 para 2021. 

Os principais motivos para esse aumento são a rapidez, a facilidade e a higiene do processo, já que dispensa inserção do cartão na maquininha e digitação da senha. Mas será que essas vantagens superam os riscos de utilizar o método do pagamento por aproximação? Vamos entender isso juntos.

Como funciona o pagamento por aproximação?

O pagamento por aproximação pode ser ativado em praticamente todos os cartões de débito e crédito atuais. O procedimento é feito via aplicativo do banco ou em contato direto com atendentes. 

Ao desbloquear essa funcionalidade, podemos pagar compras em praticamente qualquer estabelecimento apenas aproximando o cartão da máquina de cobrança, sem o uso de uma senha.

O pagamento por aproximação funciona também nos cartões digitais. Ao ativar essa opção e incluir o cartão em uma carteira digital, é possível realizar pagamentos apenas aproximando o smartphone da maquininha.

Pagamento por aproximação é seguro? 

Sim, a tecnologia por trás do pagamento por aproximação é segura, e as instituições financeiras e bandeiras de cartão investem em tecnologias que dificultam fraudes usando esse método.

Portanto, grande parte dos riscos ligados a essa facilidade são relacionados ao mundo externo e podem ser evitados com muita atenção e cuidado.

Riscos do pagamento por aproximação

  • Perda ou roubo: o principal risco envolvendo o pagamento por aproximação é o de perda ou roubo do cartão. Afinal, pessoas mal-intencionadas podem usá-lo para fazer compras mesmo sem a necessidade de uma senha. No caso dos smartphones, a segurança pode ser maior, já que existe possibilidade do próprio celular exigir uma senha para liberar o pagamento. 
  • Cuidado com o bolso de trás: se o seu cartão estiver guardado no bolso de trás sem nenhuma proteção, um criminoso pode facilmente se aproveitar de uma distração sua para aproximar uma maquininha e debitar determinados valores da sua conta. Vale a pena investir em um porta-cartão com bloqueio RFID para impedir que criminosos consigam ler o cartão sem que você sequer perceba. 
  • Valor alterado: como o pagamento por aproximação é mais dinâmico do que o tradicional, a maioria das pessoas pode acabar se esquecendo de conferir o valor do pagamento sendo feito. Lembre-se: é muito importante confirmar na tela da maquininha do vendedor o que está sendo cobrado.

Como evitar fraudes no pagamento por aproximação

Existe uma série de cuidados e boas práticas que podem ser adotadas para tornar o pagamento por aproximação mais seguro. Confira! 

  • Cuidado extra com o cartão: já que o seu cartão possibilita que pagamentos sejam efetuados sem o uso de senhas, é preciso tomar um cuidado extra com ele. De preferência, não o deixe no bolso de trás nem perca a carteira de vista. 

  • Confira o valor do pagamento: antes de aproximar o cartão ou o smartphone da máquina de pagamento, confira o valor da cobrança que aparece na tela. 

  • Defina um limite para os pagamentos: boa parte dos cartões permite que você defina um valor máximo para pagamentos por aproximação sem senha. Escolha um valor que facilite seu dia a dia, mas que não ofereça tanto risco em caso de roubo ou perda do cartão. 

  • Desative a opção em casos de risco: sabemos que alguns eventos nos deixam mais expostos à perda ou roubo, como festas, shows e eventos públicos. Nesses casos, considere desativar o pagamento por aproximação e ativá-lo novamente apenas quando já estiver em casa. 

  • Ative as notificações de pagamentos: mantenha as notificações do app do banco sempre ativadas, bem como os avisos de compra via SMS. Assim, caso alguém tente usar seu cartão, você ficará sabendo imediatamente e conseguirá evitar maiores problemas. 

  • Cancelamento em caso de perda: caso perca seu cartão ou smartphone com acesso aos seus cartões digitais, bloqueie os cartões imediatamente e entre em contato com seu banco para solicitar um novo.

Conclusão

Quando falamos de tecnologia e transações financeiras, existe sempre a possibilidade de fraude. Ainda assim, o pagamento por aproximação é uma opção prática e segura. Os bancos e as bandeiras de cartão estão cada vez mais preparados para evitar esse tipo de problema. E a nós, correntistas, cabe conhecer essas possibilidades e seguir todos os passos que pudermos para aumentar nossa própria segurança.

Produção: Equipe de Conteúdo da Perallis Security

Referências:

Pagamento por aproximação: facilidade x riscos (estadao.com.br)
Pagamento por aproximação: como se proteger de fraudes · Blog do Inter (bancointer.com.br)