Você está aqui: Página Inicial / Blog / Os perigos dos aplicativos falsos — e como reconhecê-los

Os perigos dos aplicativos falsos — e como reconhecê-los

Os apps falsos são criados por cibercriminosos para aplicar golpes digitais; saiba quais são os riscos ligados a eles e como reconhecê-los e evitá-los.

Segundo o Relatório de Atividade Criminosa Online no Brasil, o número de aplicativos falsos cresceu 225,1% no segundo trimestre de 2021. Esses apps são criados por criminosos para aplicar golpes digitais. Veja quais são os riscos ligados a eles e, principalmente, como reconhecê-los e evitá-los.

O que são apps falsos?

Aplicativos falsos são programas maliciosos disfarçados de apps conhecidos, como os de redes sociais ou até mesmo do governo. Eles são criados por criminosos como uma forma de enganar os internautas e invadir os seus dispositivos. 

Quais são os riscos de baixar aplicativos falsos?

Os riscos são muito amplos. Criminosos podem utilizar o acesso a seu celular para capturar logins e senhas e acessar contatos, SMS, fotos, microfone e câmera. O grau desses riscos depende das intenções do criminoso e também da quantidade de permissões que você mesmo aceitou ao instalar o app. 

Praticamente todos os apps, falsos ou verdadeiros, exibem uma tela inicial perguntando se podem acessar seus contatos, câmera, microfone, entre outros. Por isso, muitas vezes, somos nós quem permitimos acessos tão amplos. Mas fique tranquilo, voltaremos a falar disso nos próximos tópicos.

Como reconhecer e evitar apps falsos?

Criminosos que criam apps falsos costumam copiar praticamente tudo do original: nome, logo, identidade visual, entre outros. Portanto, para reconhecê-los, é preciso prestar muita atenção aos detalhes.

  • Vá direto na fonte: apenas baixe aplicativos que tenham sido publicado diretamente pelo desenvolvedor em lojas oficiais. Se estiver na dúvida, acesse o site original do fornecedor e procure pelo botão disponível para baixar o aplicativo. Evite instalar apps de lojas não oficiais. 

  • Avaliação de outros usuários: caso um app possua várias avaliações positivas, é muito mais provável que seja autêntico. Confira a classificação do aplicativo e o que as pessoas estão comentando sobre ele antes de baixar. Evite instalar aplicativos com poucas avaliações ou com muitas avaliações negativas.

  • Permissões concedidas: ao baixar um app, sempre leia com atenção quais são os acessos que ele exige de você. Por exemplo, um aplicativo oficial da carteira de trabalho não precisaria ter acesso a suas fotos e contatos. Caso um app solicite permissões que não são compatíveis com os serviços que ele oferece, negue-as e fique atento, já que pode ser um malware disfarçado. 

  • Evite apps desnecessários: Procure não instalar apps desnecessários, como aqueles para limpar a memória do telefone ou ajudar na economia de bateria. Em muitos casos, essas funcionalidades estão disponíveis nas configurações nativas do seu próprio dispositivo. Muitos desses aplicativos podem ser não confiáveis ou até mesmo maliciosos. Pense duas vezes antes de instalá-los. Assim, você ganha um pouco mais de espaço na memória, além de diminuir os riscos de baixar um app falso! Por fim, tenha em mente que muitos sites de compra — e de outros setores — possuem uma experiência de uso muito semelhante à do aplicativo. Se você pode acessar os sites por meio do navegador e ter uma conexão segura garantida pelo protocolo HTTPS, será que vale mesmo a pena baixar o app?

Enfim, como saber se algum dos meus apps é falso?

A usabilidade e identidade visual de apps falsos tendem a entregar o golpe. Se, enquanto usa um app, você perceber que as cores estão diferentes do que esperava ou que as funcionalidades estão tendo algum problema, o melhor é desinstalá-lo. 

Após isso, procure a página oficial do aplicativo e procure pelo botão disponível para baixá-lo. Caso necessário, entre em contato com uma loja oficial de aplicativos para tirar a dúvida e baixar o app correto. 

Por fim, instalar um bom antivírus no seu dispositivo pode te poupar de muitos problemas,  já que ele poderá barrar um app malicioso antes que sejam causados maiores estragos. Mas tenha cuidado! Também existem muitos apps falsos disfarçados de antivírus por aí.

Produção: Equipe de Conteúdo da Perallis Security

Referências:

Aplicativos falsos crescem 225% no Brasil; saiba como se proteger | Tecnologia | iG

Como identificar e evitar aplicativos falsos (kaspersky.com.br)