Você está aqui: Página Inicial / Blog / Internet Banking: uma facilidade que pode se tornar uma ameaça

Internet Banking: uma facilidade que pode se tornar uma ameaça

O uso da internet para acessar serviços bancários no Brasil remonta à década de 90, quando as instituições passaram a empregar a web para oferecer maior facilidade aos seus clientes; porém, é crucial tomar alguns cuidados para não cair em fraudes.

Felizmente, para os mais jovens, deslocar-se até uma agência bancária para fazer uma transferência de valores ou pagar um boleto é uma atitude impensável. O internet banking — tal como o mobile banking, como é chamado o conceito quando aplicado em dispositivos móveis — já perpetuou na cultura dos brasileiros, permitindo que qualquer pessoa faça transações financeiras usando nada além do computador e um acesso à web. No desktop, basta usar seu navegador predileto; no celular, o aplicativo oficial da sua instituição.

A história do internet banking no Brasil remonta ao final da década de 90, logo após a derrubada da Política Nacional de Informática (PNI), que criou uma reserva de mercado e impediu a importação de tecnologia estrangeira, em prol daquelas desenvolvidas nacionalmente. Um dos primeiros sistemas bancários virtuais do nosso país, aliás, foi projetado por uma companhia 100% brasileira, embora hoje já seja comum a integração de algumas tecnologias estrangeiras.

Independentemente da nacionalidade, uma coisa é certa: o internet banking veio para ficar. De acordo com um levantamento feito pelo Banco Central (Bacen), em setembro de 2019, o uso do internet banking e do mobile banking cresceram, respectivamente, 4% e 17%, correspondendo a 76% do total de transações bancárias no país. Ao mesmo tempo, o número de terminais de autoatendimento (ATMs) diminuiu 3% nesse mesmo período, provando que até tais máquinas estão se tornando obsoletas.

Dicas de segurança

Mas é claro que nem tudo são flores. Com o advento do internet banking, os criminosos cibernéticos também passaram a mirar nesse setor, desenvolvendo malwares específicos para interceptar o acesso à sua conta bancária, seja para roubar dados sensíveis ou até mesmo realizar transações fraudulentas. Por mais que as instituições estejam em uma corrida constante para aprimorar a segurança de seus sistemas, implementando métodos adicionais de verificação de identidade, a “guerra” continua em pé.

Eis algumas dicas para você usar o internet banking com segurança:

1. Use senhas fortes: tal como qualquer outro serviço online, sempre aposte em credenciais que sejam difíceis de adivinhar, dificultando a ação de meliantes digitais, que empregam a técnica de força bruta. Adote também todo e qualquer recurso adicional de verificação de identidade que sua instituição ofereça, incluindo autenticação em dois fatores;

2. Use apenas máquinas confiáveis: sabemos que, às vezes, na pressa, a tentação de acessar nossas contas bancárias em smartphones e notebooks alheios é grande. Porém, evite tal postura — você nunca sabe se o gadget do seu amigo ou familiar está infectado com algum malware que possa roubar suas informações. Em certos casos, esse vírus pode até ter sido colocado ali intencionalmente;

3. Evite redes públicas: nada de usar o Wi-Fi da cafeteria para conferir seu saldo bancário. Pontos públicos de internet podem ser interceptados por criminosos para praticar aquilo que chamamos de man-in-the-middle (literalmente, “homem no meio”), no qual o meliante consegue “visualizar” os dados que você está trocando com o servidor da instituição bancária. Prefira usar sua rede móvel;

4. Não caia em phishing: contas atrasadas ou supostos tokens expirados são alguns dos principais motivos empregados pelos estelionatários para lhe convencer a clicar em um link enviado por  email e direcioná-lo para uma versão falsa do seu internet banking. Lembre-se: seu banco jamais lhe enviará um email com um link direto para realizar alguma ação, então ignore tais conteúdos.

E, é claro, certifique-se sempre de ter um bom antivírus instalado e de que todos os softwares de sua máquina estejam atualizados. Uma simples vulnerabilidade pode servir de porta de entrada para um malware bancário, então vale a pena reforçar esse ponto.

Produção: Equipe de Conteúdo Perallis Security