Você está aqui: Página Inicial / Blog / Golpe do Boleto Falso: como reconhecer e evitar

Golpe do Boleto Falso: como reconhecer e evitar

Golpes envolvendo boletos continuam fazendo muitas vítimas no Brasil; conheça as principais táticas usadas pelos cibercriminosos.

Falamos muito sobre os riscos dos métodos de pagamento mais modernos, como PIX e cartões por aproximação. Mas a verdade é que o bom e velho boleto ainda é um meio de pagamento amplamente usado no Brasil, e, justamente por isso, continua a ser alvo de golpistas e criminosos cibernéticos.

Neste artigo, você entenderá quais são os tipos de golpes aplicados via boleto, como eles funcionam e, claro, como se proteger. Vamos lá?

O que é o golpe do boleto falso?

A fraude do boleto pode ser aplicada através de várias estratégias. Algumas são mais fáceis de identificar e evitar; outras, porém, são um pouco mais sofisticadas e exigem certo nível de atenção e conhecimento. Não se preocupe, vamos explicar tudo que precisa saber para se manter seguro!

Os tipos de golpes

  • Golpe do e-mail falso: Uma das estratégias mais comuns usadas por golpistas para aplicar a fraude do boleto falso é enviar um e-mail genérico para a vítima se passando por uma empresa da qual ela é realmente cliente, como um serviço de streaming ou uma companhia elétrica. Ao se passar por uma dessas empresas e alegar que você tem uma fatura em aberto, o criminoso tenta te induzir a pagar o boleto sem questioná-lo. 
  • Golpe do e-mail interceptado: Esse golpe é um pouco mais sofisticado. Nesse caso, os criminosos conseguem acessar o e-mail da vítima — em geral, via vazamento de dados — e interceptam uma mensagem de cobrança legítima, que ela provavelmente já estava esperando. Eles apagam a mensagem original e, em seguida, criam um remetente extremamente parecido com o da empresa que enviou a cobrança. Então, enviam um novo e-mail, altamente verossímil, mantendo todos os detalhes da fatura original, mas com um código de barras falso.
  • Golpe da doação: Momentos de crise e situações que despertam a compaixão das pessoas também são muito usados por criminosos. Quando receber e-mails ou mensagens de WhatsApp pedindo uma doação com um boleto anexado, desconfie, redobre a atenção e procure mais informações online antes de tomar qualquer ação. 
  • Golpe do marketplace: Claro que o ambiente de lojas virtuais não ficaria livre desse tipo de fraude. Nesse caso, vendedores mal-intencionados enviam o boleto para os clientes por fora da plataforma de compra. Ao pagar esse boleto que não foi gerado pela própria plataforma de compra, a vítima perde o respaldo dessa instituição e tende a acabar sem o produto que queria e também sem o dinheiro.

Como saber se um boleto é falso ou verdadeiro?

Para responder a essa pergunta, precisamos considerar alguns elementos. Sempre que um boleto chegar, verifique os pontos abaixo para não cair no golpe do boleto e acabar no prejuízo.

  • Você estava esperando um boleto chegar?: Parece óbvio, mas não custa lembrar. Você estava mesmo esperando um boleto? Fez uma compra recente ou tinha uma cobrança prestes a chegar? Se a resposta for não, é um forte sinal de que o boleto em questão pode ser falso. É importante estar atento, também, para o recebimento de e-mails duplicados. Afinal, se o criminoso sabe que você é cliente de uma certa empresa e tentar aplicar um golpe, no mesmo mês, você provavelmente vai receber tanto a fatura verdadeira como a falsa. Então, se você perceber que chegaram duas cobranças no mesmo mês, esse é um sinal de que uma delas pode ser fraudulenta.
  • Por onde esse boleto chegou?: Sempre se certifique que a origem do boleto é confiável. Muitos golpistas enviam o boleto falso por e-mail, SMS ou WhatsApp em vez de usar canais oficiais, como o das lojas virtuais. Então, se você fez alguma compra online ou acessou um site de negociação, emita o boleto através do site oficial.
  • Os campos estão preenchidos corretamente?: Sempre que receber um boleto, esteja você o esperando ou não, leia tudo com atenção. Verifique dados como data de vencimento, CNPJ, emissor e pagador. Também confira se há erros de português no boleto: eles são sinais de uma possível fraude. 
  • Esse valor é verdadeiro?: Confira se o valor do documento está de acordo com o que você estava esperando. Em seguida, confira o número do boleto (aquela sequência numérica que fica abaixo do código de barras). Os últimos números do código indicam o valor que será pago. Por exemplo, se os últimos dígitos forem 00002050, o valor a ser pago é R$ 20,50. Se o valor indicado no código for diferente do valor indicado no campo “valor do documento”, entre em contato com o emissor.
  • O CNPJ está correto?: Copie o número do CNPJ do beneficiário indicado no boleto e cole em um mecanismo de busca da sua preferência. Então, verifique se esse é realmente o CNPJ da empresa a quem você precisa fazer um pagamento. Se a resposta for não, ignore o boleto e entre em contato com a empresa por meio de canais oficiais. 

Paguei um boleto falso! E agora?

Caso tenha caído na fraude do boleto falso, é preciso agir o mais rápido possível. Os boletos demoram até 3 dias úteis para serem processados, então, talvez seja possível bloquear o pagamento a tempo. Para isso, siga os passos abaixo:

  1. Comunique o seu banco;

  2. Comunique a empresa autêntica citada no boleto;

  3. Faça um boletim de ocorrência.

Caso o pagamento já tenha sido processado, não há uma garantia absoluta de que você receberá seu dinheiro de volta. Caso a empresa cujo nome foi utilizado no golpe não te ressarça, nem o seu banco, entre em contato com os órgãos de defesa do consumidor, como o Procon.

Produção: Equipe de Conteúdo da Perallis Security

Referências:

5 dicas para se proteger de um boleto falso | Educação Financeira - Serasa Ensina
Como saber se um boleto é falso? Veja 7 dicas para te ajudar - Nubank