Você está aqui: Página Inicial / Blog / Golpe da Declaração de Imposto de Renda: como evitar?

Golpe da Declaração de Imposto de Renda: como evitar?

A temporada de declaração de imposto é um período de ansiedade para muitos contribuintes; aprenda algumas dicas de segurança para se manter protegido e driblar fraudes.

A temporada de declaração de imposto é um período de ansiedade para muitos contribuintes. É quando boa parte de nós mergulha em números e formulários para cumprir nossa obrigação anual com o governo. 

Infelizmente, essa época é um banquete para os cibercriminosos! Eles não hesitam em se aproveitar da preocupação e da falta de informação para fisgar suas vítimas. 

Neste artigo, vamos conversar sobre o golpe da declaração de imposto e como você pode se proteger de possíveis fraudes. Vamos lá?

O Golpe da Declaração de Imposto: como funciona?

Os golpistas estão sempre à procura de oportunidades para criar golpes que sejam o mais realistas possível. No caso do golpe da declaração de imposto, alguns dos métodos mais usados são:

1. E-mails e mensagens de phishing: você pode receber um e-mail ou mensagem que parece ser da Receita Federal. Normalmente, o criminoso se passa por um agente federal e solicita informações pessoais, como número de documentos ou dados bancários. Ele pode alegar que precisa dessas informações para corrigir erros na sua declaração de imposto, para checar se sua declaração é obrigatória, e por aí vai.

2. Ligações fraudulentas: os golpistas podem ligar para você e se passar por agentes do governo. Assim como ocorre por e-mail, eles podem pedir informações pessoais alegando algum erro com sua declaração ou até mesmo afirmar que você pode sofrer penalidades caso não informe seus dados ou pague uma quantia para supostamente concluir a declaração.

3. Aplicativos e sites falsos: criminosos podem criar páginas ou aplicativos que simulam programas oficiais do governo, muitas vezes, com uma aparência quase idêntica. Ao acessar esses sites ou baixar os apps falsos, os criminosos podem capturar informações pessoais e financeiras ou contaminar o seu aparelho com malware.

4. Falsos contadores: alguns golpistas se passam por contadores e profissionais de finanças e oferecem seus serviços a preços baixos. Após você compartilhar seus dados e efetuar o pagamento, os golpistas desaparecem. A partir disso, eles podem usar seus dados para cometer novos crimes.

Como evitar o Golpe da Declaração de Imposto?

Felizmente, existem maneiras de se proteger contra esses golpes e garantir que sua declaração de imposto seja um processo seguro!

1. Mantenha-se informado: Busque saber mais sobre como funciona o processo de declaração de impostos e quais são os órgãos responsáveis. Assim, caso alguém tente te enganar com informações falsas, você perceberá que algo está errado.

2. Não forneça informações pessoais por telefone ou e-mail: a Receita Federal  não entra em contato com os contribuintes por e-mail ou telefone pedindo informações pessoais. Se você receber alguma ligação ou e-mail em que seus dados sejam solicitados, desconfie. Sempre confira a veracidade das informações em canais oficiais, como o site da Receita Federal ou o Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte).

3. Escolha profissionais confiáveis: Se você optar por usar um serviço terceirizado para a declaração de impostos, certifique-se de escolher uma empresa ou um profissional sério, já reconhecido por outros clientes. Não se esqueça de pesquisar a reputação dessa empresa ou desse profissional em mecanismos de busca.

4. Desconfie de ofertas muito boas para serem verdadeiras: Se uma oferta parece boa demais para ser verdade, é provável que seja uma armadilha. Desconfie de promessas de grandes reembolsos de impostos ou serviços de declaração de impostos extremamente baratos.

5.  Denuncie possíveis golpes: Se você suspeitar de um golpe, denuncie-o às autoridades. Isso pode ajudar a evitar que outras pessoas se tornem vítimas. Também denuncie perfis falsos ou anúncios suspeitos nas redes sociais.

Conclusão

O período de declaração de imposto, que já tende a ser estressante, pode se tornar um verdadeiro problema caso você seja vítima do cibercrime. A boa notícia é que, com conhecimento e precaução, você pode evitar fraudes! 

Produção: Equipe de Conteúdo da Perallis Security