Você está aqui: Página Inicial / Blog / Fotos em redes sociais: cuidado com o que você publica!

Fotos em redes sociais: cuidado com o que você publica!

Um simples registro de um momento feliz pode se transformar em munição para criminosos cibernéticos; é necessário cautela antes de realizar alguma postagem, verificando duas vezes se aquele conteúdo não possui informações sensíveis.

As redes sociais, desde o tempo do finado Orkut, são excelentes ferramentas para você se manter conectado com amigos e familiares, facilitando sua comunicação e compartilhando momentos importantes da sua vida. Ops… É justamente neste ato de compartilhar momentos importantes que reside um risco cibernético que, infelizmente, ainda passa despercebido por muitos internautas. Afinal, o tempo reservado para usar o Facebook, o Instagram e plataformas similares simboliza alguns minutos de descanso em nosso corrido cotidiano — é compreensível que os usuários se esqueçam de práticas de segurança.

Acontece que, por mais difícil que seja acreditar nisso, uma simples foto publicada em seu perfil pode servir de munição para um criminoso cibernético aplicar golpes contra você. Muitas vezes, compartilhamos mais informações do que devemos nas mídias sociais, e, com base na coleta, análise e estudo de tais informações, um meliante é capaz de descobrir vários detalhes sobre uma eventual vítima. Seus gostos pessoais, seus trajetos cotidianos, seu time de futebol favorito, aquele restaurante que visita semanalmente… Pare, pense e observe seu próprio perfil: o quanto você revela sobre você?

Isso, é claro, sem citar os trágicos episódios nos quais os pais acabam envolvendo membros da sua família ou amigos nessa furada. Uma simples foto de seus filhos com um uniforme escolar já revela em qual instituição eles estudam — algo perigoso para criminosos dispostos a cometer uma infração no mundo físico. Além disso, papéis e documentos que parecem inocentes podem revelar endereços, números de telefone, e-mails e outras informações que, caso compiladas, facilitam fraudes e golpes de falsidade ideológica. 

Facilitando clonagens

Mais do que revelar pequenos trechos de informações pessoais que possibilitam ao criminoso cibernético montar um verdadeiro “quebra-cabeças” sobre seu perfil, também é comum que internautas desatentos, sem pensar nos impactos dessa atitude e no calor do momento, publiquem fotos de ingressos recém-comprados para shows ou tickets de viagem. Entendemos que você esteja eufórico para ver aquela banda que tanto gosta ou para conhecer aquele destino exótico, mas sabia o quão fácil é clonar esses cartões de entrada ou embarque? Códigos QR, códigos de barras, outros detalhes… Tudo!

E, por favor, vamos nos lembrar da febre — que felizmente parece já ter passado, mas é sempre bom se prevenir — de tirar foto com aquele cartão de crédito badalado do momento só para se orgulhar de fazer parte de um grupo seleto. Saiba que o criminoso cibernético também vai fazer parte desse grupo seleto: copiando os dados numéricos de tal cartão e clonando-o na velocidade da luz. É preferível estrear seu cartão novo com uma compra legítima do que ter o limite estourado logo de primeira com uma compra fraudulenta, não é mesmo? 

Aprenda mais um hábito seguro!

No fim das contas, tudo se resume a uma palavra: atenção. Não é necessário ser paranoico ao extremo; o problema está em postar sem pensar. Por isso, antes de publicar alguma fotografia na rede social, pense nos seguintes pontos:

  • Esta foto revela, de alguma forma, alguma informação ou característica minha (ou de outra pessoa retratada nela) que eu não queira que se torne pública?

  • Esta foto revela, de alguma forma, alguma informação sobre mim e/ou meus hábitos, e/ou de pessoas que também aparecem nela, que podem ser usadas para atingir nossa integridade física?

  • Esta foto retrata, mesmo que de forma não-intencional, algum documento, post-it, relatório, anotações diversas e derivados que sejam sensíveis, especialmente a respeito do meu trabalho?

  • Esta foto retrata algum documento que possa ser clonado por outras pessoas ou contém informações que, se compiladas, simbolizam algum risco à minha privacidade?

A resposta foi “não” para todas as questões? Então vá em frente. Parece ser algo extenso a se fazer, mas, com o tempo, elas se tornarão perfeitamente naturais e você repassará essas perguntas na sua cabeça rapidamente sempre que for pressionar o botão “Publicar” de alguma rede social. Por isso, pratique e adquira mais esse hábito seguro — vai ser bom para você, seus amigos, sua família e sua empresa!

Produção: Equipe de Conteúdo da Perallis Security