Você está aqui: Página Inicial / Blog / Entenda por que você não deve usar o e-mail corporativo para fins pessoais

Entenda por que você não deve usar o e-mail corporativo para fins pessoais

Seja por pressa ou comodidade, muitos colaboradores usam o endereço profissional para fazer cadastros em sites não relacionados ao trabalho; entenda os problemas que essa prática pode causar.

Dá até certo orgulho: é o seu primeiro dia em um emprego novo e uma das primeiras providências adotadas pela empresa é criar um e-mail corporativo para você chamar de seu. Tudo parece lindo e maravilhoso… Até que você decide usar o endereço privilegiado para se cadastrar em uma newsletter. Depois, em uma rede social. Posteriormente, para fazer compras em uma loja virtual e assim por diante.

Infelizmente, essa é uma atitude comum entre muitos colaboradores. No entanto, saiba que usar o e-mail corporativo para qualquer outra finalidade que não seja estritamente profissional é um erro cabal que pode lhe custar muitos prejuízos. Em alguns casos, pode resultar até mesmo em uma rescisão de contrato por justa causa, caso a prática esteja expressamente proibida pela Política de Segurança da Informação da sua empresa.

É, pode até parecer que estamos exagerando, mas a postura aparentemente inocente de usar o e-mail profissional para fins pessoais pode representar sérias ameaças não só à segurança do empregador, mas também à do próprio colaborador!

Os riscos de usar o seu e-mail profissional para fins pessoais

  • Facilita o spear phishing: cadastrar e-mails corporativos em qualquer página web facilita a vida dos criminosos que efetuam campanhas de spear phishing, o famoso phishing direcionado. Usando uma ferramenta especializada, eles descobrem que você usou o e-mail profissional para se cadastrar em uma determinada plataforma. Com isso, é muito mais fácil criar uma mensagem fraudulenta mais realista, se passando, por exemplo, por esse serviço no qual você se registrou. Essa técnica, aliada à análise das suas redes sociais, são muito úteis para elaborar um golpe personalizado para atingir especificamente a sua empresa. 
  • Vazamento de dados: já pensou que aquela loja virtual na qual você se cadastrou pode ter o banco de dados invadido? Pois é, nesse caso, o seu endereço corporativo estaria ali no meio das informações roubadas. Com isso, os cibercriminosos já tem “meio caminho andado” para usar o endereço em ataques de força bruta e acabar conseguindo acesso não só ao seu e-mail profissional, mas também a outras plataformas que você usa para o trabalho, caso as credenciais sejam as mesmas.
  • Spam: espalhar seu endereço de e-mail corporativo pela web é a maneira mais fácil de inundar sua caixa de entrada com mensagens desnecessárias e não solicitadas. Quanto mais spam no seu e-mail, mais nublada se torna a sua visão para identificar mensagens importantes e, claro, os tão temidos phishings.

Você também pode se dar mal!

Se nada disso foi o suficiente para lhe convencer a separar a vida profissional e a pessoal, vale lembrar que usar o e-mail corporativo para fins não relacionados ao trabalho também coloca a sua própria privacidade em risco. 

Afinal, muitas corporações possuem políticas de monitorar o que entra e sai do e-mail corporativo dos colaboradores, para garantir que ele esteja sendo usado adequadamente — o que é perfeitamente legal, desde que o colaborador seja avisado previamente a respeito dessa prática.

Por fim, tenha em mente, também, que caso você seja desligado da empresa, perderá acesso ao e-mail corporativo e, consequentemente, a todas as contas que você criou usando o endereço profissional. 

Viu só? No fim das contas, a prática gera mais malefícios do que benefícios para todos. Então, a partir de agora, procure pensar duas vezes antes de usar e-mail da empresa para fins pessoais.

Produção: Equipe de Conteúdo da Perallis Security