Você está aqui: Página Inicial / Blog / Desenvolvimento seguro: o que é e por que é importante?

Desenvolvimento seguro: o que é e por que é importante?

Pensar em segurança da informação, logo nos primórdios de um projeto, pode fazer toda a diferença na hora de garantir que seus sistemas e aplicativos tenham menos falhas que possam resultar na exposição indevida de informações pessoais.

Existem vários motivos para que uma empresa seja vítima de um vazamento de dados nos tempos atuais. Talvez ela tenha sido infectada por malwares que se disseminaram através da engenharia artificial. Talvez a culpa seja de uma configuração errônea em um servidor na nuvem. Porém, grande parte dos incidentes desse tipo continua acontecendo por um motivo muito, muito simples: a falta de cuidado dos desenvolvedores durante a produção de seus aplicativos e sistemas web.

Você já ouviu falar do conceito de desenvolvimento seguro? Trata-se de uma estratégia que está cada vez mais ganhando tração e se transformando em um padrão dentro de empresas que trabalham com desenvolvimento de softwares. O desenvolvimento seguro nada mais é do que um conjunto de práticas, processos e ferramentas que visam criar um produto que seja seguro desde o princípio, levando em conta preocupações com segurança cibernética e adotando a clássica estratégia de “é melhor prevenir do que remediar”.

Historicamente falando, a segurança da informação é uma prática reativa, e não proativa. Apps e sistemas são construídos, geralmente, da forma mais ágil possível e sem cuidado algum com eventuais existências de bugs, que são tratados posteriormente quando alguém os encontra. Trata-se de uma estratégia ineficaz nos tempos atuais e que pode resultar em incidentes de exposição cibernética um tanto prejudiciais para os cofres e para a imagem da empresa em questão.


Privacy-first

Historicamente falando, o desenvolvimento de software e apps não respeitava normas de segurança cibernética. Pela ânsia de colocar logo um produto no mercado (muitas vezes por pressão da gerência) com todos os recursos possíveis, os programadores acabam cometendo erros que passam despercebidos, mas que, no futuro, podem se transformar em portas de entrada para criminosos cibernéticos.

Existem diversas vulnerabilidades possíveis em um app ou sistema web: autenticações insuficientes, falta de criptografia, parâmetros que permitam injeção de códigos maliciosos, má configuração de servidores web e assim por diante. Geralmente, após o desenvolvimento, esse tipo de problema só costuma ser identificado quando um ator externo (malicioso, como criminosos, ou benigno, como ethical hackers) encontra uma vulnerabilidade.

Daí surgem ainda mais dores de cabeça. Às vezes chega a ser necessário tirar o produto do ar para realizar os devidos consertos, além de lidar com eventuais agentes maliciosos que possivelmente já se aproveitaram da brecha para espionar seus usuários. Em tempos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), este é um risco que você definitivamente não pode se dar ao luxo de correr.


Ciclo contínuo

Como dissemos anteriormente, idealmente, o desenvolvimento seguro nada mais é do que uma série de processos que devem ser adotados ao longo do ciclo de desenvolvimento de um projeto, sempre levando segurança e privacidade como as prioridades. Antes de mais nada, temos a etapa da Governança, onde são levantados os requisitos e necessidades de proteção de dados em relação à natureza do app ou sistema que será criado.

É na etapa de construção em que, de acordo com o design do produto final, a equipe precisa “prever” quais riscos são suscetíveis e escrever algumas defesas antecipadamente. Na etapa da codificação, o importante é manter um cronograma rígido de testes, fazendo auditorias e observando, nos primeiros instantes, se programa pode ser vítima de um algum tipo de ataque.

Por fim, na fase de testes são efetuadas análises mais aprofundadas, como um exame do app ou sistema final com a ajuda de um red team, que tentará explorá-lo sob a mesma ótica de um criminoso cibernético. Já a etapa da operação, é previsto que o produto já esteja disponível no mercado e orientadas avaliação e atualização contínuas, para garantir que a adição de mais funcionalidades não crie gargalos e que novas brechas não surjam.

Em suma, desenvolvimento seguro é o mindset de pensar em segurança e privacidade nos primórdios de um projeto de desenvolvimento, embutindo defesas dentro do código fonte e não apenas implementando soluções de segurança quando o produto estiver pronto. Trata-se de uma estratégia essencial para reduzir a incidência de ataques cibernéticos e garantir a privacidade de seus usuários.


Produção: Equipe de Conteúdo Perallis Security