Você está aqui: Página Inicial / Blog / Catfishing: como reconhecer e evitar os golpes de perfis fakes

Catfishing: como reconhecer e evitar os golpes de perfis fakes

Catfishing é o termo usado para descrever um golpe no qual uma pessoa se passa por outra na internet, geralmente fingindo interesse em estabelecer um relacionamento amoroso; mais de 20 milhões de brasileiros já foram vítimas.

Há muitas formas pelas quais os cibercriminosos podem aplicar golpes. Uma delas é através do catfishing, um termo em inglês usado para descrever uma pessoa que se passa por outra. Essa prática é comum em sites de relacionamento e redes sociais, e pode afetar suas vítimas de inúmeras maneiras, tanto emocional quanto financeiramente.

Segundo uma pesquisa realizada pela empresa de segurança digital PSafe, mais de 20 milhões de brasileiros já foram vítimas de algum golpe “amoroso” de catfishing na internet.

Como funciona o catfishing

No catfishing, criminosos criam perfis falsos usando o nome, fotos e informações pessoais inventadas ou “roubadas” de outros indivíduos. Com isso, tentam se aproximar das vítimas para enganá-las e, em geral, extorqui-las. Esses perfis podem estar em qualquer lugar no meio virtual, desde redes sociais a aplicativos de paquera. 

As estratégias dos golpistas

Na maioria das vezes, os catfishers criam um vínculo emocional com a vítima para aplicar os golpes. Eles atraem a atenção e conquistam a pessoa do outro lado da tela prometendo encontros, presentes e um futuro maravilhoso. Quando a vítima baixa a guarda, os criminosos atacam. Algumas das ameaças mais comuns são:

Motivos falsos para pedir dinheiro

Os golpistas criam situações fictícias que causam empatia, como uma doença ou uma necessidade urgente. Com isso, induzem a vítima já conquistada a fazer transferências e depósitos.

Chantagem

Os golpistas podem acumular informações e documentos pessoais da vítima e, então, pedir dinheiro em troca de não torná-los públicos. Esses dados podem ser desde o endereço e conta bancária até fotos e vídeos íntimos.

Chuva de malware

Catfishers podem instalar certos tipos de vírus nos aparelhos da vítima, como spyware e ransomware. Com o spyware, eles conseguem monitorar atividades online da vítima, podendo acessar inclusive a câmera e o microfone do dispositivo. Em alguns casos, é possível até mesmo acessar as contas bancárias da vítima. Com ransomware, eles conseguem criptografar arquivos e bloquear o acesso ao aparelho, exigindo o pagamento de um resgate. 

Os riscos financeiros e psicológicos do catfishing

Os golpes de catfishing podem causar inúmeros danos financeiros e psicológicos às vítimas. 

Os danos materiais podem ir desde pequenos pagamentos, feitos como se fossem “empréstimos”, até o roubo de grandes quantias por meio de acesso aos dados bancários.

Os danos psicológicos acontecem por conta do vínculo emocional criado entre o golpista e vítima, que se sente traída por alguém em quem confiava.

Como reconhecer golpes de catfishing

Existe uma série de sinais que podem te ajudar a reconhecer um possível golpe de catfishing:

Recusa à chamadas de vídeo e encontros presenciais

Se você conversar com alguém que está sempre inventando desculpas para não mostrar o rosto e, às vezes, até a voz, tome cuidado. Quem usa um perfil fake não topará fazer ligações de vídeo nem encontros presenciais para não revelar sua identidade real.

O assunto sempre envolve dinheiro

Muitos catfishers vão começar a falar em dinheiro eventualmente. Independentemente da história contada, nunca forneça informações bancárias ou transfira qualquer valor para essas pessoas. Se a resposta for agressiva, o sinal fica ainda mais claro.

Fuga dos questionamentos

Muitas vezes, os catfishers se contradizem em suas histórias. Quando são confrontados sobre as inconsistências, param de responder e fogem do assunto. 

Insistência em usar um programa específico

Muitos catfishers instalam malware para espionar as vítimas e qualquer software suspeito pode servir para essa finalidade. Por isso, insistem em realizar chamadas de vídeo por softwares que permitam esse objetivo.

Como evitar golpes de catfishing

  1. Quando conhecer alguém online, verifique se a pessoa tem perfis em redes sociais. Isso já permite ter uma base para saber se você está falando com alguém que usa uma identidade real.

  2. Use buscadores de imagens para checar se essas fotos estão em outras plataformas e se realmente pertencem à pessoa com quem você está conversando.

  3. Sempre peça para fazer uma ligação ou uma chamada, preferencialmente por vídeo. Se a pessoa recusar insistentemente, desconfie. O catfisher sempre evitará ao máximo uma situação como essa, pois deseja esconder suas mentiras.

  4. Jamais faça transferências ou forneça dados bancários, por mais comovente que seja a história contada.

Produção: Equipe de Conteúdo da Perallis Security

Referências: 

Catfishing: Entenda o que é e como se proteger do golpe - Estetika Digital
Catfish: o que é e como se proteger | NordVPN