Você está aqui: Página Inicial / Blog / Cartões de crédito virtuais: como funcionam e por que são mais seguros

Cartões de crédito virtuais: como funcionam e por que são mais seguros

Não quer correr o risco de ter seus dados bancários roubados ou clonados por cibercriminosos enquanto faz compras online? Uma excelente estratégia é apostar nos cartões virtuais, que são descartáveis e altamente customizáveis.

Quando falamos em compras online, não há dúvidas de que existem muitos medos em relação a esse processo — e um dos mais comuns é ter seu cartão de crédito (ou de débito) clonado em um golpe virtual. Afinal, com a ascensão do comércio eletrônico, os criminosos cibernéticos estão cada vez mais empenhados em fraudar internautas desavisados. Você pode acabar se deparando com uma loja falsa, que simula com perfeição o site de um varejista famoso, ou simplesmente ser vítima de um vazamento de dados.

Imagine só: após pesquisar muito sobre aquele produto desejado, você o encontra à venda em uma loja online que lhe transmite confiança. Você efetua a compra usando seu cartão de crédito e, poucos minutos depois, diversas transações aleatórias começam a surgir como notificações do app do seu banco — é só aí que você percebe que caiu em uma armadilha. Às vezes é até possível contestar as transações fraudulentas com o seu banco, mas, mesmo se tiver sucesso, o processo não será nada fácil.

O que muitas pessoas não sabem é que a maioria das instituições financeiras já oferecem um recurso muito útil para garantir um maior nível de segurança na hora de fazer compras online. Estamos falando dos cartões virtuais, projetados exclusivamente para aquisições em lojas digitais e que podem ser gerados e excluídos a qualquer momento. Trata-se de uma forma muito mais prática, rápida e flexível de fazer compras e, com certeza, a melhor alternativa em termos de segurança.

Afinal, como eles funcionam?

É muito simples. Após abrir uma conta bancária, você naturalmente receberá em sua residência o cartão físico, que é e sempre será o seu principal cartão (sendo usado também para efetuar saques e fazer compras fisicamente em maquininhas de qualquer estabelecimento comercial). Porém, através do app do seu banco, você também poderá criar um cartão virtual, que só poderá ser usado para compras online. Esse cartão não possui uma representação física, tendo apenas número, data de expiração e código verificador.

A maioria dos cartões virtuais emitidos hoje em dia podem ser customizados e excluídos de acordo com as necessidades do usuário e. Digamos que você deseja “pagar para ver” e realizar uma compra no valor de R$399 em uma loja virtual que não transmite muita confiança. Basta gerar um cartão virtual específico para essa transação, definir seu limite para exatos R$399 e, logo em seguida, apagá-lo da sua conta para impedir qualquer uso malicioso. Em alguns bancos, você pode criar e apagar quantos cartões virtuais quiser!

Não interessa se a loja é fraudulenta ou se aquele cartão acabar sendo exposto posteriormente em um vazamento de dados: ele não terá mais utilidade alguma para o criminoso cibernético, já que seu limite de gastos já foi atingido ou ele se tornou inválido. É justamente por essa flexibilidade que os cartões virtuais são perfeitos especificamente para compras online.

Cuidados que você deve tomar

Como dissemos anteriormente, embora possam ser considerados uma “novidade”, os cartões virtuais já são oferecidos pela maioria das instituições financeiras, tanto as tradicionais (grandes bancos) quanto fintechs (cujas operações são 100% online). E, embora seu uso seja muito simples, é importante ressaltar que a segurança ainda depende dos bons hábitos do usuário final, que precisa se lembrar de sempre excluir um cartão virtual após concluir as compras para as quais ele foi criado.

De nada adianta gerar um cartão virtual e mantê-lo ali de forma indefinida, utilizando-o em várias lojas digitais e não estabelecendo limites de valores para as transações. Aproveite que tal recurso é oferecido gratuitamente e não tenha dó de “queimar” cartões virtuais para uma única compra online, descartando-o logo em seguida.

Produção: Equipe de Conteúdo da Perallis Security