Você está aqui: Página Inicial / Blog / Autenticação em dois fatores: o que é e por que é importante

Autenticação em dois fatores: o que é e por que é importante

O uso de softwares cada dia mais avançados automatizou e facilitou a descoberta de senhas pelos criminosos; ativar a autenticação em dois fatores é a maneira mais eficaz de se proteger.

A autenticação em dois fatores nada mais é que uma etapa de verificação extra no momento do login para garantir que o usuário que está tentando acessar uma conta é realmente o responsável por ela. Dessa forma, mesmo que um internauta tenha alguma de suas senhas descoberta, uma segunda combinação será solicitada caso alguém tente invadir as suas redes. 

Plataformas e aplicativos mais seguros contam com o recurso de autenticação em dois fatores. Diversas redes sociais e plataformas de e-mail utilizam dessa funcionalidade para garantir maior proteção aos dados de seus usuários. A chamada “camada extra” de proteção pode assumir a forma de SMS, tokens, e-mails e até mesmo biometria. 

Como funciona? 

Na maior parte dos casos, a autenticação em dois fatores implica na geração de uma sequência numérica que, geralmente, é enviada por SMS. 

Após a inserção do login e senha corretos em uma determinada aplicação, o sistema encaminhará o código de verificação ao usuário, que deverá digitar os números de maneira correta para que o sistema libere o acesso à sua conta. 

É importante ressaltar que esse código é gerado no momento do login. Logo, ele é diferente e único para cada operação.

Por que é importante? 

A inclusão de novos hábitos online durante a pandemia promoveu maior circulação de dados e, consequentemente, de ataques no meio virtual. 

Esse é o caso do phishing, artimanha em que criminosos disparam mensagens fraudulentas que estimulam as vítimas a clicarem em links, baixar arquivos ou informar seus dados. Dessa forma, os bandidos conseguem se apossar, majoritariamente, das informações pessoais e dos dados bancários das pessoas lesadas.

Além disso, com o passar dos anos e aumento dos recursos tecnológicos, softwares de descoberta de senhas cada vez mais avançados têm sido usados por cibercriminosos.

Com a autenticação em dois fatores, ainda que você seja vítima de um golpe como esses, o acesso à sua conta dependerá de uma segunda combinação.

Devo ativar a autenticação em quais contas?

O ideal é utilizar essa camada extra de segurança em todos os serviços possíveis. Se precisar priorizar algum deles, comece pelos apps bancários, aplicativos em que seu cartão está cadastrado e seu e-mail pessoal. 

Por que é importante ativar a autenticação em dois fatores no e-mail pessoal?

Faça a soma: quantos dos seus apps de delivery, streamings e outros serviços estão conectados ao seu e-mail pessoal? Pois é. Quando criminosos conseguem acessar nosso e-mail, acabam ganhando acesso também a uma série de outros serviços. Por isso, é essencial proteger essa conta.

Conclusão

Antes da implementação do segundo sistema de autenticação, logins e senhas eram suficientes para que bandidos roubassem dados online. Plataformas que oferecem o sistema de autenticação em duas etapas tendem a ser meios virtuais mais seguros porque fornecem uma vinculação do primeiro acesso ao segundo, garantindo que aqueles que erram o código gerado pelo recurso não tenham admissão à conta online. 

Produção: Equipe de Conteúdo da Perallis Security

Referências: 

Autenticação de dois fatores: o que é e para que serve o recurso | Segurança | TechTudo

O que é a autenticação de dois fatores e como usá-la? | Blog oficial da Kaspersky